Chega dispara na intenção de voto com queda dos “grandes”

6

Enric Fontcuberta / EPA

Empate técnico na liderança, com ligeira vantagem para o PSD. Centrismo tomba e esquerda vê-se afetada pela crise política. Só a direita cresce na intenção de voto, com destaque para o partido de André Ventura.

Os dois “grandes” do centro político estão a perder terreno nas intenções de voto, enquanto as alternativas à direita recebem cada vez mais apoio.

Foi esta a conclusão da mais recente sondagem da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1, realizada entre 15 e 24 de novembro — ou seja, após a demissão do primeiro-ministro António Costa.

O PSD de Luís Montenegro e o PS, ainda sem uma liderança definida, registam um empate técnico na liderança, com o PSD ligeiramente à frente (29% contra 28% do PS). No entanto, ambos registam uma queda de quatro pontos percentuais em relação à sondagem anterior, de julho.

Em contraste, o Chega, liderado por André Ventura, regista um aumento considerável; o maior aumento de todos: passou de 10% para 16% nas intenções de voto.

A Iniciativa Liberal também melhorou, de 7% para 9%.

À esquerda, BE e PCP só se veem afetados pela crise política. Ambos caem, de 7% para 6% e de 4% para 3%, respetivamente.

O Livre mantém-se estável com 2%, tal como o PAN e o CDS, que sobem de 1% para 2%. 3% foram votos brancos/nulos.

Coligações

Quanto à formação de um Governo minoritário, a sondagem indica que 42% dos inquiridos preferem uma coligação do PSD com outros partidos à sua direita, enquanto apenas 10% apoiam um governo minoritário do PSD sem coligações.

Por outro lado, no cenário de um Governo minoritário do PS, 32% dos inquiridos favorecem um acordo com partidos à sua esquerda, 27% apoiam uma coligação com partidos à direita do PS, e 22% sugerem que o PS deveria permitir que a direita governe caso não obtenha maioria.

“Por que é que tenciona votar neste partido?”

A sondagem coloca ainda, sem respostas pré-definidas, outra questão aos inquiridos: “Por que é que tenciona votar neste partido?”

O Chega lidera o voto estratégico, com 5%. Já 22% admite votar no partido de extrema-direita por motivos ideológicos, contra 19% do PSD e 14% do PS. O partido de André Ventura também coleta 18% das intenções por ser considerado o “menos mau” comparativamente a outros. 27% admite votar no Chega para “tentar algo novo”.

27% vota no PS por identificação partidária, “apanhando” aqueles que sempre votaram no partido socialista. 23% deram a mesma justificação para a sua intenção de voto no PSD.

O PS também lidera a intenção de voto pelo trabalho feito e eficácia em ação, com 43% para 24% do Chega e 17% do PSD.

ZAP //

6 Comments

  1. Excelente ironia Sr. Vítor . As ditas “Sondagens ” são todas elas pouco (Católicas) pois não representam todos os Eleitores , a ser considerada como tal , esta revela que seria un salto do mal para pior . Bem …..como nunca fui “Sondado” e nunca aceitaria participar en tal absurdidade , cada Um sabe de SI !

  2. Em princípio está a confirmar-se a tendência europeia : estamos fartos dos mesmos corruptos de sempre, dos malabaristas.
    Estamos receosos e alerta com a imigração sem regras nem controlo. Podem vir quem quer, mesmo os que não são queridos e desejados, dos refugiados de todos os cantos do mundo, em nome da solidariedade. A Europa está a ser local de acolhimento para todos os fugitivos e também enviados para mais tarde servirem para algo estratégico. Estamos atentos ao que se está a passar na França, Suécia, Reino Unido, Bélgica, com problemas que não seriam muito difíceis de prever há uns anos atrás. Assim, pelo seguro, talvez estejamos a assistir á ideia de que a Europa é de religião predominantemente cristã, com hábitos de habitantes europeus, e não de outros padrões. A questão é mentalizar de pôr os europeus a fazerem filhos, fazendo-lhes ver que de outra forma estamos f……..s.

  3. Estamos fartos dos mesmos, basta, já basta, Portugal precisa de mudar sob pena de desaparecer do mapa com os traidores que têm desgovernado e destruído o nosso país, BASTA DOS MESMOS!!! ACABOU PS E PSD e extrema esquerda!

  4. Partido mais CORRUPTO e aldrabão que o PS não existe, portanto se votar em mais um candidato a mentiroso, mas que pelo menos vai controlar a imigração já estou a ganhar. Decisão validada segundo IA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.