China abre primeiro hotel do mundo com ursos polares. Críticos avisam: “pertencem ao Ártico”

O hotel que está a dar que falar foi inaugurado na província de Heilongjiang, no nordeste da China. Descrito como o primeiro “hotel para ursos polares” do mundo, tem vindo a atrair muitos hóspedes, mas também há quem faça duras críticas.

O Polar Bear Hotel faz parte do parque temático Harbin Polarland na maior cidade de Heilongjiang, e abriu as suas portas na sexta-feira com a promessa de que os seus hóspedes poderiam ver ursos polares 24 horas por dia diretamente dos seus quartos, diz a CNN.

Os preços dos quartos do hotel variam de 1.888 a 2.288 yuans (entre 243 e 295 euros).

“Pode estar a comer, a brincar ou a dormir; os ursos polares irão fazer-lhe companhia”, pode ler-se na conta oficial do WeChat de Harbin Polarland, numa partilha feita a 11 de março.

Várias fotos e vídeos mostraram os hóspedes a contemplar dois ursos polares num recinto coberto com gelo artificial e pequenas piscinas de água.



Yang Liu, porta-voz da Harbin Polarland, garantiu à Reuters que a área interna é apenas parte do recinto total dos ursos e que estes podem estar ao ar livre quando a temperatura e a qualidade do ar assim o permitirem.

Contudo, há quem não esteja satisfeito com a novidade. São muitos os ativistas dos direitos dos animais que já se manifestaram contra a situação.

“Os ursos polares pertencem ao Ártico, não a zoológicos ou a caixas de vidro em aquários – muito menos a hotéis”, frisou Jason Baker, vice-presidente do grupo de direitos dos animais PETA, à Reuters.

O ativista alertou ainda que “os ursos polares são ativos durante cerca de 18 horas por dia na natureza, percorrendo áreas residenciais que podem abranger milhares de quilómetros, onde desfrutam de uma vida real.”

Também em 2016, um centro comercial na cidade de Guangzhou, no sul da China, atraiu grande contestação depois de surgirem vídeos de um urso polar deitado num recinto com paredes de vidro.

De recordar que o urso polar é tido como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …