China critica comentários “ignorantes” do secretário de Estado norte-americano

Gage Skidmore / Flickr

O secretário de Estado norte americano, Mike Pompeo

A imprensa oficial chinesa classificou esta segunda-feira de “ignorantes e mal-intencionadas” as afirmações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que pediu aos líderes da América Latina que mantenham os “olhos bem abertos” para os investimentos chineses.

“Os seus comentários expõem a atitude intimidatória dos Estados Unidos na região, mas os dias em que Washington podia ditar a sua vontade nesses países já vão longe”, lê-se no editorial do jornal em língua inglesa China Daily.

Este fim de semana, Pompeo avisou que, “em algumas partes do mundo, os investimentos chineses deixaram os países numa situação má, e que isso nunca deveria acontecer”.

O China Daily classificou as afirmações de Mike Pompeo de “ocas”, “não baseadas em factos ou na realidade” e “sintoma das inseguranças dos Estados Unidos na região”. “A China procura sempre a cooperação com outros países no espírito do respeito, igualdade e benefício mútuo”, afirmou.

O jornal oficial Global Times considerou nesta segunda-feira os comentários de Pompeo “desrespeitosos” e acusou Washington de tentar “abrir uma brecha” entre as “crescentes” relações sino-latino-americanas.

Em junho, o Panamá rompeu relações diplomáticas com Taiwan e estabeleceu relações com Pequim. Este ano, outros dois outros países latino-americanos, El Salvador e República Dominicana, seguiram o mesmo caminho.

Washington está revoltado com isto e, no mês passado, criticou esses três países por terem cortado relações com Taiwan, o que é uma óbvia interferência nas suas soberanias”, denunciou o Global Times.

As declarações de Pompeo surgem numa altura de crescentes disputas comerciais entre os EUA e a China, suscitadas pela ambição chinesa para o setor tecnológico, com os países a punirem as exportações de ambos os lados com taxas alfandegárias.

Em fevereiro, o então chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, advertiu também a América Latina para os avanços dos “predadores” Rússia e China, que só se preocupam com o “benefício próprio”. Tillerson acusou o país asiático de procurar “lucros a curto prazo” e prejudicar a indústria dos países da região.

Segundo a Comissão Económica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal), o comércio entre a China e a América Latina fixou-se, no ano passado, nos 266.000 milhões de dólares (215.600 milhões de euros).

Ao longo da última década, a China emprestou aos países da região 141.000 milhões de dólares (114.300 milhões de euros).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …