A China está (literalmente) a comprar um país africano

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China.

O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas promissoras indústrias de extração, inclusive de diamantes.

Segundo a revista Africa Confidential, a atual crise no país africano deve-se à enorme dívida perante empresas e fundos chineses que não é capaz de pagar.

A rede estatal de rádio e televisão ZNBC já é detida pela China, enquanto a empresa de energia estatal ZESCO, que produz 80% da eletricidade na Zâmbia, está a caminho de se tornar propriedade de uma empresa chinesa, sublinha o RT.

Muitas das dívidas relacionam-se com projetos de construção financiados pela China. O gigante asiático obriga a Zâmbia a participar com 15% em todos os projetos, aumentando a dívida na progressão geométrica. Assim, caso as autoridades da Zâmbia não paguem os empréstimos, Pequim poderá confiscar os ativos.

Esta situação levou Reino Unido, Finlândia, Irlanda e Suécia a reter 34 milhões de dólares destinados a apoiar iniciativas da Zâmbia em educação e assistência social, temendo que esse dinheiro seja utilizado inapropriadamente, segundo informou a ministra das Finanças do país, Margaret Mwanakatwe.

A dívida externa da Zâmbia aumentou de 8,70 mil milhões de dólares no fim de 2017 para 9,37 mil milhões em junho deste ano, segundo a Reuters.

Além disso, o seu Ministério das Finanças anunciou, no fim de agosto, que a dívida pública do país atingiu os 14,6 mil milhões de dólares – 53% do PIB da Zâmbia. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro”.

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Um aviso à navegação, para os papalvos do rectângulo… É a EDP, é a REN, é a TAP, são os seguros e os bancos… vendam, vendam… Depois vão pedir (a quem?) insolvência como o Diogo Vaz Guedes que ainda há poucos anos tantas postas de pescada do alto mandava…
    A triste conclusão é que os grandes empresários e dirigentes da tasca só se aguentaram enquanto foi possível mamar na teta do Estado. Agora que o desmando acabou e que é necessário desmamar os mamões, é vê-los cair que nem tordos…

    • Não caem, fazem de conta que caem, mas as dívida ficam para os outros….bancos que ficam sem os valores e depois…por causa da crise financeira de contagio…… os impostos pagam, e para reduzir custos, despedem-se trabalhadores, flexibilizam-se as leis laborais … mas os VAZ GUEDES, coitados, continuam na mesma.
      Havia um colega meu que costumava dizer “TEMOS É QUE TER PENA DOS RICOS ,NAS CRISES, POIS OS POBREZINHOS JÁ ESTÃO HABITUADOS A REMEDIAR-SE”

      • Camarada:
        Nada disso estás a ver ao contrário ou então és cego quem vendeu tudo aos chineses foi o Passos Coelhone por isso põe ele lá outra vez para acabar de vender o país aos chineses depois pode ir para lá o PCP para enriquecerem ou ainda não vistes que na China de comunistas já não tem nada.

        • Vítor, por haver gente burra como tu é que isto está como está! Informa-te primeiro. O Passos vendeu o restinho. E, na altura da crise. A maior parte foi vendida antes.

  2. A Zâmbia é só o primeiro de vários estados africanos, candidatos a serem escravos dos chineses.
    Angola e Moçambique já estão na lista negra, quando a China se tornou o primeiro parceiro comercial destes países. A dívida tem-se acumulado e será para pagar de uma forma ou de outra.
    Depois do colonialismo português, irão experimentar o colonialismo chinês, e ainda terão saudades dos portugueses !

    • em angola ja ha uma provincia que foi dada aos chineses como pagamento de um emprestimo que a china fez ao pais.
      como nao têm com que pagar, o ex-PR (eduardo dos santos) ofereceu essa provincia como pagamento
      por isso nao se admirem dos chiuneses fazerem de africa uma sucursal da republlca da china

  3. Portugal vai seguir o mesmo caminho. Vamos ver! provavelmente até vai ser melhor já que eles são comunistas e dividem tudo com o povo.

  4. Há 130 (cento e trinta) anos PORTUGAL RECLAMAVA SOBERANIA SOBRE O TERRITÓRIO QUE HOJE É O PAÍS ZÂMBIA, ex- Rodésia do Norte – MAPA COR-DE-ROSA! Como o então Império Britânico também se considerava com «direito» ao mesmo… Ultimatum Inglês… Propaganda do partido republicano contra o rei. Carlos, etc.
    Na versão inicial do atual hino de Portugal: « contra os BRETÕES, marchar, marchar»!
    Quem diria que passados 130 anos tanto essa parcela do «mapa cor-de-rosa» como a potência colonial europeia que pretendia ser sua soberana, estavam endividados desta forma à China, quase na mesma situação de «penhora»!
    As voltas a que a história dá!

  5. Não se recordam que portugla já foi vendido à china?
    Quem é que manda aqui? Há duvidas!
    1 em cada 4 habitantes deste planeta são chineses, produzem mais de 50% da tecnologia de consumo em massa.

  6. Negócios da China, ou pensam que eles – os chineses – têm os olhos em bico para quê? E é a RPC “comunista”… olha se fossem “capitalistas”…!!!

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …