A China está (literalmente) a comprar um país africano

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China.

O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas principais infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas promissoras indústrias de extração, inclusive de diamantes.

Segundo a revista Africa Confidential, a atual crise no país africano deve-se à enorme dívida perante empresas e fundos chineses que não é capaz de pagar.

A rede estatal de rádio e televisão ZNBC já é detida pela China, enquanto a empresa de energia estatal ZESCO, que produz 80% da eletricidade na Zâmbia, está a caminho de se tornar propriedade de uma empresa chinesa, sublinha o RT.

Muitas das dívidas relacionam-se com projetos de construção financiados pela China. O gigante asiático obriga a Zâmbia a participar com 15% em todos os projetos, aumentando a dívida na progressão geométrica. Assim, caso as autoridades da Zâmbia não paguem os empréstimos, Pequim poderá confiscar os ativos.

Esta situação levou Reino Unido, Finlândia, Irlanda e Suécia a reter 34 milhões de dólares destinados a apoiar iniciativas da Zâmbia em educação e assistência social, temendo que esse dinheiro seja utilizado inapropriadamente, segundo informou a ministra das Finanças do país, Margaret Mwanakatwe.

A dívida externa da Zâmbia aumentou de 8,70 mil milhões de dólares no fim de 2017 para 9,37 mil milhões em junho deste ano, segundo a Reuters.

Além disso, o seu Ministério das Finanças anunciou, no fim de agosto, que a dívida pública do país atingiu os 14,6 mil milhões de dólares – 53% do PIB da Zâmbia. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro”.

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Um aviso à navegação, para os papalvos do rectângulo… É a EDP, é a REN, é a TAP, são os seguros e os bancos… vendam, vendam… Depois vão pedir (a quem?) insolvência como o Diogo Vaz Guedes que ainda há poucos anos tantas postas de pescada do alto mandava…
    A triste conclusão é que os grandes empresários e dirigentes da tasca só se aguentaram enquanto foi possível mamar na teta do Estado. Agora que o desmando acabou e que é necessário desmamar os mamões, é vê-los cair que nem tordos…

    • Não caem, fazem de conta que caem, mas as dívida ficam para os outros….bancos que ficam sem os valores e depois…por causa da crise financeira de contagio…… os impostos pagam, e para reduzir custos, despedem-se trabalhadores, flexibilizam-se as leis laborais … mas os VAZ GUEDES, coitados, continuam na mesma.
      Havia um colega meu que costumava dizer “TEMOS É QUE TER PENA DOS RICOS ,NAS CRISES, POIS OS POBREZINHOS JÁ ESTÃO HABITUADOS A REMEDIAR-SE”

      • Camarada:
        Nada disso estás a ver ao contrário ou então és cego quem vendeu tudo aos chineses foi o Passos Coelhone por isso põe ele lá outra vez para acabar de vender o país aos chineses depois pode ir para lá o PCP para enriquecerem ou ainda não vistes que na China de comunistas já não tem nada.

        • Vítor, por haver gente burra como tu é que isto está como está! Informa-te primeiro. O Passos vendeu o restinho. E, na altura da crise. A maior parte foi vendida antes.

  2. A Zâmbia é só o primeiro de vários estados africanos, candidatos a serem escravos dos chineses.
    Angola e Moçambique já estão na lista negra, quando a China se tornou o primeiro parceiro comercial destes países. A dívida tem-se acumulado e será para pagar de uma forma ou de outra.
    Depois do colonialismo português, irão experimentar o colonialismo chinês, e ainda terão saudades dos portugueses !

    • em angola ja ha uma provincia que foi dada aos chineses como pagamento de um emprestimo que a china fez ao pais.
      como nao têm com que pagar, o ex-PR (eduardo dos santos) ofereceu essa provincia como pagamento
      por isso nao se admirem dos chiuneses fazerem de africa uma sucursal da republlca da china

  3. Portugal vai seguir o mesmo caminho. Vamos ver! provavelmente até vai ser melhor já que eles são comunistas e dividem tudo com o povo.

  4. Há 130 (cento e trinta) anos PORTUGAL RECLAMAVA SOBERANIA SOBRE O TERRITÓRIO QUE HOJE É O PAÍS ZÂMBIA, ex- Rodésia do Norte – MAPA COR-DE-ROSA! Como o então Império Britânico também se considerava com «direito» ao mesmo… Ultimatum Inglês… Propaganda do partido republicano contra o rei. Carlos, etc.
    Na versão inicial do atual hino de Portugal: « contra os BRETÕES, marchar, marchar»!
    Quem diria que passados 130 anos tanto essa parcela do «mapa cor-de-rosa» como a potência colonial europeia que pretendia ser sua soberana, estavam endividados desta forma à China, quase na mesma situação de «penhora»!
    As voltas a que a história dá!

  5. Não se recordam que portugla já foi vendido à china?
    Quem é que manda aqui? Há duvidas!
    1 em cada 4 habitantes deste planeta são chineses, produzem mais de 50% da tecnologia de consumo em massa.

  6. Negócios da China, ou pensam que eles – os chineses – têm os olhos em bico para quê? E é a RPC “comunista”… olha se fossem “capitalistas”…!!!

  7. Em África os chineses vão tomando conta da economia a todos os níveis numa primeira fase, depois passarão à seguinte que será esta que agora estará em ensaio “vírus” e lá se vai a raça negra para os anjinhos, por cá “Europa” vão testando também a nossa capacidade e como somos extremamente receptivos a colaborar “globalização” possivelmente também, embora com estatuto de mais espertos, levaremos a mesma volta pois não haverá contemplações para ninguém.

  8. A Tap, está falida !!! Grande novidade !!! Mas as promessas de investimento , do brasileiro ???
    Do dinheiro , que diz ter colocado , todos sabemos , que não era dele , foram os bancos , inclusive bancos chineses ,!!!! Mas não tinham dito , o dinheiro era das empresas dele ?? Os senhores do negocio e dos vistos gold , onde estão ??? O negocio dos submarinos , quem ganhou as comissões ?? o que lhes aconteceu ???
    Na Alemanha, houve condenações , por cá , ainda estou a espera , e os culpados , estão todos , no bom ,
    e quem pagou ?? Os mesmos , depois queixam-se , que o governo aumenta os impostos!!! mas não dizem e agora vão dizer , que este Governo , e só com os Governos do PS , é que o país , acaba na banca rota mas não dizem , que contribuíram para a desfecho .
    Mas com os políticos , que temos , e agora com partidos , geridos por gente da nova geração , que nunca souberam , nem sabem , o que outros passaram , para eles e porventura os pais , viverem a grande , outros ouve que passaram fome e trabalho de escravo , porque por cá , também havia escravos , mas —
    com vergonha , como agora está a acontecer , andavam escondidos .
    Mas só conheci uma pessoa digna desse nome , que não está na politica . alguns políticos , só de nome , porque de políticos , nada tem . Esquecem-se das leis que fizeram , par ajudar os amigos , em empresas com capitais chineses , e não tem vergonha , de fazer baixar os preços , dos serviços prestados por essas empresas , que tem , cada vez mais lucros a custa do povo .
    Só um exemplo , aqui a 5/6 anos o barril do petróleo , estava nos 150 dólares , a gasolina super custava 1.550 euros
    , agora com o barril abaixo dos 20 dólares , está a cerca de 1.055 , que é que ganha a Petrogal !!!
    os capitais , são de quem ???? Embora os impostos, sejam demasiados , quem ganha a parte de leão ???
    Com estes , projectos de políticos …. vamos de mal a pior .
    cuidem-se

  9. Há 3 ou 4 gerações atrás, mesmo quem não sabia ler nem escrever dizia: “quando o mundo for dominado pelos chineses, o mundo acaba”… Olhem que não sei se não vai acontecer mesmo isso…

  10. O governo português que ponha aqui os olhos! Sistematicamente os nossos governos, sempre foram sensíveis a oportunidades de ocasião que “pareçam “ vantajosas a curto prazo. O futuro, pouco lhes importa, parece. E esta vai ser a estratégia chinesa para o futuro próximo. Como está mais que visto o que os chineses pretendem, só cai quem quer, ou vender a pátria a qualquer preço, para alguns, seja uma forma de fazer fortuna com o que não lhes pertence.

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …