Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

Mário Cruz / Lusa

André Ventura

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim de registarem ocorrências.

O texto de André Ventura recomenda ao Governo que “equipe, já a partir de 2021, os elementos das forças de segurança com câmaras de videovigilância nas fardas e nos carros-patrulha para que seja assegurada a total integridade dos factos passíveis de serem objeto de queixa e escrutínio”.

“É chegada a hora de investir na transparência de toda a ação policial e tal só se consegue se os elementos das forças de segurança utilizarem câmaras de videovigilância nas suas fardas – também conhecidas por bodycams – e nos carros-patrulha”, argumentou o líder do Chega, citado pelo jornal i.

A iniciativa é justificada pelo líder do partido da extrema-direita parlamentar com as ocasiões em que ações de agentes da autoridade “são julgadas em praça pública por vídeos amadores que descontextualizam e revelam somente parte dos acontecimentos, não espelhando assim a sua verdadeira origem e contexto”.

Para o político populista, há “proliferação de fotografias e vídeos nas redes sociais, que logo chegam aos meios de comunicação social, e colocam em causa, não só o bom nome das forças de segurança, como a integridade dos seus elementos e das suas respetivas famílias”.

André Ventura argumentou ainda que “os elementos das forças de segurança são, constantemente, acusados das maiores barbaridades” e desta forma será possível “apurar com clareza o que efetivamente acontece em todas as intervenções destes elementos”.

A intenção do partido de André Ventura é que esta medida possa ser aplicada já este ano.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.