Cidade chinesa usa reconhecimento facial para combater surtos de covid-19

Uma pequena cidade chinesa, que se situa perto da fronteira com o Mianmar, começou a usar câmaras de reconhecimento facial para monitorizar os movimentos dos moradores, de modo a tentar impedir surtos de covid-19.

As câmaras de vigilância já são uma presença assídua nos espaços públicos da China, o que faz com que as grandes cidades se tenham tornado bastante seguras e onde os atos de violência são raros.

Agora, as novas tecnologias também são utilizadas na luta contra o coronavírus. As autoridades chinesas não avisaram previamente a população, mas o uso de câmaras de reconhecimento facial tem sido usado para monitorizar os movimentos e o estado de saúde das pessoas, quando entram, ou saem, de certas regiões da cidade.

É o caso da cidade de Ruili, uma localidade próxima da fronteira com Mianmar, onde foram detetados 115 casos de coronavírus em apenas dez dias – sendo que alguns deles da variante Delta. Entre os casos de contágio, há muitos birmaneses, apesar das fronteiras se manterem fechadas.

Com a nova tecnologia, quem quiser entrar ou sair de uma zona residencial, supermercado ou qualquer outra área muito frequentada de Ruili, terá o seu rosto scaneado por uma câmara, referiram as autoridades.

Os dados estão associados a um código QR único que irá permitir vigiar, automaticamente, os deslocamentos de uma pessoa.

O uso dessa tecnologia e a omnipresença da vigilância na China têm gerado uma onda críticas, pois vários ativistas de direitos humanos consideram que este método invade a privacidade população.

Nesta terça-feira, a China registou 29 novos casos de covid-19, sendo que 27 foram classificados como “importados”, ou seja, referem-se a pessoas que chegam do exterior.

  ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …