Origem do novo coronavírus pode estar em morcegos e cobras

Jeon Heon-Kyun / EPA

A nova estirpe de coronavírus que surgiu na China pode ter surgido em morcegos, ou cobras, de acordo com uma análise genética do agente patogénico que já matou 17 pessoas.

Segundo noticiou o Sapo, citando a AFP, as teorias baseiam-se na análise da sequência genética do vírus, divulgada pelas autoridades após o surto, com os dois estudos a apontar para o provável papel dos morcegos.

Um dos estudos, publicado na terça-feira na Science China Life Sciences, patrocinado pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, analisou a relação entre a nova estirpe e outros vírus. Os resultados mostram que o coronavírus que surgiu na cidade de Wuhan está estreitamente relacionado a uma estirpe existente em morcegos.

“Os morcegos serem os hospedeiros nativos do Wuhan CoV (coronavírus) seria um raciocínio lógico e conveniente, embora ainda seja provável que haja hospedeiros intermediários na rede de transmissão dos morcegos para os seres humanos”, disseram os investigadores responsáveis.

Embora esta análise não refira qual animal poderia ter sido o “hospedeiro intermediário”, outro estudo publicado na quarta-feira no Journal of Medical Virology identifica as cobras como as mais prováveis culpadas.

“Para procurar um potencial reservatório do vírus, realizámos uma análise completa de sequências genéticas e comparações. Os resultados da nossa análise sugerem que a cobra é o reservatório mais provável entre os animais silvestres”, refere o texto. Estas conclusões requerem “maior validação através de estudos experimentais em modelos animais”.

Os dois estudos podem oferecer pistas para as autoridades chinesas, que procuram a fonte do surto que contaminou centenas de pessoas no país e que foram confirmadas em locais tão distantes como os Estados Unidos (EUA).

Na quinta-feira, o diretor do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, Gao Fu, indicou que as autoridades acreditam que o vírus provavelmente veio de “animais selvagens no mercado de pescados”, embora a fonte exata permaneça indeterminada.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que deixou centenas de mortos na China, esteve relacionada com o consumo de carne de civeta asiático, um mamífero carnívoro.

Muitas espécies exóticas são consumidas na China e noutros países asiáticos, onde são consideradas uma iguaria – como civeta, alguns ratos e morcegos -, ou pelos supostos benefícios para a saúde, não comprovados pela ciência.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FACTOS! NÃO TEORIAS! ESTAMOS A SER ENGANADOS E MANIPULADOS! ESTÁ NA HORA DE ABRIR OS OLHOS!

    Em Outubro de 2019 foi feito um exercicio chamado EVENT 201, que simulou uma pandemia de CORONAVIRUS, com origem em morcegos.

    Este evento foi patrocinado por: World Economic Forum. Bill & Melinda Gates Foundation, Johns Hopkins Center for Health Security.

    Em Dezembro de 2019 foram detectados os primeiros infectados com COVID-19 na cidade de Huwan.

    Mas que grande COINCIDÊNCIA!!!

    E agora querem fazer-nos crer que o vírus foi transmitido aos humanos por morcegos e, que foi um acidente. Pois claro. E mais de 90% da população mundial acredita.

    Deixo abaixo documentação oficial que comprova o que referi acima, para que aqueles que me chamam conspiranoico, possam de uma vez por todas parar, olhar e, meter os seus cérebros a funcionar.

    https://www.tsf.pt/…/coronavirus-hipotetico-matou-65-milhoe…

    http://www.centerforhealthsecurity.org/event201/

    https://www.hopkins-cepar.org/…/two-different-drills-with-t…

    https://www.google.com/search?q=event+201

RESPONDER

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …