Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar menos)

NASA

O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos a um eclipse solar parcial

A agência espacial norte-americana, NASA, vai transmitir ao vivo o eclipse solar desta segunda-feira, através do Facebook e Twitter. O fenómeno deve durar cerca de 3 horas, mas o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos.

Além do feed da NASA, o Facebook vai fazer a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Este livestream será totalmente interativo, para que o utilizador possa olhar em volta e sentir que está realmente a acompanhar o evento ao vivo.

A excitação é muita, nos EUA. Mas o que torna este eclipse um evento tão especial?

Antes de mais, este é o primeiro eclipse total do sol em 38 anos. A última vez que os norte-americanos assistiram a um eclipse solar total foi em 1979 – e o último que foi visível em todo o país foi há 99 anos, em 1918.

Durante os 2 minutos de eclipse, uma duração recorde, os cientistas da agência espacial norte-americana esperam poder observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta, “uma experiência realizada e oferecida amavelmente pela natureza”.

A NASA vai lançar dois bombardeiros WB-57F para perseguirem a sombra da Lua durante o eclipse e transmitir imagens do fenómeno durante mais tempo. Espera-se que os bombardeiros modificados WB-57F permitam aos cientistas observar o eclipse durante mais um minuto e dez segundos.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse vai alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 cm, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos uns 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e de África também será possível admirar parcialmente o fenómeno astronómico. Em Portugal Continental o eclipse é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorre às 20:23, e o ocaso da Lua ocorre às 20:21.

Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorrerá às 20:46, e o ocaso da Lua às 20:45.

Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz, fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

ZAP // CanalTech / NASA

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu deus.creio.que já seja sim.os fins dos tempos.uma coisa atrás da outra.temos muito já se..pegar com deus.pq nesse momento é só ele pra nós salvar de todas essas coisas que estar acontecendo.

  2. Creio que este e um fenomeno natural, e que nao nos fara mal, mas o ser humano , e que abala a natureza transformandoa a seu bel, inrresponsavel prazer, advindo dai as catastrofes, porque, ninguem e de ferro muito menos a natureza.

  3. “Um quilo mais leve”? 1000g?! 1000000mg?! Sério?! “lançar dois bombardeiros WB-57F”? lançar? bombardeiros? Por amor da santa editem lá estes disparates todos…

  4. “Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país”. Esta afirmação é falsa. O trajecto do eclipse vai apenas de Lincoln Beach, em Oregon, até Charleston, na Carolina do Sul, através de uma estreita trajectória de oeste para leste (tendo em conta as dimensões dos EUA) – apenas 14 estados. Ver link https://cvas-utahskies.org/wp-content/uploads/2016/10/Eclipse-Times.jpg

    Por outro lado, de acordo com o link (e outros) http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/eclipse-solar-ira-cobrir-o-sol-completamente-nos-eua-nesta-segunda.ghtml, o sol ficará completamente preto durante pouco tempo: 2 minutos e 40 segundos. No vosso artigo dizem que “o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos”. Parece-me que a vossa estimativa é “supersónica”!!!

  5. Cara equipa ZAP:
    O facto de vós responderdes aos comentários dos leitores dá a esta página um grau de humanidade assinalável! Ao contrário de outros, como por exemplo o JN.pt, que não só não responde, como, curiosamente, sempre que as notícias são sobre temas “sensíveis” (sexualidades, pedofilia, religião, terrorismo, etc.) nem sequer abre área de comentários…
    Parabéns!

RESPONDER

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …