China recorre a novas medidas drásticas para salvar a economia

Wu Hong / EPA

Edifício sede do Banco Central da China, em Pequim

Edifício sede do Banco Central da China, em Pequim

O Banco Popular da China, banco central, injetou hoje 150.000 milhões de yuan (cerca de 20,3 mil milhões de euros) para aumentar a liquidez do sistema financeiro do país.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Xinhua, o banco central justificou a necessidade desta medida com a redução da liquidez no mercado, causada pela desvalorização do yuan.

A instituição financeira abriu uma linha de crédito para os bancos chineses, através de acordos de recompra, ou ‘repos’, que pressupõem a recompra posterior dos títulos vendidos num prazo de sete dias e a uma taxa de juro de 2,5%.

Esta é a maior intervenção do banco central chinês no sistema financeiro nacional entre as operações realizadas diretamente no mercado desde janeiro do ano passado e supera a injeção de 16,4 mil milhões de euros da semana passada.

Também na semana passada, o banco central disponibilizou 14,7 mil milhões de euros a 14 bancos através de serviços de empréstimos a médio prazo, com um prazo de seis meses.

A instituição financeira tem feito várias injeções de liquidez nos últimos dois meses para garantir a estabilidade do sistema financeiro do país num período de turbulências devido à crise bolsista e após a desvalorização do yuan na semana passada.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. uiui esta escrito nos SINAIS DOS TEMPOS,que por sua vez cada vez mais se vai vendo dia adia,nos NOS MIGRANTES,na NOVA ORDEM MUNDIAL,dos ILLUMINATIs,MAÇONS,GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS etcetc, o FIM esta chegando,esperemos que seja depressa,e rapido,ou que nada aconteça,mas seja que o (OMNI DEUS ) ,queira para quem é crente ou ATEU.ias,ou AGNOSTICO.A,ou etcetc……
    O CERTO é que a BOLHA ja ferve e a entrar em EBULIÇÃO,e SALVE-SE quem puder,ou REZEM …..~

    A.G.P.

RESPONDER

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …