Chiclete com 10 mil anos continha o ADN mais antigo de Vikings

Natalija Kashuba / Stockholm University

Investigadores da Universidade de Estocolmo desenvolveram uma técnica para analisar o ADN numa chiclete desidratada para determinar quem o mastigou.

A equipe usou essa técnica e conseguiu recriar uma imagem da vida como um caçador-coletor na Escandinávia Neolítica. As chicletes antigos foram recuperados de um local de caça e pesca da Idade da Pedra chamado Huseby Klev, que fica na costa oeste da Suécia e foi escavado pela primeira vez na década de 1990.

Infelizmente, escreve o IFL Science, a maioria dos ossos humanos há muito tempo que se tinha degradado quando o local foi desenterrado, o que significa que os investigadores não puderam analisar nenhum ADN dos habitantes originais.

No entanto, os antigos ocupantes deixaram para trás pedaços de chiclete, feitos de alcatrão de casca de bétula. Em vez de usá-lo para refrescar o hálito, os caçadores mastigavam esse material para criar um adesivo para amarrar ferramentas e armas.

Com idades entre 9.540 e 9.880 anos, as chicletes continham saliva, da qual os cientistas conseguiram extrair o ADN mais antigo já sequenciado dessa região. Surpreendentemente, apesar da passagem de dez milénios, a equipa ainda conseguiu identificar três indivíduos, das quais duas eram mulheres e uma era do sexo masculino.

Esta descoberta fornece uma visão fascinante sobre os papéis de género dentro da cultura escandinava da Idade da Pedra, sugerindo que a produção de ferramentas era uma atividade realizada tanto por homens como por mulheres. Além disso, a descoberta de marcas de dentes de leite indica que as crianças também podem ter estado envolvidas nesse processo.

Escrevendo na revista Communications Biology, os autores observam que a descoberta também revela como a região funcionou como uma encruzilhada para a genética e cultura ocidental e oriental, já que os habitantes de Huseby Klev mostraram uma forte afinidade genética a outros grupos europeus ocidentais, enquanto grande parte da sua tecnologia parece ter sido moldada pelas influências eurasianas orientais.

O autor do estudo, Per Persson, disse um comunicado que “o ADN dessas antigas chicletes tem um enorme potencial, não apenas para rastrear a origem e o movimento dos povos, mas também para melhorar a compreensão sobre as suas relações sociais, as doenças e os alimentos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …