A China está (literalmente) a comprar um país africano

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China.

O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas promissoras indústrias de extração, inclusive de diamantes.

Segundo a revista Africa Confidential, a atual crise no país africano deve-se à enorme dívida perante empresas e fundos chineses que não é capaz de pagar.

A rede estatal de rádio e televisão ZNBC já é detida pela China, enquanto a empresa de energia estatal ZESCO, que produz 80% da eletricidade na Zâmbia, está a caminho de se tornar propriedade de uma empresa chinesa, sublinha o RT.

Muitas das dívidas relacionam-se com projetos de construção financiados pela China. O gigante asiático obriga a Zâmbia a participar com 15% em todos os projetos, aumentando a dívida na progressão geométrica. Assim, caso as autoridades da Zâmbia não paguem os empréstimos, Pequim poderá confiscar os ativos.

Esta situação levou Reino Unido, Finlândia, Irlanda e Suécia a reter 34 milhões de dólares destinados a apoiar iniciativas da Zâmbia em educação e assistência social, temendo que esse dinheiro seja utilizado inapropriadamente, segundo informou a ministra das Finanças do país, Margaret Mwanakatwe.

A dívida externa da Zâmbia aumentou de 8,70 mil milhões de dólares no fim de 2017 para 9,37 mil milhões em junho deste ano, segundo a Reuters.

Além disso, o seu Ministério das Finanças anunciou, no fim de agosto, que a dívida pública do país atingiu os 14,6 mil milhões de dólares – 53% do PIB da Zâmbia. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro”.

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. Um aviso à navegação, para os papalvos do rectângulo… É a EDP, é a REN, é a TAP, são os seguros e os bancos… vendam, vendam… Depois vão pedir (a quem?) insolvência como o Diogo Vaz Guedes que ainda há poucos anos tantas postas de pescada do alto mandava…
    A triste conclusão é que os grandes empresários e dirigentes da tasca só se aguentaram enquanto foi possível mamar na teta do Estado. Agora que o desmando acabou e que é necessário desmamar os mamões, é vê-los cair que nem tordos…

    • Não caem, fazem de conta que caem, mas as dívida ficam para os outros….bancos que ficam sem os valores e depois…por causa da crise financeira de contagio…… os impostos pagam, e para reduzir custos, despedem-se trabalhadores, flexibilizam-se as leis laborais … mas os VAZ GUEDES, coitados, continuam na mesma.
      Havia um colega meu que costumava dizer “TEMOS É QUE TER PENA DOS RICOS ,NAS CRISES, POIS OS POBREZINHOS JÁ ESTÃO HABITUADOS A REMEDIAR-SE”

      • Camarada:
        Nada disso estás a ver ao contrário ou então és cego quem vendeu tudo aos chineses foi o Passos Coelhone por isso põe ele lá outra vez para acabar de vender o país aos chineses depois pode ir para lá o PCP para enriquecerem ou ainda não vistes que na China de comunistas já não tem nada.

        • Vítor, por haver gente burra como tu é que isto está como está! Informa-te primeiro. O Passos vendeu o restinho. E, na altura da crise. A maior parte foi vendida antes.

  2. A Zâmbia é só o primeiro de vários estados africanos, candidatos a serem escravos dos chineses.
    Angola e Moçambique já estão na lista negra, quando a China se tornou o primeiro parceiro comercial destes países. A dívida tem-se acumulado e será para pagar de uma forma ou de outra.
    Depois do colonialismo português, irão experimentar o colonialismo chinês, e ainda terão saudades dos portugueses !

    • em angola ja ha uma provincia que foi dada aos chineses como pagamento de um emprestimo que a china fez ao pais.
      como nao têm com que pagar, o ex-PR (eduardo dos santos) ofereceu essa provincia como pagamento
      por isso nao se admirem dos chiuneses fazerem de africa uma sucursal da republlca da china

  3. Portugal vai seguir o mesmo caminho. Vamos ver! provavelmente até vai ser melhor já que eles são comunistas e dividem tudo com o povo.

  4. Há 130 (cento e trinta) anos PORTUGAL RECLAMAVA SOBERANIA SOBRE O TERRITÓRIO QUE HOJE É O PAÍS ZÂMBIA, ex- Rodésia do Norte – MAPA COR-DE-ROSA! Como o então Império Britânico também se considerava com «direito» ao mesmo… Ultimatum Inglês… Propaganda do partido republicano contra o rei. Carlos, etc.
    Na versão inicial do atual hino de Portugal: « contra os BRETÕES, marchar, marchar»!
    Quem diria que passados 130 anos tanto essa parcela do «mapa cor-de-rosa» como a potência colonial europeia que pretendia ser sua soberana, estavam endividados desta forma à China, quase na mesma situação de «penhora»!
    As voltas a que a história dá!

  5. Não se recordam que portugla já foi vendido à china?
    Quem é que manda aqui? Há duvidas!
    1 em cada 4 habitantes deste planeta são chineses, produzem mais de 50% da tecnologia de consumo em massa.

  6. Negócios da China, ou pensam que eles – os chineses – têm os olhos em bico para quê? E é a RPC “comunista”… olha se fossem “capitalistas”…!!!

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …