Chineses clonam super-vacas leiteiras

Um grupo de investigadores chineses clonou com sucesso vacas que produzem grandes quantidades de leite.

Segundo avançou o Global Times, os vitelos clonados nasceram na região de Ningxia, no noroeste da China, fruto de um trabalho da Universidade Noroeste de Ciência e Tecnologia Agrícola e Florestal.

Os bezerros foram clonados a partir de super-vacas que têm a capacidade de produzir uma quantidade invulgarmente grande de leite. Essas super-vacas criadas através de um processo de criação seletiva podem produzir até 18 mil litros de leite por ano e 100 mil litros durante a sua vida útil.

Em comparação, uma vaca normal no Reino Unido produz 8206 litros de leite num ano, de acordo com o Departamento do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.

Apenas cinco em cada 10 mil raças bovinas comuns na China podem produzir tanto leite como uma super-vaca, informaram os investigadores ao Global Times.

O líder do projeto, Jin Yaping, disse que a sua equipa clonou as super-vasas para ajudar a reforçar a produção local de leite.

Os investigadores utilizaram tecido das orelhas das vacas para criar um lote inicial de 120 embriões clonados – 42% dos quais foram implantados com sucesso em vacas substitutas e 17,5% permaneceram férteis após 200 dias.

“Planeamos levar dois a três anos para formar um efetivo composto por mais de mil super-vacas”, referiu Jin Yaping ao mesmo jornal.

Apesar de ser o terceiro maior produtor mundial de leite, a produção da China satisfaz apenas cerca de 70% das suas necessidades internas. O país tem vindo a depender fortemente da importação de gado da Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.