China constrói maior radiotelescópio do mundo para detetar vida extraterrestre

sc CCTV+ / Youtube

-

A China está a construir o maior radiotelescópio do mundo na província de Guizhou, no sudoeste do país, para entre outras coisas, tentar detetar vida extraterrestre.

O projeto, que começou em junho de 2011, tem um custo estimado em 110 milhões de dólares, cerca de 96 milhões de euros, avança a BBC.

O radiotelescópio terá 4,6 mil painéis triangulares e vai estar localizado numa cavidade natural, conhecida como “karst”, para dar suporte ao disco do telescópio.

Terá uma estrutura semelhante à do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, atualmente o maior observatório do mundo, com 305 metros de diâmetro.

O novo radiotelescópio, que deve estar concluído em setembro do próximo ano, quer ocupar esse trono e, por isso, vai ter 500 metros de diâmetro – área que ocupa o equivalente a 30 campos de futebol.

A China espera que a alta precisão deste radiotelescópio permita aos astrónomos estudar a Via Láctea e outras galáxias, que seja capaz de detetar estrelas a grande distância da Terra e ainda que funcione como uma poderosa estação terrestre para missões espaciais.

A maior expectativa, no entanto, continua a ser a de que este projeto potencialize a incessante procura pela vida extraterrestre.

Em julho deste ano, a NASA anunciou a descoberta do Kepler 452-B, um planeta com características semelhantes às da Terra e cuja proximidade com o Sol é ideal para apoiar a existência de uma atmosfera e água no estado líquido.

Segundo especialistas, porém, ainda não é possível detetar sinais de rádio ou potenciais indícios de vida extraterrestre com a infraestrutura atualmente disponível.

A agência espacial acredita, contudo, que o cenário se vai alterar quando o FAST – Five hundred meter Aperture Spherical Telescopeigla – iniciar os trabalhos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …