Os chimpanzés acreditam em Deus? Descoberto um comportamento estranho

As povoações indígenas da África ocidental acumulavam pedras nas árvores consideradas sagradas, algo similar ao que fazem os chimpanzés dessa zona nos dias de hoje.

Investigadores da Universidade Humboldt, em Berlim, na Alemanha, descobriram recentemente um comportamento muito estranho por parte dos chimpanzés africanos.

Estes primatas parecem levar a cabo um ritual sagrado, que antes também era feito pelas povoações indígenas desse território.

No fundo, os chimpanzés lançam pedras a determinadas árvores até que estas se acumulem, um ritual que antes era feito por esses indígenas com árvores sagradas.

A equipa de investigadores acredita que não existe nenhum propósito funcional com esta ação e está muito intrigada para perceber o que leva estes primatas a fazê-lo.

“Esta é a primeira vez que se observa chimpanzés a usar ferramentas de pedra para um fim distinto sem ser o da busca por alimentos”, escrevem os investigadores no estudo, agora publicado na revista Nature.

As construções com pedras estão presentes em enterros e cemitérios desde as origens da Humanidade.

Aliás, este tipo de elementos constitui os primeiros testemunhos de comportamento religioso por parte dos seres humanos, o que leva a pensar os cientistas que estes chimpanzés podem também ter um ritual semelhante.

ZAP / RT

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acreditam mazé no c******* já é triste o suficiente ver milhoes de humanos a seguir essas tretas só faltava agora tambem querem fazer crer que os primatas tb acreditam… Só que para eles não parecer ser preciso livro nenhum pois não sabem ler lolol

  2. Talvez se trate apenas de um comportamento adquirido por observação das populações humanas indígenas, transmitido de geração em geração, sem um propósito específico.

  3. Associar deus a uma investigação cientifica como se fosse um parâmetro ou uma evidência é pouco científico, o que não é descoberta e é evidente é que estes símios mimetizam as populações indígenas.

  4. Se verificarem, jogaram as pedras sempre em árvores ocas ou com raízes largas, que fazem um som semelhante e a seguir fogem. Não é mais difícil descobrir um som desta maneira e a seguir fugir com medo do que arranjar pedras para partir alimentos.

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …