Os chimpanzés tendem a ser amigos do pai (mesmo não sabendo se o é)

Uma nova investigação aborda as relações emocionais dos chimpanzés, nomeadamente o reconhecimento dos pais biológicos e a correlação genética desses vínculos emocionais.

Os chimpanzés são animais extremamente sociais que, quando atingem a idade adulta, formam fortes laços entre eles. Estes laços proporcionam-lhes vários benefícios, como proteção mútua e partilha de alimentos.

Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Michigan e da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, publicou um artigo científico no American Journal of Primatology que contém as conclusões dos cientistas após várias observações de laços que se formam entre estes animais.

Depois de observarem as relações sociais de 19 chimpanzés adolescentes do sexo masculino, com idades entre os 12 e os 21 anos, a equipa concluiu que, normalmente, os chimpanzés tendem a criar laços de amizade com os irmãos maternos ou com machos mais velhos – entre eles os próprios pais biológicos.

De acordo com o IFL Science, aos 12 anos, quando os chimpanzés rompem a ligação de dependência que até esta idade mantêm com a mãe, estes animais começam a fazer fortes amizades com machos. Estes laços variam em proximidade – ou seja, os chimpanzés do mesmo subgrupo alimentaram-se juntos, usaram os dedos do amigo para pentear os seus pêlos e não se afastaram mais do que 4,5 metros um do outro.

Aaron Sandel, professor de Antropologia na Universidade do Texas, defende que este tipo de interação é equivalente a uma reunião de humanos num café, por exemplo.

Os cientistas observaram ainda que os chimpanzés mais novos passavam mais tempo perto dos seus irmãos maternos. Ainda assim, muitos dos relacionamentos mais próximos foram estabelecidos entre machos idosos e “aposentados”, e envolviam até os pais biológicos.

Esta preferência de relacionamento foi atribuída a machos mais velhos que mantêm um bom relacionamento com a comunidade, mas que não competem por uma posição na hierarquia.

É como se os chimpanzés tivessem figuras paternas e alguns deles fossem o próprio pai”, explicou Sandel, sublinhando a diferença entre as fêmeas, que acasalam com machos diferentes durante a ovulação, por exemplo.

“Isto foi realmente surpreendente, porque as fêmeas do chimpanzé acasalam com vários machos enquanto ovulam, e não há cuidado por parte dos pais na criação de um chimpanzé. Por isso, não há razão para pensar que ela ou os próprios machos saibam quem é o pai dos seus filhos e vice-versa.”

Esta descoberta é peculiar, principalmente se levarmos em conta que as relações entre pai e filho nos chimpanzés surgem mesmo que os primeiros não se envolvam na criação do segundo, um ponto vital para o estabelecimento de relações entre pais e filhos em humanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …