O primeiro sistema público de transporte rápido sem motorista do mundo foi testado com sucesso na cidade chinesa de Zhuzhou, na província de Hunan, informou nesta terça-feira a agência oficial de notícias Xinhua.
Com capacidade para transportar até 300 passageiros, o veículo de três vagões, uma mistura entre autocarro e elétrico mede 32 metros de comprimento, pode atingir a velocidade máxima de 70 quilómetros por hora e está equipado com sensores para ler as dimensões de uma estrada.
No teste, o veículo levou os passageiros ao longo de pistas virtuais nas ruas de Zhuzhou durante 24 horas e um percurso de três quilómetros.
O sistema e o veículo foram desenvolvidos pelo braço de pesquisas da CRRC Zhuzhou Locomotive, empresa que produz peças para a ferrovia de alta velocidade da China.
“Operando em pistas virtuais através de sensores montados no veículo, o comboio pode ajustar a tração, frenagem e indicações às ordens do sistema central“, disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC Zhuzhou Locomotive, à Xinhua, acrescentando que o veículo será lançado oficialmente no próximo ano.
A CRRC Zhuzhou Locomotive salientou ainda que o sistema custa apenas o equivalente a 20% de um sistema de elétrico tradicional.
ZAP // EFE