Origem do novo coronavírus pode estar em morcegos e cobras

Jeon Heon-Kyun / EPA

A nova estirpe de coronavírus que surgiu na China pode ter surgido em morcegos, ou cobras, de acordo com uma análise genética do agente patogénico que já matou 17 pessoas.

Segundo noticiou o Sapo, citando a AFP, as teorias baseiam-se na análise da sequência genética do vírus, divulgada pelas autoridades após o surto, com os dois estudos a apontar para o provável papel dos morcegos.

Um dos estudos, publicado na terça-feira na Science China Life Sciences, patrocinado pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, analisou a relação entre a nova estirpe e outros vírus. Os resultados mostram que o coronavírus que surgiu na cidade de Wuhan está estreitamente relacionado a uma estirpe existente em morcegos.

“Os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão dos morcegos para os seres humanos”, disseram os investigadores responsáveis.

Embora esta análise não refira qual animal poderia ter sido o “hospedeiro intermediário”, outro estudo publicado na quarta-feira no Journal of Medical Virology identifica as cobras como as mais prováveis culpadas.

“Para procurar um potencial reservatório do vírus, realizámos uma análise completa de sequências genéticas e comparações. Os resultados da nossa análise sugerem que a cobra é o reservatório mais provável entre os animais silvestres”, refere o texto. Estas conclusões requerem “maior validação através de estudos experimentais em modelos animais”.

Os dois estudos podem oferecer pistas para as autoridades chinesas, que procuram a fonte do surto que contaminou centenas de pessoas no país e que foram confirmadas em locais tão distantes como os Estados Unidos (EUA).

Na quinta-feira, o diretor do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Gao Fu, indicou que as autoridades acreditam que o vírus provavelmente veio de “animais selvagens no mercado de pescados”, embora a fonte exata permaneça indeterminada.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que deixou centenas de mortos na China, esteve relacionada com o consumo de carne de civeta asiático, um mamífero carnívoro.

Muitas espécies exóticas são consumidas na China e noutros países asiáticos, onde são consideradas uma iguaria – como civeta, alguns ratos e morcegos -, ou pelos supostos benefícios para a saúde, não comprovados pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FACTOS! NÃO TEORIAS! ESTAMOS A SER ENGANADOS E MANIPULADOS! ESTÁ NA HORA DE ABRIR OS OLHOS!

    Em Outubro de 2019 foi feito um exercicio chamado EVENT 201, que simulou uma pandemia de CORONAVIRUS, com origem em morcegos.

    Este evento foi patrocinado por: World Economic Forum. Bill & Melinda Gates Foundation, Johns Hopkins Center for Health Security.

    Em Dezembro de 2019 foram detectados os primeiros infectados com COVID-19 na cidade de Huwan.

    Mas que grande COINCIDÊNCIA!!!

    E agora querem fazer-nos crer que o vírus foi transmitido aos humanos por morcegos e, que foi um acidente. Pois claro. E mais de 90% da população mundial acredita.

    Deixo abaixo documentação oficial que comprova o que referi acima, para que aqueles que me chamam conspiranoico, possam de uma vez por todas parar, olhar e, meter os seus cérebros a funcionar.

    https://www.tsf.pt/…/coronavirus-hipotetico-matou-65-milhoe…

    http://www.centerforhealthsecurity.org/event201/

    https://www.hopkins-cepar.org/…/two-different-drills-with-t…

    https://www.google.com/search?q=event+201

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …