A China vai tentar cultivar batatas na Lua

billdavis6959 / Flickr

Sonda chinesa Chang’e 3

A missão lunar chinesa Chang’e 4, que deve ser lançada no final deste ano, vai tentar cultivar plantas na Lua, nomeadamente batatas, parte de uma experiência que visa constituir colónias espaciais, informou hoje a imprensa chinesa.

A Chang’e 4, a segunda sonda chinesa que aterrará na superfície lunar, vai transportar um recipiente com sementes de batatas e de arabidopsis, uma planta herbácea, de forma a testar o seu cultivo na Lua.

Além disso, vão ser ainda levados ovos de bichos-da-seda, e a sua evolução vai ser gravada em vídeo, para ser observada a partir da Terra.

Designada “mini biosfera lunar“, a experiência foi selecionada entre mais de 200 propostas apresentadas ao programa espacial chinês, e conta com a participação de 28 universidades do país.

O programa Chang’e começou em 2007, com o lançamento de uma primeira sonda orbital e, desde então, levou à Lua quatro sondas. A longo prazo o programa chinês tem como objetivo lançar uma missão tripulada à Lua.

A missão espacial chinesa foi assim batizada uma vez que, de acordo com uma lenda chinesa, Chang’e é o nome da deusa que vive na Lua.

O programa espacial chinês iniciou-se há duas décadas e hoje dispõe de foguetões, taikonautas e uma estação espacial próprios, além de planos para a instalação de uma base autónoma na Lua.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Alinho…!!! Cultivar uma horta na Lua, sempre foi o meu sonho de criança. E então de batatas, ainda melhor! Veremos é se as batatas depois de produzidas, não começam a cair na Terra…

  2. A notícia é só isto? Então e água? E a falta de filtro de ozono para protecção das radiações solares? Pelo menos não têm que se preocupar com o escaravelho e com o míldio! Não era melhor experimentar com cactos?

    • Os escaravelhos levam eles logo antes de plantar as batatas para eles se irem habituando ao frio, assim que as batatas nasçam eles começam na “poda” da rama.

RESPONDER

Dois membros do "La Manada" condenados a mais três anos de prisão

A Justiça espanhola condenou, esta quarta-feira, dois dos cinco membros do grupo "La Manada" a três anos e três meses de prisão e a uma multa de 5.670 euros por terem gravado a violação. Os cinco …

Na Austrália, há cães treinados para farejar e resgatar coalas encurralados pelos incêndios

Cães treinados para encontrar coalas estão a ajudar as equipas de resgate a salvar os animais nos devastadores incêndios da Austrália. "Bear", um cão de raça coolie australiano, integra a equipa de busca e salvamento em …

Grécia vai fechar os três maiores campos de refugiados nas ilhas do Mar Egeu

A Grécia anunciou, esta quarta-feira, que os três maiores campos de migrantes nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios, no Mar Egeu, serão fechados e substituídos por estruturas fechadas que triplicarão a sua capacidade. "Descongestionar as …

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …