Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar menos)

NASA

O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos a um eclipse solar parcial

A agência espacial norte-americana, NASA, vai transmitir ao vivo o eclipse solar desta segunda-feira, através do Facebook e Twitter. O fenómeno deve durar cerca de 3 horas, mas o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos.

Além do feed da NASA, o Facebook vai fazer a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Este livestream será totalmente interativo, para que o utilizador possa olhar em volta e sentir que está realmente a acompanhar o evento ao vivo.

A excitação é muita, nos EUA. Mas o que torna este eclipse um evento tão especial?

Antes de mais, este é o primeiro eclipse total do sol em 38 anos. A última vez que os norte-americanos assistiram a um eclipse solar total foi em 1979 – e o último que foi visível em todo o país foi há 99 anos, em 1918.

Durante os 2 minutos de eclipse, uma duração recorde, os cientistas da agência espacial norte-americana esperam poder observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta, “uma experiência realizada e oferecida amavelmente pela natureza”.

A NASA vai lançar dois bombardeiros WB-57F para perseguirem a sombra da Lua durante o eclipse e transmitir imagens do fenómeno durante mais tempo. Espera-se que os bombardeiros modificados WB-57F permitam aos cientistas observar o eclipse durante mais um minuto e dez segundos.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse vai alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 cm, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos uns 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e de África também será possível admirar parcialmente o fenómeno astronómico. Em Portugal Continental o eclipse é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorre às 20:23, e o ocaso da Lua ocorre às 20:21.

Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorrerá às 20:46, e o ocaso da Lua às 20:45.

Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz, fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

ZAP // CanalTech / NASA

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu deus.creio.que já seja sim.os fins dos tempos.uma coisa atrás da outra.temos muito já se..pegar com deus.pq nesse momento é só ele pra nós salvar de todas essas coisas que estar acontecendo.

  2. Creio que este e um fenomeno natural, e que nao nos fara mal, mas o ser humano , e que abala a natureza transformandoa a seu bel, inrresponsavel prazer, advindo dai as catastrofes, porque, ninguem e de ferro muito menos a natureza.

  3. “Um quilo mais leve”? 1000g?! 1000000mg?! Sério?! “lançar dois bombardeiros WB-57F”? lançar? bombardeiros? Por amor da santa editem lá estes disparates todos…

  4. “Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país”. Esta afirmação é falsa. O trajecto do eclipse vai apenas de Lincoln Beach, em Oregon, até Charleston, na Carolina do Sul, através de uma estreita trajectória de oeste para leste (tendo em conta as dimensões dos EUA) – apenas 14 estados. Ver link https://cvas-utahskies.org/wp-content/uploads/2016/10/Eclipse-Times.jpg

    Por outro lado, de acordo com o link (e outros) http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/eclipse-solar-ira-cobrir-o-sol-completamente-nos-eua-nesta-segunda.ghtml, o sol ficará completamente preto durante pouco tempo: 2 minutos e 40 segundos. No vosso artigo dizem que “o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos”. Parece-me que a vossa estimativa é “supersónica”!!!

  5. Cara equipa ZAP:
    O facto de vós responderdes aos comentários dos leitores dá a esta página um grau de humanidade assinalável! Ao contrário de outros, como por exemplo o JN.pt, que não só não responde, como, curiosamente, sempre que as notícias são sobre temas “sensíveis” (sexualidades, pedofilia, religião, terrorismo, etc.) nem sequer abre área de comentários…
    Parabéns!

RESPONDER

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …