Apoios passam a incluir veículos elétricos com preço até 55 mil euros, caso tenham mais de 5 lugares. “Cheque” avança mesmo com a queda do governo.
O Executivo caiu, mas o governo fez na mesma aprovar o “cheque” de apoio à compra de veículos elétricos. Particulares podem receber até 4 mil euros de ajuda à compra.
E com uma novidade: agora, também se podem candidatar particulares que pretendam comprar um carro elétrico num valor até aos 55.000 euros, desde que esse veículo tenha mias de 5 lugares.
O apoio, cujas candidaturas o Jornal de Negócios avança que iniciam na próxima semana, é dado pelo Fundo Ambiental. Até agora ficava excluídos os veículos com “custo final de aquisição superior a 38.500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas”.
Esse limite de preços continua a ser aplicado para veículos com 5 ou menos lugares. Os restantes valores não sofrem alterações em relação ao apoio que estava já em vigor desde o ano passado.
IPSS, autarquias e autoridades de transportes também terão um apoio, e mais generoso do que os particulares: os já estipulados 5 mil euros.
“Com uma dotação global de 13,5 milhões de euros, queremos garantir que cada vez mais portugueses possam beneficiar de opções de transporte mais eficientes e amigas do ambiente”, diz Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia.
A dotação, nota o Negócios, subiu face ao ano passado, quando não existiram candidaturas suficientes para esgotar os 10 milhões definidos. As candidaturas foram abertas só no final do ano, e a entrega de um veículo usado com uma idade superior a 10 anos era condição necessária, o que terá diminuído a procura pelo cheque. Este ano, essa condição mantém-se.
E Classe-Média Portuguesa a pagar todo este chulanço.