Enzo e Félix reforçaram 11.º classificado da Premier League (onde se despede mais do que cá)

Vince Mignott / EPA

Chelsea despediu – outra vez – o seu treinador. Em Inglaterra despedem-se mais treinadores do que em Portugal, nesta época.

O Chelsea vai ter novamente outro treinador ao longo da temporada 2022/23.

Neste domingo, o clube de Londres anunciou a saída de Graham Potter, que “colaborou com o clube para facilitar uma transição suave”.

Graham Potter foi contratado logo no início da época, em Setembro, quando Thomas Tuchel deixou o Chelsea.

O inglês chegou no topo da carreira, já que ocupava o quarto lugar da Premier League, ao serviço do Brighton.

Tuchel tinha sido afastado logo a seguir a uma derrota inesperada, mas na Liga dos Campeões, contra o Dínamo Zagreb.

Nessa altura, no início de Setembro, o Chelsea estava no sexto lugar da Premier League. Agora está no 11.º posto.

Percurso realmente mau

O campeão europeu em 2021 tem tantas vitórias como derrotas (10) e soma apenas 38 pontos após 28 jogos realizados. Voltou a perder neste sábado, em casa, contra o Aston Villa.

Para termos uma noção da época do Chelsea, só por uma vez conseguiu mais do que duas vitórias seguidas no campeonato. E já foi entre Setembro e Outubro do ano passado (quatro triunfos seguidos).

Mas, por exemplo, logo a seguir a essas quatro vitórias consecutivas, só venceu dois jogos nas 15 jornadas seguintes. Duas vitórias em 15 jogos.

Recorde-se que foi para este Chelsea que Enzo Fernández seguiu, quando deixou o Benfica, pouco depois do grande Mundial 2022 que realizou. E também foi para onde João Félix viajou, igualmente em Janeiro deste ano.

Os dois ex-Benfica têm sido titulares mas, provavelmente, nem vão estar em competições europeias na próxima temporada: o Chelsea está a cinco pontos (e com cinco equipas pelo meio) da Liga Europa e a 12 pontos da Liga dos Campeões. Só faltam 10 jogos.

A única hipótese – pouco provável – de sucesso é a Liga dos Campeões. Mas o adversário nos quartos-de-final é… o Real Madrid.

Para já, Bruno Saltor, que estava na equipa técnica, é o sucessor de Potter. Esta foi a primeira vez que este Chelsea milionário despediu dois treinadores numa temporada.

Graham Potter tinha sido contratado por mais de 20 milhões de euros. Sai sete meses depois.

O que se passa na Premier League?

O Chelsea não foi o único clube a mudar de treinador neste domingo. O Leicester City fez o mesmo.

O campeão de 2016 anunciou que chegou a acordo com Brendan Rodgers, que deixa a equipa quatro anos depois de ter chegado.

Adam Sadler e Mike Stowell passam a comandar o penúltimo classificado Leicester, que estará a sentir muito a falta dos golos de Jamie Vardy.

Estas duas saídas representam um recorde: 12 treinadores afastados numa época da Premier League. Nunca tinha acontecido, reforça o MaisFutebol.

Agora a Premier League, por incrível que pareça, regista mais despedimentos nesta época do que a I Liga portuguesa (10).

Ainda faltam oito jornadas mas, para já, o campeonato português fica abaixo dos 12 despedimentos na época passada e dos 15 nas duas temporadas anteriores.

Voltando à Premier League, o nome que se destaca entre os treinadores há mais tempo num clube mora em Liverpool: Jürgen Klopp, que foi contratado em 2015.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.