Chegou a primeira linha de Saúde 24 destinada a animais

A partir desta quarta-feira está disponível a Linha Saúde Animal 24, a primeira linha telefónica nacional de assistência em saúde veterinária, que pretende facilitar o cuidado médico urgente em animais.

De acordo com um comunicado da Saúde Animal 24, citado pelo Jornal de Notícias, o serviço tem uma equipa de médicos veterinários que irão responder a dúvidas sobre nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública.

A linha telefónica “tem como objetivo esclarecer as questões que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias, encaminhando os clientes para uma clínica ou um hospital veterinário da sua freguesia”, lê-se no site do projeto.

Inicialmente, cada chamada é atendida por uma mensagem de voz, que indica para a pessoa desligar o telefone, informando que o serviço irá telefonar de volta, sem quaisquer custos acrescidos.

Segundo a médica veterinária e co-fundadora do projeto, Carolina Rebelo, a equipa apostou nesta ideia devido ao isolamento geográfico que pode comprometer a visita ou o aconselhamento veterinário.

“Cerca de 70% dos gatos e entre 30 a 40% de cães nunca foram vistos por um veterinário ou foram apenas a uma única consulta durante toda a vida”, explica ao JN.

Esta iniciativa dirige-se a todas as pessoas que convivem ou trabalham com animais de companhia e exóticos – e dá igualmente resposta a quem pretende adquirir um animal de estimação.

A Linha Saúde Animal 24 está disponível de forma permanente e pode ser contactada através do número 760 450 911.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …