China exige scan facial para novos clientes de telemóvel e internet

A partir deste domingo as operadoras de telecomunicações na China passaram a ter a obrigação de recolher imagens digitais do rosto dos novos clientes de serviços de telemóvel e internet, por decisão do governo.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, o objetivo é usar o reconhecimento facial como identificação e autenticação para garantir que o utilizador é a pessoa que registou o serviço. Agora, os consumidores que subscrevam um novo número de telemóvel em qualquer loja na China têm de apresentar o seu cartão de identificação e ser fotografados.

“O requisito de ‘correspondência facial’ significa que as pessoas quando adquirem um novo número de telefone têm de fazer o registo virando a cabeça de lado e a piscar os olhos”, explicou fonte da empresa de telecomunicações estatal Unicom, citada pela France Presse.

O governo de Pequim justificou a medida, que já tinha sido anunciada em setembro, com a salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos no ciberespaço, limitando a atividade anónima online.

Esta nova regra pode ajudar a reduzir as fraudes na subscrição de serviços com utilizadores fantasma, ao mesmo tempo que ajuda a China a ter ainda mais controlo sobre os seus cidadãos. Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns em muitas cidades chinesas, nomeadamente para efetuar pagamentos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez o cidadão comum é tratado como um criminoso, enquanto isso os verdadeiros criminosos recebem cartões VIP e carta branca para todo o tipo de atropelias. Mundo doentio.

  2. O sonho de qualquer governo e de gente poderosa é ter o controlo absoluto sobre as pessoas, as suas vidas, etc. É uma nova fase da escravização humana. Apoderam-se de dados pessoais, que vendem entre si, ou seja, faturam com o acto, por si só abusivo, de partilhar os dados alheios, numa gigantesca invasão de privacidade.
    Hoje em dia, tudo é escrutinado, numa sociedade entregue a meia duzia de poderosos, autênticos esquizofrenicos, sociopatas,, com um desejo alucinante de controlar tudo e todos.
    Quantas vezes damos por nós a ser incomodados por tlm, por entidades desejosas de nos impingir alguma coisa ( cartoes de credito, seguros de saude, operadoras de comunicacoes, etc, etc…) e a quem nunca demos os nossos dados nem com quem tivemos qualquer especie de contacto? Comigo é ás pazadas. Dia que não levo com Bankinter, Endesa, Medicare, entre outros, (tudo empresas a quem nunca pedi nada nem com quem nunca estabeleci qualquer contacto) não é dia.
    A criatividade desta gente, para obter dados das pessoas, não tem limites…

  3. Ai querem um mundo digital, ai está, e também na América querem por nos aeroportos para verem quem entra e quem sai do pais.
    Querem um mundo digital, agora aguentem.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …