Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar menos)

NASA

O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos a um eclipse solar parcial

A agência espacial norte-americana, NASA, vai transmitir ao vivo o eclipse solar desta segunda-feira, através do Facebook e Twitter. O fenómeno deve durar cerca de 3 horas, mas o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos.

Além do feed da NASA, o Facebook vai fazer a transmissão ao vivo em 360 graus pelo Live, com resolução 4K. Este livestream será totalmente interativo, para que o utilizador possa olhar em volta e sentir que está realmente a acompanhar o evento ao vivo.

A excitação é muita, nos EUA. Mas o que torna este eclipse um evento tão especial?

Antes de mais, este é o primeiro eclipse total do sol em 38 anos. A última vez que os norte-americanos assistiram a um eclipse solar total foi em 1979 – e o último que foi visível em todo o país foi há 99 anos, em 1918.

Durante os 2 minutos de eclipse, uma duração recorde, os cientistas da agência espacial norte-americana esperam poder observar os efeitos da perda súbita de radiação solar ultravioleta, “uma experiência realizada e oferecida amavelmente pela natureza”.

A NASA vai lançar dois bombardeiros WB-57F para perseguirem a sombra da Lua durante o eclipse e transmitir imagens do fenómeno durante mais tempo. Espera-se que os bombardeiros modificados WB-57F permitam aos cientistas observar o eclipse durante mais um minuto e dez segundos.

A Terra vai inchar

Segundo a NASA, o eclipse vai alterar a influência gravitacional do Sol e da Lua na Terra, e esse efeito vai fazer com que que a força gravitacional da Terra seja menor. O impacto de tal eclipse sobre a Terra, ainda que imperceptível, alterará a dimensão da crosta terrestre.

Isso significa que a Terra vai “inchar” cerca de 4 cm, e nós vamos ficar mais leves – mas infelizmente, não mais magros, nem de forma duradoura. Segundo a NASA, o efeito durará algumas horas, e poderá fazer com que fiquemos uns 48 gramas mais leves.

No oeste da Europa e de África também será possível admirar parcialmente o fenómeno astronómico. Em Portugal Continental o eclipse é visível a partir das 19:46 horas e tem apenas 19% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorre às 20:23, e o ocaso da Lua ocorre às 20:21.

Na Madeira, a visibilidade do eclipse será a partir das 19:48 horas com apenas 33% da superfície encoberta. O ocaso do sol ocorrerá às 20:46, e o ocaso da Lua às 20:45.

Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28.

O eclipse solar acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e oculta total ou parcialmente a luz, fazendo com que o Sol pareça desaparecer. Este será o segundo eclipse de 2017. Em fevereiro ocorreu um eclipse solar anular, visível apenas no centro-sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

ZAP // CanalTech / NASA

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Meu deus.creio.que já seja sim.os fins dos tempos.uma coisa atrás da outra.temos muito já se..pegar com deus.pq nesse momento é só ele pra nós salvar de todas essas coisas que estar acontecendo.

  2. Creio que este e um fenomeno natural, e que nao nos fara mal, mas o ser humano , e que abala a natureza transformandoa a seu bel, inrresponsavel prazer, advindo dai as catastrofes, porque, ninguem e de ferro muito menos a natureza.

  3. “Um quilo mais leve”? 1000g?! 1000000mg?! Sério?! “lançar dois bombardeiros WB-57F”? lançar? bombardeiros? Por amor da santa editem lá estes disparates todos…

  4. “Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país”. Esta afirmação é falsa. O trajecto do eclipse vai apenas de Lincoln Beach, em Oregon, até Charleston, na Carolina do Sul, através de uma estreita trajectória de oeste para leste (tendo em conta as dimensões dos EUA) – apenas 14 estados. Ver link https://cvas-utahskies.org/wp-content/uploads/2016/10/Eclipse-Times.jpg

    Por outro lado, de acordo com o link (e outros) http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/eclipse-solar-ira-cobrir-o-sol-completamente-nos-eua-nesta-segunda.ghtml, o sol ficará completamente preto durante pouco tempo: 2 minutos e 40 segundos. No vosso artigo dizem que “o período de escuridão total será muito curto: dura aproximadamente 3 segundos”. Parece-me que a vossa estimativa é “supersónica”!!!

  5. Cara equipa ZAP:
    O facto de vós responderdes aos comentários dos leitores dá a esta página um grau de humanidade assinalável! Ao contrário de outros, como por exemplo o JN.pt, que não só não responde, como, curiosamente, sempre que as notícias são sobre temas “sensíveis” (sexualidades, pedofilia, religião, terrorismo, etc.) nem sequer abre área de comentários…
    Parabéns!

RESPONDER

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …