Xiaomi

As fábricas estão a tornar-se os novos showrooms para as marcas chinesas de elétricos, com as visitas a ser muito concorridas. A automatização da maioria do trabalho é a principal atração.
As visitas a fábricas de veículos elétricos estão a tornar-se um fenómeno inesperado na China, atraindo dezenas de milhares de visitantes entusiasmados todos os meses.
A liderar a tendência está a Xiaomi, a gigante tecnológica que se tornou fabricante de carros elétricos, que começou a oferecer visitas públicas à sua fábrica em Pequim no início de 2025.
A experiência inclui não só uma visão de perto das linhas de produção altamente automatizadas da empresa, mas também um teste a alta velocidade no SU7 EV.
O que começou como uma oferta limitada de três visitas por mês, rapidamente se transformou numa iniciativa de grande escala.
A Xiaomi oferece agora visitas em dias úteis e fins de semana, recebendo mais de 1100 visitantes por mês. No entanto, a procura ainda supera em muito a oferta — mais de 27 000 candidaturas foram enviadas num dia após a abertura das vagas para julho.
As visitas conquistaram o público, muitos dos quais nem sequer são potenciais compradores de automóveis. Em vez disso, são atraídos pelo espetáculo da robótica avançada, pelas linhas de produção elegantes e pelas palestras e entrevistas do carismático fundador da Xiaomi, Lei Jun.
Os visitantes visitam três linhas de produção ativas e experimentam a velocidade e a aceleração do SU7 em primeira mão numa pista de corridas, explica a Wired.
A fábrica da Xiaomi, com 91% de automação, exemplifica a mudança da China para a manufatura “lights-out” (luzes apagadas) — fábricas tão avançadas que podem operar sem trabalhadores humanos.
Yuanyuan, uma mãe residente em Pequim que visitou com a fábrica com a filha de 13 anos, observou a escassez de mão-de-obra humana: “Eram apenas braços robóticos a fazer o trabalho”, disse. A sua filha saiu com um pensamento preocupante: “Preciso de estudar mais, ou não vou encontrar trabalho no futuro. Serão os robôs a fazer tudo.”
O boom dos passeios pela fábrica também está a ser abraçado por outros fabricantes de automóveis. A Nio, outro líder chinês em veículos elétricos, abriu a sua fábrica em Hefei ao público em 2024, recebendo mais de 130 000 visitantes.
A sua oficina possui linhas de produção totalmente automatizadas. Os tours da Nio custam cerca de 14 dólares ou podem ser acedidos através de pontos de fidelização, o que os torna uma ferramenta de marketing e de envolvimento do cliente.
Os especialistas afirmam que estas experiências fazem parte de uma estratégia mais ampla das fabricantes automóveis chinesas emergentes para se ligarem diretamente aos consumidores mais jovens e atentos à tecnologia.
Algumas empresas estão mesmo a convidar os alunos do ensino básico a visitar as suas fábricas, uma estratégia a longo prazo para construir afinidade com a marca desde cedo.