Chinês reúne-se com o filho sequestrado há 24 anos

Um chinês se reuniu na terça-feira com o filho, 24 anos após este ter sido sequestrado por traficantes de seres humanos na frente da sua casa, em Shandong, em 1997, quando tinha dois anos de idade.

Segundo relatou na terça-feira o Guardian, Guo Gangtang passou 24 anos a cruzar o país, viajando mais de 480 mil quilómetros numa motocicleta, com dois ‘banners’ onde estavam expostas imagens do seu filho, Guo Xinzhen.

Em 2015, a história da busca de Guo pelo filho inspirou o filme “Lost and Love”, protagonizado pelo ator Andy Lau. Na terça-feira, este revelou que se sentia “extremamente feliz e inspirado” ao saber do reencontro, enquanto apelava à população para apoiar a campanha do governo contra o tráfico humano.

Milhares de crianças chinesas são sequestradas todos os anos. De acordo com as autoridades, devido às novas tecnologias, tem crescido o número de resgates. Na semana passada, uma mãe de Guangzhou conheceu o filho 26 anos após este ser sequestrado numa estação ferroviária.

Durante a jornada para encontrar o filho, Guo viajou por mais de 20 províncias chinesas, quebrou vários ossos em acidentes de trânsito e danificou 10 motocicletas. A sua perseverança atraiu a atenção da media. Em 2012, ajudou a criar um site que auxilia outras famílias chinesas a procurar os filhos desaparecidos.

O Ministério da Segurança Pública da China informou que a sua força policial ajudou a rastrear a identidade de Xinzhen através de testes de ADN, indicando igualmente que detiveram duas pessoas suspeitas de o sequestrar.

A media local relatou que Xinzhen foi sequestrado enquanto brincava sozinho, em frente à sua casa, por uma mulher identificada apenas com o apelido Tang. Ela e o namorado venderam imediatamente a criança para uma família na província vizinha de Henan, onde Xinzhen ainda morava quando foi encontrado pela polícia. O jovem de 26 anos é professor.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.