China exige scan facial para novos clientes de telemóvel e internet

A partir deste domingo as operadoras de telecomunicações na China passaram a ter a obrigação de recolher imagens digitais do rosto dos novos clientes de serviços de telemóvel e internet, por decisão do governo.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, o objetivo é usar o reconhecimento facial como identificação e autenticação para garantir que o utilizador é a pessoa que registou o serviço. Agora, os consumidores que subscrevam um novo número de telemóvel em qualquer loja na China têm de apresentar o seu cartão de identificação e ser fotografados.

“O requisito de ‘correspondência facial’ significa que as pessoas quando adquirem um novo número de telefone têm de fazer o registo virando a cabeça de lado e a piscar os olhos”, explicou fonte da empresa de telecomunicações estatal Unicom, citada pela France Presse.

O governo de Pequim justificou a medida, que já tinha sido anunciada em setembro, com a salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos no ciberespaço, limitando a atividade anónima online.

Esta nova regra pode ajudar a reduzir as fraudes na subscrição de serviços com utilizadores fantasma, ao mesmo tempo que ajuda a China a ter ainda mais controlo sobre os seus cidadãos. Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns em muitas cidades chinesas, nomeadamente para efetuar pagamentos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez o cidadão comum é tratado como um criminoso, enquanto isso os verdadeiros criminosos recebem cartões VIP e carta branca para todo o tipo de atropelias. Mundo doentio.

  2. O sonho de qualquer governo e de gente poderosa é ter o controlo absoluto sobre as pessoas, as suas vidas, etc. É uma nova fase da escravização humana. Apoderam-se de dados pessoais, que vendem entre si, ou seja, faturam com o acto, por si só abusivo, de partilhar os dados alheios, numa gigantesca invasão de privacidade.
    Hoje em dia, tudo é escrutinado, numa sociedade entregue a meia duzia de poderosos, autênticos esquizofrenicos, sociopatas,, com um desejo alucinante de controlar tudo e todos.
    Quantas vezes damos por nós a ser incomodados por tlm, por entidades desejosas de nos impingir alguma coisa ( cartoes de credito, seguros de saude, operadoras de comunicacoes, etc, etc…) e a quem nunca demos os nossos dados nem com quem tivemos qualquer especie de contacto? Comigo é ás pazadas. Dia que não levo com Bankinter, Endesa, Medicare, entre outros, (tudo empresas a quem nunca pedi nada nem com quem nunca estabeleci qualquer contacto) não é dia.
    A criatividade desta gente, para obter dados das pessoas, não tem limites…

  3. Ai querem um mundo digital, ai está, e também na América querem por nos aeroportos para verem quem entra e quem sai do pais.
    Querem um mundo digital, agora aguentem.

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …