China exige scan facial para novos clientes de telemóvel e internet

A partir deste domingo as operadoras de telecomunicações na China passaram a ter a obrigação de recolher imagens digitais do rosto dos novos clientes de serviços de telemóvel e internet, por decisão do governo.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, o objetivo é usar o reconhecimento facial como identificação e autenticação para garantir que o utilizador é a pessoa que registou o serviço. Agora, os consumidores que subscrevam um novo número de telemóvel em qualquer loja na China têm de apresentar o seu cartão de identificação e ser fotografados.

“O requisito de ‘correspondência facial’ significa que as pessoas quando adquirem um novo número de telefone têm de fazer o registo virando a cabeça de lado e a piscar os olhos”, explicou fonte da empresa de telecomunicações estatal Unicom, citada pela France Presse.

O governo de Pequim justificou a medida, que já tinha sido anunciada em setembro, com a salvaguarda dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos no ciberespaço, limitando a atividade anónima online.

Esta nova regra pode ajudar a reduzir as fraudes na subscrição de serviços com utilizadores fantasma, ao mesmo tempo que ajuda a China a ter ainda mais controlo sobre os seus cidadãos. Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns em muitas cidades chinesas, nomeadamente para efetuar pagamentos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez o cidadão comum é tratado como um criminoso, enquanto isso os verdadeiros criminosos recebem cartões VIP e carta branca para todo o tipo de atropelias. Mundo doentio.

  2. O sonho de qualquer governo e de gente poderosa é ter o controlo absoluto sobre as pessoas, as suas vidas, etc. É uma nova fase da escravização humana. Apoderam-se de dados pessoais, que vendem entre si, ou seja, faturam com o acto, por si só abusivo, de partilhar os dados alheios, numa gigantesca invasão de privacidade.
    Hoje em dia, tudo é escrutinado, numa sociedade entregue a meia duzia de poderosos, autênticos esquizofrenicos, sociopatas,, com um desejo alucinante de controlar tudo e todos.
    Quantas vezes damos por nós a ser incomodados por tlm, por entidades desejosas de nos impingir alguma coisa ( cartoes de credito, seguros de saude, operadoras de comunicacoes, etc, etc…) e a quem nunca demos os nossos dados nem com quem tivemos qualquer especie de contacto? Comigo é ás pazadas. Dia que não levo com Bankinter, Endesa, Medicare, entre outros, (tudo empresas a quem nunca pedi nada nem com quem nunca estabeleci qualquer contacto) não é dia.
    A criatividade desta gente, para obter dados das pessoas, não tem limites…

  3. Ai querem um mundo digital, ai está, e também na América querem por nos aeroportos para verem quem entra e quem sai do pais.
    Querem um mundo digital, agora aguentem.

RESPONDER

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …