Turista chinês ficou sem a carteira e acabou num centro para refugiados

O turista, de nacionalidade chinesa, tentou reportar às autoridades o facto de lhe terem roubado a carteira mas acabou por preencher por engano um pedido de asilo.

O homem de 31 anos, que se encontrava a viajar pela Alemanha, foi assaltado e ficou sem a carteira na cidade de Heidelberg, escreve o The Guardian.

Conhecido como Mr. L, o turista chinês dirigiu-se à câmara municipal, pensando tratar-se de uma esquadra, para reportar o assalto e foi aí que tudo se complicou.

Segundo conta o jornal britânico, o homem só falava mandarim, o que terá provocado a falha de comunicação com os funcionários que o fizeram preencher um pedido de asilo.

O turista foi então levado para um centro de refugiados em Dülmen, situado a 360 quilómetros, onde passou quase duas semanas a comer o que lhe davam e a receber uma espécie de pensão.

“Passou 12 dias preso na nossa selva burocrática simplesmente porque não conseguíamos comunicar. Fazia o que nós lhe dizíamos”, contou Christoph Schlütermann, responsável pelo centro.

“A Alemanha é infelizmente um país extremamente burocrático. Especialmente agora com a crise dos refugiados”, lamentou.

O homem chegou a fornecer as suas impressões digitais e deixou que lhe fizessem exames médicos.

Mas terá chamado a atenção pelo facto de estar muito bem vestido, comparado com os restantes requerentes de asilo, e por estar agir de forma muito diferente.

“Estava sempre a tentar falar com as pessoas para contar a sua história mas ninguém conseguia entendê-lo. Também queria o passaporte de volta, que é exatamente o contrário do que a maioria dos refugiados faz”, explica Schlütermann.

Com a ajuda de uma aplicação de tradução e com o auxílio de um restaurante chinês, o responsável conseguiu perceber que o turista não queria um pedido de asilo mas sim viajar para França ou Itália.

“Foi um momento extraordinário para todos nós. Mas ele admitiu que a Europa não era o que tinha imaginado”, disse Schlütermann, acrescentando que o turista estava feliz por partir mas não parecia chateado.

O que, tal como afirma o responsável do local, seria totalmente compreensível, já que passou “12 dias a dormir num saco-cama num centro para refugiados”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Deutch way of life.. Será que o homem como era asiático era da Coreia do Norte, para pedir asilo…na alemanha ñinguém fala chinês….
    Ai se fosse em Portugal, o que estes europeus do norte não diriam… eu até cheguei a pensar que a burocracia era sinal do Sul da Europa

  2. Se fosse em Portugal a policia levava-o de imediato à loja do chinês e tinha resolvido a questão em 15 minutos…

    Mas isso… Só num país superior, como o nosso!

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …