China vai construir a maior central do mundo para transformar lixo em energia

A maior central de conversão de lixo em energia do mundo começará a ser construída até ao fim de 2016, na cidade de Shenzen, na China. O empreendimento, cuja inauguração está prevista para 2020, terá capacidade de incinerar cinco mil toneladas de resíduos em apenas um dia.

As empresas responsáveis pelo projeto são a Gottlieb Paludan e a Schmidt Hammer Lassen, ambas dinamarquesas, que venceram uma competição que selecionava o melhor modelo para a central.

As companhias pretendem fazer do projeto uma referência mundial na produção de energia a partir do lixo, tanto no uso de tecnologia inovadora, quanto para ser exemplo de produção energética mais sustentável, já que a China costuma sofrer com as altas taxas de poluição pele queima de combustível fóssil em carros e em geração de energia.

A central será construída numa região montanhosa da cidade chinesa.

O teto da central possuirá um formato circular de 66 mil m² e terá mais da metade (44 mil m²) da sua extensão coberta por painéis fotovoltaicos para gerar energia, o suficiente para mantê-la em funcionamento. Caso os painéis gerem mais energia do que as necessidades internas, o excedente será destinado à cidade.

Estrutura circular

A estrutura circular irá abrigar todas as partes do processo de tratamento do lixo num único prédio. A mudança em relação à estrutura retangular tradicional, na qual os setores ficam distantes uns dos outros, visa reduzir o impacto ambiental e os trabalhos de escavação da região, afirmaram os arquitetos da Gottlieb Paludan.

A central também será aberta para visitas do público. Assim, os cidadãos poderão conhecer os processos de produção de energia e também ser alertados sobre a necessidade de redução da produção diária de lixo.

Negócio da China

A China é o país mais populoso do mundo e tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e seguida pelo Japão. Além disso, também tem características marcantes em relação ao seu potencial energético.

Em 2010, a China consumia cerca de 14% de toda energia do mundo e possuía uma das maiores reservas de carvão (uma das mais poluidoras fontes de energia), sendo responsável por 70% da distribuição global.

Segundo o Banco Mundial, a nação abrigava 20 das 30 cidades mais poluidoras do planeta.

Para tentar mudar essa imagem, a China vem investindo em formas alternativas de energia. Em 2009, foi feita uma aplicação de 35 mil milhões de dólares nesse setor – superando mesmo os Estados Unidos.

Com esse investimento, o país passou a utilizar, nesse mesmo ano, 9% de toda a sua energia em processos limpos, e pretendem alcançar a faixa dos 15% até 2020 (ano de conclusão da central de Shenzen).

EcoDesenvolvimento

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Gerar energia queimando lixo?? para que servem aquelas duas chaminés?? CO2??sustentável?? não gozem comigo… rsss… chineses

RESPONDER

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …