China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

(dr) China Daily

Uma arma laser WJG-2002 de fabrico chinêschina

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou a Rússia, perdendo somente para os Estados Unidos (EUA).

Segundo o relatório, citado pelo RT, a falta de dados confiáveis ​​impossibilitava ao instituto calcular o volume de vendas de armas das empresas chinesas. Agora, após ter acesso a esses dados, atualizou o SIPRI Top 100 – um ranking anual das 100 maiores empresas produtoras de armas e serviços militares do mundo.

“Em 2017, das 20 maiores empresas do ‘top 100’ do SIPRI, 11 estavam sediadas nos EUA, seis na Europa Ocidental e três na Rússia. Se as quatro empresas chinesas de armas englobadas no estudo tivessem sido incluídas no ‘top 100’, todas figurariam entre as primeiras 20″, referiu o instituto na sua página oficial.

O SIPRI acrescentou que as vendas combinadas de armas dessas quatro empresas chinesas atingiram um total de 54,1 mil milhões de dólares (cerca de 49 mil milhões de euros), o que equivale a 16,4 mil milhões de dólares (aproximadamente 14,9 mil milhões de euros) a mais que o resultado total obtido pelos fabricantes russos.

De acordo com o instituto, foram analisadas informações de quatro empresas chinesas – respeitantes ao período entre 2015 e 2017 -, que atuam em setores de produção de armas convencionais: aeroespacial, eletrónica e sistemas terrestres.

Ao contrário da maioria dos outros grandes produtores mundiais de armas, as empresas chinesas especializam-se num único setor de produção. Grande parte das empresas de outros países produzem uma gama mais ampla de armamento, atuando em diferentes setores – aeroespacial, sistemas terrestres e construção naval.

O SIPRI frisou que estas novas estimativas podem ainda estar subestimadas, devido à falta de transparência nos números de vendas de armas das empresas chinesas, o que continua a dificultar uma análise completa dessa indústria no país. Apesar disso, esclareceu que este relatório atua como um importante estudo que abre a porta a mais pesquisas e prepara o terreno para uma estimativa mais completa.

No ‘ranking’ encontram-se as empresas Lockheed Martin (EUA, 43,9 mil milhões de dólares), Boeing (EUA, 26,9 mil milhões), Northrop Grumman (EUA, 22,4 mil milhões), Raytheon (EUA, 22 mil milhões) e BAE Systems (Reino Unido, 21 mil milhões) nos primeiros cinco lugares.

Seguem-se a Aviation Industry Corp. da China – AVIC (China, 20,1 mil milhões), a General Dynamics (EUA, 19,5 mil milhões), a China North Industries Group Corp. – NORINCO (China, 17,2 mil milhões), a China Electronics Technology Group Corp. – CETC (China, 12,2 mil milhões) e a Airbus Group (consórcio europeu, 10 mil milhões).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O negocio da morte.
    Reflexo do estadio moral em que nos encontramos.
    Entretanto todos os ratos falam em paz, democracia e direitos do homem.
    Cá se fazem , cá se pagam, mas os assassinos sao tantos que também Lá vao pagar muito, demasiado e por muito muito tempo.

RESPONDER

Madjer diz adeus ao futebol de praia

O internacional português, eleito cinco vezes melhor jogador mundial de futebol de praia, anunciou, esta quinta-feira, o fim de carreira e prepara-se para assumir o cargo de coordenador para a modalidade da Federação Portuguesa de …

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …