China põe em órbita 3 satélites para evitar desaparecimento de aviões

Os três satélites lançados pela China no passado dia 25 para controlar movimentos de aviões civis e tentar evitar misteriosos desaparecimentos já se encontram em órbita, informou hoje o responsável pela concepção do projeto, Wu Shufan.

Os designados CubeSats, que pesam apenas sete quilogramas cada, estão equipados com câmaras de observação das regiões polares e com recetores de sistemas de identificação automática emitidos por embarcações e aviões.

Satélites como estes poderiam ter evitado a perda de contacto com o avião da Malaysian Airlines, que desapareceu a 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo quando realizava o voo MH370 entre Kuala Lumpur e Pequim.

O satélite receberá, por exemplo, informação de emissores ADS-B, instalados em mais de 70 por cento dos aviões em todo o mundo, que fornecem a cada segundo e em tempo real dados como a posição do voo, altura, velocidade e direção.

Desde que estão em funcionamento, os satélites chineses já recolheram centenas de milhares de dados de mais de 12.400 aviões em pleno voo, assinalou Wu Shufan, em declarações à agência Xinhua.

“Se existirem suficientes satélites em órbita cobrindo uma região, um voo específico poderia ser monitorizado e isso poderia ajudar na busca e salvamento em casos como o do voo MH370”, adiantou.

Demorou mais de um ano a serem encontrados destroços daquele avião da Malaysia Airlines, um fragmento da asa, com dois metros de comprimento, que foi encontrado ao largo da ilha de Reunião.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …