Origem do novo coronavírus pode estar em morcegos e cobras

Jeon Heon-Kyun / EPA

A nova estirpe de coronavírus que surgiu na China pode ter surgido em morcegos, ou cobras, de acordo com uma análise genética do agente patogénico que já matou 17 pessoas.

Segundo noticiou o Sapo, citando a AFP, as teorias baseiam-se na análise da sequência genética do vírus, divulgada pelas autoridades após o surto, com os dois estudos a apontar para o provável papel dos morcegos.

Um dos estudos, publicado na terça-feira na Science China Life Sciences, patrocinado pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, analisou a relação entre a nova estirpe e outros vírus. Os resultados mostram que o coronavírus que surgiu na cidade de Wuhan está estreitamente relacionado a uma estirpe existente em morcegos.

“Os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão dos morcegos para os seres humanos”, disseram os investigadores responsáveis.

Embora esta análise não refira qual animal poderia ter sido o “hospedeiro intermediário”, outro estudo publicado na quarta-feira no Journal of Medical Virology identifica as cobras como as mais prováveis culpadas.

“Para procurar um potencial reservatório do vírus, realizámos uma análise completa de sequências genéticas e comparações. Os resultados da nossa análise sugerem que a cobra é o reservatório mais provável entre os animais silvestres”, refere o texto. Estas conclusões requerem “maior validação através de estudos experimentais em modelos animais”.

Os dois estudos podem oferecer pistas para as autoridades chinesas, que procuram a fonte do surto que contaminou centenas de pessoas no país e que foram confirmadas em locais tão distantes como os Estados Unidos (EUA).

Na quinta-feira, o diretor do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Gao Fu, indicou que as autoridades acreditam que o vírus provavelmente veio de “animais selvagens no mercado de pescados”, embora a fonte exata permaneça indeterminada.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que deixou centenas de mortos na China, esteve relacionada com o consumo de carne de civeta asiático, um mamífero carnívoro.

Muitas espécies exóticas são consumidas na China e noutros países asiáticos, onde são consideradas uma iguaria – como civeta, alguns ratos e morcegos -, ou pelos supostos benefícios para a saúde, não comprovados pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FACTOS! NÃO TEORIAS! ESTAMOS A SER ENGANADOS E MANIPULADOS! ESTÁ NA HORA DE ABRIR OS OLHOS!

    Em Outubro de 2019 foi feito um exercicio chamado EVENT 201, que simulou uma pandemia de CORONAVIRUS, com origem em morcegos.

    Este evento foi patrocinado por: World Economic Forum. Bill & Melinda Gates Foundation, Johns Hopkins Center for Health Security.

    Em Dezembro de 2019 foram detectados os primeiros infectados com COVID-19 na cidade de Huwan.

    Mas que grande COINCIDÊNCIA!!!

    E agora querem fazer-nos crer que o vírus foi transmitido aos humanos por morcegos e, que foi um acidente. Pois claro. E mais de 90% da população mundial acredita.

    Deixo abaixo documentação oficial que comprova o que referi acima, para que aqueles que me chamam conspiranoico, possam de uma vez por todas parar, olhar e, meter os seus cérebros a funcionar.

    https://www.tsf.pt/…/coronavirus-hipotetico-matou-65-milhoe…

    http://www.centerforhealthsecurity.org/event201/

    https://www.hopkins-cepar.org/…/two-different-drills-with-t…

    https://www.google.com/search?q=event+201

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …