China constrói maior radiotelescópio do mundo para detetar vida extraterrestre

sc CCTV+ / Youtube

-

A China está a construir o maior radiotelescópio do mundo na província de Guizhou, no sudoeste do país, para entre outras coisas, tentar detetar vida extraterrestre.

O projeto, que começou em junho de 2011, tem um custo estimado em 110 milhões de dólares, cerca de 96 milhões de euros, avança a BBC.

O radiotelescópio terá 4,6 mil painéis triangulares e vai estar localizado numa cavidade natural, conhecida como “karst”, para dar suporte ao disco do telescópio.

Terá uma estrutura semelhante à do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, atualmente o maior observatório do mundo, com 305 metros de diâmetro.

O novo radiotelescópio, que deve estar concluído em setembro do próximo ano, quer ocupar esse trono e, por isso, vai ter 500 metros de diâmetro – área que ocupa o equivalente a 30 campos de futebol.

A China espera que a alta precisão deste radiotelescópio permita aos astrónomos estudar a Via Láctea e outras galáxias, que seja capaz de detetar estrelas a grande distância da Terra e ainda que funcione como uma poderosa estação terrestre para missões espaciais.

A maior expectativa, no entanto, continua a ser a de que este projeto potencialize a incessante procura pela vida extraterrestre.

Em julho deste ano, a NASA anunciou a descoberta do Kepler 452-B, um planeta com características semelhantes às da Terra e cuja proximidade com o Sol é ideal para apoiar a existência de uma atmosfera e água no estado líquido.

Segundo especialistas, porém, ainda não é possível detetar sinais de rádio ou potenciais indícios de vida extraterrestre com a infraestrutura atualmente disponível.

A agência espacial acredita, contudo, que o cenário se vai alterar quando o FAST – Five hundred meter Aperture Spherical Telescopeigla – iniciar os trabalhos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …