Este chocolate brilha como um arco-íris (e é 100% comestível)

Um chocolate que reflete as cores do arco-íris pode ser uma ideia saída de um dos nossos melhores sonhos mas, com uma ajudinha da Física, acabou de se tornar uma realidade.

De acordo com o jornal New York Times, a ideia partiu de Samy Kamkar, fundador da empresa de segurança na Internet Openpath, mas que tem também como hobby fazer experiências com comida.

Depois de dois meses de tentativas, o norte-americano conseguiu: um chocolate, 100% comestível, que brilha como um arco-íris. “Qualquer um pode fazê-lo em casa. Não há revestimento. Não há um ingrediente especial. É a textura da superfície do próprio chocolate que o está a produzir”, explicou.

Segundo o site IFLScience, o primeiro passo foi temperar o chocolate. Ao derretê-lo e arrefecê-lo, os cristais podem decompor-se e, depois, transformá-los em estruturas que otimizam a sua suavidade e o seu brilho.

De seguida, Kamkar colocou o chocolate numa câmara de vácuo para impedir a formação de bolhas de ar (embora ele explique que este poderá não ter sido um passo crucial).

É aqui que entra a Física. O investigador cortou a laser um molde 3D em forma de cogumelo que, na sua base, tinha um padrão microscópico de onda dente de serra, que ficou impresso na superfície do chocolate quando este foi deitado lá dentro.

Tal como explica o jornal norte-americano, o princípio por detrás desta ‘magia’ é a chamada difração, isto é, quando a luz interage com uma superfície e é atraída ou separada. É similar à refração, que ocorre quando a luz branca é quebrada num arco-íris através de um prisma.

Num objeto com muitas linhas e arestas uniformes, tal como este chocolate, a luz difratada torna-se a luz dominante que vemos, criando iridescência. É este mesmo processo que cria os ‘arco-íris’ na superfície de um CD.

De acordo com o NYT, Kamkar não é a única pessoa que teve esta ideia. Há mais de dois anos que cientistas suíços estão a trabalhar para criar um chocolate iridescente que possa ser colocado no mercado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …