//

A China está (literalmente) a comprar um país africano

28

(h) Reuters / Khanm / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China.

O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas promissoras indústrias de extração, inclusive de diamantes.

Segundo a revista Africa Confidential, a atual crise no país africano deve-se à enorme dívida perante empresas e fundos chineses que não é capaz de pagar.

A rede estatal de rádio e televisão ZNBC já é detida pela China, enquanto a empresa de energia estatal ZESCO, que produz 80% da eletricidade na Zâmbia, está a caminho de se tornar propriedade de uma empresa chinesa, sublinha o RT.

Muitas das dívidas relacionam-se com projetos de construção financiados pela China. O gigante asiático obriga a Zâmbia a participar com 15% em todos os projetos, aumentando a dívida na progressão geométrica. Assim, caso as autoridades da Zâmbia não paguem os empréstimos, Pequim poderá confiscar os ativos.

Esta situação levou Reino Unido, Finlândia, Irlanda e Suécia a reter 34 milhões de dólares destinados a apoiar iniciativas da Zâmbia em educação e assistência social, temendo que esse dinheiro seja utilizado inapropriadamente, segundo informou a ministra das Finanças do país, Margaret Mwanakatwe.

A dívida externa da Zâmbia aumentou de 8,70 mil milhões de dólares no fim de 2017 para 9,37 mil milhões em junho deste ano, segundo a Reuters.

Além disso, o seu Ministério das Finanças anunciou, no fim de agosto, que a dívida pública do país atingiu os 14,6 mil milhões de dólares – 53% do PIB da Zâmbia. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro”.

28 Comments

  1. Um aviso à navegação, para os papalvos do rectângulo… É a EDP, é a REN, é a TAP, são os seguros e os bancos… vendam, vendam… Depois vão pedir (a quem?) insolvência como o Diogo Vaz Guedes que ainda há poucos anos tantas postas de pescada do alto mandava…
    A triste conclusão é que os grandes empresários e dirigentes da tasca só se aguentaram enquanto foi possível mamar na teta do Estado. Agora que o desmando acabou e que é necessário desmamar os mamões, é vê-los cair que nem tordos…

    • Não caem, fazem de conta que caem, mas as dívida ficam para os outros….bancos que ficam sem os valores e depois…por causa da crise financeira de contagio…… os impostos pagam, e para reduzir custos, despedem-se trabalhadores, flexibilizam-se as leis laborais … mas os VAZ GUEDES, coitados, continuam na mesma.
      Havia um colega meu que costumava dizer “TEMOS É QUE TER PENA DOS RICOS ,NAS CRISES, POIS OS POBREZINHOS JÁ ESTÃO HABITUADOS A REMEDIAR-SE”

      • Camarada:
        Nada disso estás a ver ao contrário ou então és cego quem vendeu tudo aos chineses foi o Passos Coelhone por isso põe ele lá outra vez para acabar de vender o país aos chineses depois pode ir para lá o PCP para enriquecerem ou ainda não vistes que na China de comunistas já não tem nada.

      • Vítor, por haver gente burra como tu é que isto está como está! Informa-te primeiro. O Passos vendeu o restinho. E, na altura da crise. A maior parte foi vendida antes.

  2. A Zâmbia é só o primeiro de vários estados africanos, candidatos a serem escravos dos chineses.
    Angola e Moçambique já estão na lista negra, quando a China se tornou o primeiro parceiro comercial destes países. A dívida tem-se acumulado e será para pagar de uma forma ou de outra.
    Depois do colonialismo português, irão experimentar o colonialismo chinês, e ainda terão saudades dos portugueses !

    • em angola ja ha uma provincia que foi dada aos chineses como pagamento de um emprestimo que a china fez ao pais.
      como nao têm com que pagar, o ex-PR (eduardo dos santos) ofereceu essa provincia como pagamento
      por isso nao se admirem dos chiuneses fazerem de africa uma sucursal da republlca da china

  3. Há 130 (cento e trinta) anos PORTUGAL RECLAMAVA SOBERANIA SOBRE O TERRITÓRIO QUE HOJE É O PAÍS ZÂMBIA, ex- Rodésia do Norte – MAPA COR-DE-ROSA! Como o então Império Britânico também se considerava com «direito» ao mesmo… Ultimatum Inglês… Propaganda do partido republicano contra o rei. Carlos, etc.
    Na versão inicial do atual hino de Portugal: « contra os BRETÕES, marchar, marchar»!
    Quem diria que passados 130 anos tanto essa parcela do «mapa cor-de-rosa» como a potência colonial europeia que pretendia ser sua soberana, estavam endividados desta forma à China, quase na mesma situação de «penhora»!
    As voltas a que a história dá!

  4. Não se recordam que portugla já foi vendido à china?
    Quem é que manda aqui? Há duvidas!
    1 em cada 4 habitantes deste planeta são chineses, produzem mais de 50% da tecnologia de consumo em massa.

  5. Negócios da China, ou pensam que eles – os chineses – têm os olhos em bico para quê? E é a RPC “comunista”… olha se fossem “capitalistas”…!!!

  6. Em África os chineses vão tomando conta da economia a todos os níveis numa primeira fase, depois passarão à seguinte que será esta que agora estará em ensaio “vírus” e lá se vai a raça negra para os anjinhos, por cá “Europa” vão testando também a nossa capacidade e como somos extremamente receptivos a colaborar “globalização” possivelmente também, embora com estatuto de mais espertos, levaremos a mesma volta pois não haverá contemplações para ninguém.

  7. A Tap, está falida !!! Grande novidade !!! Mas as promessas de investimento , do brasileiro ???
    Do dinheiro , que diz ter colocado , todos sabemos , que não era dele , foram os bancos , inclusive bancos chineses ,!!!! Mas não tinham dito , o dinheiro era das empresas dele ?? Os senhores do negocio e dos vistos gold , onde estão ??? O negocio dos submarinos , quem ganhou as comissões ?? o que lhes aconteceu ???
    Na Alemanha, houve condenações , por cá , ainda estou a espera , e os culpados , estão todos , no bom ,
    e quem pagou ?? Os mesmos , depois queixam-se , que o governo aumenta os impostos!!! mas não dizem e agora vão dizer , que este Governo , e só com os Governos do PS , é que o país , acaba na banca rota mas não dizem , que contribuíram para a desfecho .
    Mas com os políticos , que temos , e agora com partidos , geridos por gente da nova geração , que nunca souberam , nem sabem , o que outros passaram , para eles e porventura os pais , viverem a grande , outros ouve que passaram fome e trabalho de escravo , porque por cá , também havia escravos , mas —
    com vergonha , como agora está a acontecer , andavam escondidos .
    Mas só conheci uma pessoa digna desse nome , que não está na politica . alguns políticos , só de nome , porque de políticos , nada tem . Esquecem-se das leis que fizeram , par ajudar os amigos , em empresas com capitais chineses , e não tem vergonha , de fazer baixar os preços , dos serviços prestados por essas empresas , que tem , cada vez mais lucros a custa do povo .
    Só um exemplo , aqui a 5/6 anos o barril do petróleo , estava nos 150 dólares , a gasolina super custava 1.550 euros
    , agora com o barril abaixo dos 20 dólares , está a cerca de 1.055 , que é que ganha a Petrogal !!!
    os capitais , são de quem ???? Embora os impostos, sejam demasiados , quem ganha a parte de leão ???
    Com estes , projectos de políticos …. vamos de mal a pior .
    cuidem-se

  8. Há 3 ou 4 gerações atrás, mesmo quem não sabia ler nem escrever dizia: “quando o mundo for dominado pelos chineses, o mundo acaba”… Olhem que não sei se não vai acontecer mesmo isso…

  9. O governo português que ponha aqui os olhos! Sistematicamente os nossos governos, sempre foram sensíveis a oportunidades de ocasião que “pareçam “ vantajosas a curto prazo. O futuro, pouco lhes importa, parece. E esta vai ser a estratégia chinesa para o futuro próximo. Como está mais que visto o que os chineses pretendem, só cai quem quer, ou vender a pátria a qualquer preço, para alguns, seja uma forma de fazer fortuna com o que não lhes pertence.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.