Origem do novo coronavírus pode estar em morcegos e cobras

Jeon Heon-Kyun / EPA

A nova estirpe de coronavírus que surgiu na China pode ter surgido em morcegos, ou cobras, de acordo com uma análise genética do agente patogénico que já matou 17 pessoas.

Segundo noticiou o Sapo, citando a AFP, as teorias baseiam-se na análise da sequência genética do vírus, divulgada pelas autoridades após o surto, com os dois estudos a apontar para o provável papel dos morcegos.

Um dos estudos, publicado na terça-feira na Science China Life Sciences, patrocinado pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, analisou a relação entre a nova estirpe e outros vírus. Os resultados mostram que o coronavírus que surgiu na cidade de Wuhan está estreitamente relacionado a uma estirpe existente em morcegos.

“Os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão dos morcegos para os seres humanos”, disseram os investigadores responsáveis.

Embora esta análise não refira qual animal poderia ter sido o “hospedeiro intermediário”, outro estudo publicado na quarta-feira no Journal of Medical Virology identifica as cobras como as mais prováveis culpadas.

“Para procurar um potencial reservatório do vírus, realizámos uma análise completa de sequências genéticas e comparações. Os resultados da nossa análise sugerem que a cobra é o reservatório mais provável entre os animais silvestres”, refere o texto. Estas conclusões requerem “maior validação através de estudos experimentais em modelos animais”.

Os dois estudos podem oferecer pistas para as autoridades chinesas, que procuram a fonte do surto que contaminou centenas de pessoas no país e que foram confirmadas em locais tão distantes como os Estados Unidos (EUA).

Na quinta-feira, o diretor do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Gao Fu, indicou que as autoridades acreditam que o vírus provavelmente veio de “animais selvagens no mercado de pescados”, embora a fonte exata permaneça indeterminada.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que deixou centenas de mortos na China, esteve relacionada com o consumo de carne de civeta asiático, um mamífero carnívoro.

Muitas espécies exóticas são consumidas na China e noutros países asiáticos, onde são consideradas uma iguaria – como civeta, alguns ratos e morcegos -, ou pelos supostos benefícios para a saúde, não comprovados pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FACTOS! NÃO TEORIAS! ESTAMOS A SER ENGANADOS E MANIPULADOS! ESTÁ NA HORA DE ABRIR OS OLHOS!

    Em Outubro de 2019 foi feito um exercicio chamado EVENT 201, que simulou uma pandemia de CORONAVIRUS, com origem em morcegos.

    Este evento foi patrocinado por: World Economic Forum. Bill & Melinda Gates Foundation, Johns Hopkins Center for Health Security.

    Em Dezembro de 2019 foram detectados os primeiros infectados com COVID-19 na cidade de Huwan.

    Mas que grande COINCIDÊNCIA!!!

    E agora querem fazer-nos crer que o vírus foi transmitido aos humanos por morcegos e, que foi um acidente. Pois claro. E mais de 90% da população mundial acredita.

    Deixo abaixo documentação oficial que comprova o que referi acima, para que aqueles que me chamam conspiranoico, possam de uma vez por todas parar, olhar e, meter os seus cérebros a funcionar.

    https://www.tsf.pt/…/coronavirus-hipotetico-matou-65-milhoe…

    http://www.centerforhealthsecurity.org/event201/

    https://www.hopkins-cepar.org/…/two-different-drills-with-t…

    https://www.google.com/search?q=event+201

RESPONDER

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …

Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano. Durante …