Cheias em Díli causam mais de 20 milhões de dólares em danos

Government of Timor-Leste / Wikimedia

Primeiro-ministro de Timor Leste, Taur Matan Ruak

O levantamento ainda não está totalmente concluído, mas já aponta para estragos de mais de 18,3 milhões de euros devido às cheias da passada sexta-feira em Díli.

As cheias da passada sexta-feira em Díli, Timor-Leste, causaram mais de 20 milhões de dólares, cerca de 18,3 milhões de euros, em estragos e danos em infraestruturas essenciais, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro timorense.

“Estamos a fazer um levantamento que ainda não está totalmente concluído, que aponta para estragos de mais de 20 milhões de dólares”, disse Taur Matan Ruak, no final do encontro semanal com o Presidente de Timor-Leste. “As cheias afetaram muita população, muitas infraestruturas físicas, a rede elétrica, água, estradas, ribeiras. O Governo está a fazer um esforço grande para a recuperação das infraestruturas.”

Para a recuperação dessas infraestruturas, o Governo vai recorrer ao Fundo de Infraestruturas, em paralelo com o apoio de emergência aos mais de dez mil afetados, indicou.

O chefe do governo timorense acrescentou que é um processo complexo porque o Governo está a trabalhar com duodécimos desde 1 de janeiro, motivo pelo qual o Conselho de Ministros aprovou um pedido adicional de levantamento do Fundo Petrolífero de 250 milhões de dólares (228,78 milhões de euros).

Esse pedido tem agora de ser debatido e aprovado no Parlamento Nacional, que vai também discutir, na mesma altura, uma alteração à lei de gestão financeira para flexibilizar o regime duodecimal.

Treze “sucos” (freguesias) das zonas central e leste da capital timorense foram fortemente afetadas pelas cheias que deixaram mais de duas mil famílias e dez mil pessoas afetadas, com danos sérios a bens pessoais. Até ao momento a ajuda básica de emergência chegou apenas a cerca de 500 famílias.

As operações de limpeza ainda estão a decorrer e várias zonas continuam com restos de lama e detritos ainda por remover, a que se somam trabalhos intensos de limpeza de ribeiras.

Entretanto, os serviços de meteorologia timorenses alertaram para riscos de “tempestade com chuvas de intensidade forte a muito forte” na sexta-feira e sábado, com rajadas de vento de 25 a 45 quilómetros/hora em grande parte do território, incluindo a capital. Entre as áreas onde os serviços alertaram para a possibilidade de inundação, contam-se a maior parte dos municípios, incluindo a capital timorense.

Os serviços meteorológicos australianos, que monitorizam o estado do tempo em Timor-Leste, também apontaram para a possibilidade de chuva ou tempestades durante as tardes e noites dos próximos dois dias.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.