China vai construir aeroporto na Antártida

Timo Palo / Wikimedia

Xue Long, o quebra-gelo chinês Snow Dragon

Xue Long, o quebra-gelo chinês Snow Dragon

A China vai construir um aeroporto na Antártida para fazer avançar os seus projectos de investigação científica e de prospecção geológica.

Segundo o Global Times, o plano prevê que o futuro aeroporto fique situado perto da segunda estação de investigação chinesa na Antártida, Zhongshan, situada na parte oriental do continente.

Por enquanto ainda não foram definidos o cumprimento da pista e a capacidade de escoamento do aeroporto.

Durante uma expedição em abril deste ano, exploradores polares chineses instalaram a quarta estação científica do país, Taishan.

A estação encontra-se a 2,6 km acima do nível do mar e fica situada entre as estações de Zhongshan e Kunlun.

Os cientistas também já escolheram o local para a construção da quinta estação polar chinesa.

Segundo a RVR, a China realiza investigações na Antártida desde 1984.

Actualmente, a China usa para as suas expedições polares o quebra-gelos Xue Long, o único no país, que foi notícia o ano passado pela falhada operação de resgate de cientistas russos encalhados no Oceano Antártico.

O queba-gelos parte esta quinta-feira para a Antártida com uma equipa de engenheiros cuja missão é avaliar a viabilidade de construção do aeroporto no local escolhido.

A China não tem ainda qualquer base aérea na Antártida, estando dependente de transporte marítimo para fazer chegar pessoas e equipamentos ao pólo Sul.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …