A China está (literalmente) a comprar um país africano

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China.

O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas promissoras indústrias de extração, inclusive de diamantes.

Segundo a revista Africa Confidential, a atual crise no país africano deve-se à enorme dívida perante empresas e fundos chineses que não é capaz de pagar.

A rede estatal de rádio e televisão ZNBC já é detida pela China, enquanto a empresa de energia estatal ZESCO, que produz 80% da eletricidade na Zâmbia, está a caminho de se tornar propriedade de uma empresa chinesa, sublinha o RT.

Muitas das dívidas relacionam-se com projetos de construção financiados pela China. O gigante asiático obriga a Zâmbia a participar com 15% em todos os projetos, aumentando a dívida na progressão geométrica. Assim, caso as autoridades da Zâmbia não paguem os empréstimos, Pequim poderá confiscar os ativos.

Esta situação levou Reino Unido, Finlândia, Irlanda e Suécia a reter 34 milhões de dólares destinados a apoiar iniciativas da Zâmbia em educação e assistência social, temendo que esse dinheiro seja utilizado inapropriadamente, segundo informou a ministra das Finanças do país, Margaret Mwanakatwe.

A dívida externa da Zâmbia aumentou de 8,70 mil milhões de dólares no fim de 2017 para 9,37 mil milhões em junho deste ano, segundo a Reuters.

Além disso, o seu Ministério das Finanças anunciou, no fim de agosto, que a dívida pública do país atingiu os 14,6 mil milhões de dólares – 53% do PIB da Zâmbia. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro”.

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Um aviso à navegação, para os papalvos do rectângulo… É a EDP, é a REN, é a TAP, são os seguros e os bancos… vendam, vendam… Depois vão pedir (a quem?) insolvência como o Diogo Vaz Guedes que ainda há poucos anos tantas postas de pescada do alto mandava…
    A triste conclusão é que os grandes empresários e dirigentes da tasca só se aguentaram enquanto foi possível mamar na teta do Estado. Agora que o desmando acabou e que é necessário desmamar os mamões, é vê-los cair que nem tordos…

    • Não caem, fazem de conta que caem, mas as dívida ficam para os outros….bancos que ficam sem os valores e depois…por causa da crise financeira de contagio…… os impostos pagam, e para reduzir custos, despedem-se trabalhadores, flexibilizam-se as leis laborais … mas os VAZ GUEDES, coitados, continuam na mesma.
      Havia um colega meu que costumava dizer “TEMOS É QUE TER PENA DOS RICOS ,NAS CRISES, POIS OS POBREZINHOS JÁ ESTÃO HABITUADOS A REMEDIAR-SE”

      • Camarada:
        Nada disso estás a ver ao contrário ou então és cego quem vendeu tudo aos chineses foi o Passos Coelhone por isso põe ele lá outra vez para acabar de vender o país aos chineses depois pode ir para lá o PCP para enriquecerem ou ainda não vistes que na China de comunistas já não tem nada.

        • Vítor, por haver gente burra como tu é que isto está como está! Informa-te primeiro. O Passos vendeu o restinho. E, na altura da crise. A maior parte foi vendida antes.

  2. A Zâmbia é só o primeiro de vários estados africanos, candidatos a serem escravos dos chineses.
    Angola e Moçambique já estão na lista negra, quando a China se tornou o primeiro parceiro comercial destes países. A dívida tem-se acumulado e será para pagar de uma forma ou de outra.
    Depois do colonialismo português, irão experimentar o colonialismo chinês, e ainda terão saudades dos portugueses !

    • em angola ja ha uma provincia que foi dada aos chineses como pagamento de um emprestimo que a china fez ao pais.
      como nao têm com que pagar, o ex-PR (eduardo dos santos) ofereceu essa provincia como pagamento
      por isso nao se admirem dos chiuneses fazerem de africa uma sucursal da republlca da china

  3. Portugal vai seguir o mesmo caminho. Vamos ver! provavelmente até vai ser melhor já que eles são comunistas e dividem tudo com o povo.

  4. Há 130 (cento e trinta) anos PORTUGAL RECLAMAVA SOBERANIA SOBRE O TERRITÓRIO QUE HOJE É O PAÍS ZÂMBIA, ex- Rodésia do Norte – MAPA COR-DE-ROSA! Como o então Império Britânico também se considerava com «direito» ao mesmo… Ultimatum Inglês… Propaganda do partido republicano contra o rei. Carlos, etc.
    Na versão inicial do atual hino de Portugal: « contra os BRETÕES, marchar, marchar»!
    Quem diria que passados 130 anos tanto essa parcela do «mapa cor-de-rosa» como a potência colonial europeia que pretendia ser sua soberana, estavam endividados desta forma à China, quase na mesma situação de «penhora»!
    As voltas a que a história dá!

  5. Não se recordam que portugla já foi vendido à china?
    Quem é que manda aqui? Há duvidas!
    1 em cada 4 habitantes deste planeta são chineses, produzem mais de 50% da tecnologia de consumo em massa.

  6. Negócios da China, ou pensam que eles – os chineses – têm os olhos em bico para quê? E é a RPC “comunista”… olha se fossem “capitalistas”…!!!

  7. Em África os chineses vão tomando conta da economia a todos os níveis numa primeira fase, depois passarão à seguinte que será esta que agora estará em ensaio “vírus” e lá se vai a raça negra para os anjinhos, por cá “Europa” vão testando também a nossa capacidade e como somos extremamente receptivos a colaborar “globalização” possivelmente também, embora com estatuto de mais espertos, levaremos a mesma volta pois não haverá contemplações para ninguém.

  8. A Tap, está falida !!! Grande novidade !!! Mas as promessas de investimento , do brasileiro ???
    Do dinheiro , que diz ter colocado , todos sabemos , que não era dele , foram os bancos , inclusive bancos chineses ,!!!! Mas não tinham dito , o dinheiro era das empresas dele ?? Os senhores do negocio e dos vistos gold , onde estão ??? O negocio dos submarinos , quem ganhou as comissões ?? o que lhes aconteceu ???
    Na Alemanha, houve condenações , por cá , ainda estou a espera , e os culpados , estão todos , no bom ,
    e quem pagou ?? Os mesmos , depois queixam-se , que o governo aumenta os impostos!!! mas não dizem e agora vão dizer , que este Governo , e só com os Governos do PS , é que o país , acaba na banca rota mas não dizem , que contribuíram para a desfecho .
    Mas com os políticos , que temos , e agora com partidos , geridos por gente da nova geração , que nunca souberam , nem sabem , o que outros passaram , para eles e porventura os pais , viverem a grande , outros ouve que passaram fome e trabalho de escravo , porque por cá , também havia escravos , mas —
    com vergonha , como agora está a acontecer , andavam escondidos .
    Mas só conheci uma pessoa digna desse nome , que não está na politica . alguns políticos , só de nome , porque de políticos , nada tem . Esquecem-se das leis que fizeram , par ajudar os amigos , em empresas com capitais chineses , e não tem vergonha , de fazer baixar os preços , dos serviços prestados por essas empresas , que tem , cada vez mais lucros a custa do povo .
    Só um exemplo , aqui a 5/6 anos o barril do petróleo , estava nos 150 dólares , a gasolina super custava 1.550 euros
    , agora com o barril abaixo dos 20 dólares , está a cerca de 1.055 , que é que ganha a Petrogal !!!
    os capitais , são de quem ???? Embora os impostos, sejam demasiados , quem ganha a parte de leão ???
    Com estes , projectos de políticos …. vamos de mal a pior .
    cuidem-se

  9. Há 3 ou 4 gerações atrás, mesmo quem não sabia ler nem escrever dizia: “quando o mundo for dominado pelos chineses, o mundo acaba”… Olhem que não sei se não vai acontecer mesmo isso…

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …