Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

fortinbras / Flickr

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada pão.

Markus Hellstrom, chefe da divisão de padaria do grupo Fazer, anunciou esta quinta-feira que cada pão vai conter cerca de 70 grilos comuns, moídos até ficarem em pó.

“Os finlandeses são conhecidos pela sua disposição para experimentarem coisas novas”, disse o responsável da Fazer. Hellstrom acrescentou que uma sondagem da empresa indicou os principais critérios dos consumidores para o pão: “gosto bom” e “frescura”.

Outras sondagens recentes nos países nórdicos indicam que “os finlandeses têm uma atitude muito positiva em relação aos insetos“, disse Juhani Sibakov, chefe da divisão de inovação da Finlândia da Fazer Bakery.

“Fizemos a massa estaladiça para intensificar o sabor. O resultado é delicioso e nutritivo”, salientou Juhani Sibakov.

O Sirkkaleipa (Pão de Grilo em finlandês) “é uma boa fonte de proteína e os insetos também contêm ácidos gordos, cálcio, ferro e vitamina B12″.

“A Humanidade precisa de fontes de nutrição novas e sustentáveis”, declarou Sibakov, enquanto Hellstrom salientou que a legislação finlandesa foi alterada a 1 de novembro, para permitir a comercialização de alimentos com insetos.

A primeira fornada de pão de grilo estará à venda nas principais cidades finlandesas na sexta-feira. A empresa explicou que, por enquanto, não há farinha de grilo suficiente para vender o pão a nível nacional, mas que o objetivo é o de ter este tipo de pão à venda em 47 padarias na Finlândia.

Na Suíça, a cadeia de supermercados Coop começou a vender hambúrgueres e almôndegas feitas com insetos em setembro. Também se pode encontrar alimentos com insetos nas prateleiras dos supermercados na Bélgica, Reino Unido, Dinamarca e na Holanda.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) tem vindo a promover o uso de insetos como fonte de alimentação humana, afirmando que é saudável e rica em proteínas e minerais.

A agência afirma que muitos insetos produzem menos gases com efeitos de estufa e amónio do que a maioria dos atuais animais para abate – como o gado bovino, que emite metano – além de que exigem um menor uso de terra e são mais baratos de produzir.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …