China vai construir a maior central do mundo para transformar lixo em energia

A maior central de conversão de lixo em energia do mundo começará a ser construída até ao fim de 2016, na cidade de Shenzen, na China. O empreendimento, cuja inauguração está prevista para 2020, terá capacidade de incinerar cinco mil toneladas de resíduos em apenas um dia.

As empresas responsáveis pelo projeto são a Gottlieb Paludan e a Schmidt Hammer Lassen, ambas dinamarquesas, que venceram uma competição que selecionava o melhor modelo para a central.

As companhias pretendem fazer do projeto uma referência mundial na produção de energia a partir do lixo, tanto no uso de tecnologia inovadora, quanto para ser exemplo de produção energética mais sustentável, já que a China costuma sofrer com as altas taxas de poluição pele queima de combustível fóssil em carros e em geração de energia.

A central será construída numa região montanhosa da cidade chinesa.

O teto da central possuirá um formato circular de 66 mil m² e terá mais da metade (44 mil m²) da sua extensão coberta por painéis fotovoltaicos para gerar energia, o suficiente para mantê-la em funcionamento. Caso os painéis gerem mais energia do que as necessidades internas, o excedente será destinado à cidade.

Estrutura circular

A estrutura circular irá abrigar todas as partes do processo de tratamento do lixo num único prédio. A mudança em relação à estrutura retangular tradicional, na qual os setores ficam distantes uns dos outros, visa reduzir o impacto ambiental e os trabalhos de escavação da região, afirmaram os arquitetos da Gottlieb Paludan.

A central também será aberta para visitas do público. Assim, os cidadãos poderão conhecer os processos de produção de energia e também ser alertados sobre a necessidade de redução da produção diária de lixo.

Negócio da China

A China é o país mais populoso do mundo e tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e seguida pelo Japão. Além disso, também tem características marcantes em relação ao seu potencial energético.

Em 2010, a China consumia cerca de 14% de toda energia do mundo e possuía uma das maiores reservas de carvão (uma das mais poluidoras fontes de energia), sendo responsável por 70% da distribuição global.

Segundo o Banco Mundial, a nação abrigava 20 das 30 cidades mais poluidoras do planeta.

Para tentar mudar essa imagem, a China vem investindo em formas alternativas de energia. Em 2009, foi feita uma aplicação de 35 mil milhões de dólares nesse setor – superando mesmo os Estados Unidos.

Com esse investimento, o país passou a utilizar, nesse mesmo ano, 9% de toda a sua energia em processos limpos, e pretendem alcançar a faixa dos 15% até 2020 (ano de conclusão da central de Shenzen).

EcoDesenvolvimento

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gerar energia queimando lixo?? para que servem aquelas duas chaminés?? CO2??sustentável?? não gozem comigo… rsss… chineses

RESPONDER

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …