China abre primeiro hotel do mundo com ursos polares. Críticos avisam: “pertencem ao Ártico”

O hotel que está a dar que falar foi inaugurado na província de Heilongjiang, no nordeste da China. Descrito como o primeiro “hotel para ursos polares” do mundo, tem vindo a atrair muitos hóspedes, mas também há quem faça duras críticas.

O Polar Bear Hotel faz parte do parque temático Harbin Polarland na maior cidade de Heilongjiang, e abriu as suas portas na sexta-feira com a promessa de que os seus hóspedes poderiam ver ursos polares 24 horas por dia diretamente dos seus quartos, diz a CNN.

Os preços dos quartos do hotel variam de 1.888 a 2.288 yuans (entre 243 e 295 euros).

“Pode estar a comer, a brincar ou a dormir; os ursos polares irão fazer-lhe companhia”, pode ler-se na conta oficial do WeChat de Harbin Polarland, numa partilha feita a 11 de março.

Várias fotos e vídeos mostraram os hóspedes a contemplar dois ursos polares num recinto coberto com gelo artificial e pequenas piscinas de água.



Yang Liu, porta-voz da Harbin Polarland, garantiu à Reuters que a área interna é apenas parte do recinto total dos ursos e que estes podem estar ao ar livre quando a temperatura e a qualidade do ar assim o permitirem.

Contudo, há quem não esteja satisfeito com a novidade. São muitos os ativistas dos direitos dos animais que já se manifestaram contra a situação.

“Os ursos polares pertencem ao Ártico, não a zoológicos ou a caixas de vidro em aquários – muito menos a hotéis”, frisou Jason Baker, vice-presidente do grupo de direitos dos animais PETA, à Reuters.

O ativista alertou ainda que “os ursos polares são ativos durante cerca de 18 horas por dia na natureza, percorrendo áreas residenciais que podem abranger milhares de quilómetros, onde desfrutam de uma vida real.”

Também em 2016, um centro comercial na cidade de Guangzhou, no sul da China, atraiu grande contestação depois de surgirem vídeos de um urso polar deitado num recinto com paredes de vidro.

De recordar que o urso polar é tido como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …