China exige scan facial para novos clientes de telemóvel e internet

A partir deste domingo as operadoras de telecomunicações na China passaram a ter a obrigação de recolher imagens digitais do rosto dos novos clientes de serviços de telemóvel e internet, por decisão do governo.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, o objetivo é usar o reconhecimento facial como identificação e autenticação para garantir que o utilizador é a pessoa que registou o serviço. Agora, os consumidores que subscrevam um novo número de telemóvel em qualquer loja na China têm de apresentar o seu cartão de identificação e ser fotografados.

“O requisito de ‘correspondência facial’ significa que as pessoas quando adquirem um novo número de telefone têm de fazer o registo virando a cabeça de lado e a piscar os olhos”, explicou fonte da empresa de telecomunicações estatal Unicom, citada pela France Presse.

O governo de Pequim justificou a medida, que já tinha sido anunciada em setembro, com a salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos no ciberespaço, limitando a atividade anónima online.

Esta nova regra pode ajudar a reduzir as fraudes na subscrição de serviços com utilizadores fantasma, ao mesmo tempo que ajuda a China a ter ainda mais controlo sobre os seus cidadãos. Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns em muitas cidades chinesas, nomeadamente para efetuar pagamentos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez o cidadão comum é tratado como um criminoso, enquanto isso os verdadeiros criminosos recebem cartões VIP e carta branca para todo o tipo de atropelias. Mundo doentio.

  2. O sonho de qualquer governo e de gente poderosa é ter o controlo absoluto sobre as pessoas, as suas vidas, etc. É uma nova fase da escravização humana. Apoderam-se de dados pessoais, que vendem entre si, ou seja, faturam com o acto, por si só abusivo, de partilhar os dados alheios, numa gigantesca invasão de privacidade.
    Hoje em dia, tudo é escrutinado, numa sociedade entregue a meia duzia de poderosos, autênticos esquizofrenicos, sociopatas,, com um desejo alucinante de controlar tudo e todos.
    Quantas vezes damos por nós a ser incomodados por tlm, por entidades desejosas de nos impingir alguma coisa ( cartoes de credito, seguros de saude, operadoras de comunicacoes, etc, etc…) e a quem nunca demos os nossos dados nem com quem tivemos qualquer especie de contacto? Comigo é ás pazadas. Dia que não levo com Bankinter, Endesa, Medicare, entre outros, (tudo empresas a quem nunca pedi nada nem com quem nunca estabeleci qualquer contacto) não é dia.
    A criatividade desta gente, para obter dados das pessoas, não tem limites…

  3. Ai querem um mundo digital, ai está, e também na América querem por nos aeroportos para verem quem entra e quem sai do pais.
    Querem um mundo digital, agora aguentem.

RESPONDER

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …