Chefe da mafia Totó Riina planeou matar Rudolph Giuliani

1DmkIIN / Wikimedia

-

Rudy Giuliani, procurador norte-americano e mais tarde presidente da Câmara de Nova Iorque (1994-2001).

O mafioso arrependido Rosario Naimo assegurou este sábado que, na década de oitenta, o chefe mafioso Totó Riina planeou o assassínio de Rudolph Giuliani, procurador norte-americano e mais tarde presidente da Câmara de Nova Iorque (1994-2001).

Segundo a comunicação social italiana, Rosario Naimo , que viveu durante anos nos Estados Unidos, recebeu a visita de um “homem de honra” siciliano, Benedetto Villico que lhe entregou uma carta de Totó Riina com a ordem para assassinar Giuliani e para o efeito entrar em contacto com um outro “capo” italo-americano da família Gambino, encarregado de executar as suas ordens.

Na mensagem, Rina ordena o homicídio de Rudolph Giuliani, conhecido então como o “procurador de ferro” e responsável por importantes investigações sobre narcotráfico e organizações criminais.

Segundo Naima, o objetivo de assassinar Giuliani era o de isolar o juiz anti-mafia Giovanni Falcone, que havia encontrado um “ótimo aliado” no procurador norte-americano e futuro presidente da Câmara de Nova Iorque.

O arrependido explicou que decidiu não concretizar a ordem de assassínio de Giuliani porque os efeitos colaterais desse ato “teriam sido enormes” nos Estados Unidos.

Giuliani colaborou e cooperou com o juiz Falcone, que foi assassinado juntamente com a mulher e três guarda-costas em Palermo em 1992, num atentado organizado pelo próprio Riina, de acordo com outro arrependido da Cosa Nostra, Tommaso Buscetta.

Naimo foi detido em Palermo, sul de Itália, em 2010, aos 65 anos, tendo feito diversas revelações aos procuradores que investigaram as relações entre a mafia e o Estado italiano na década de 1990.

O testemunho do arrependido foi utilizado como material probatório pela acusação.

Um ano após a morte de Falcone, a 15 de janeiro de 1993, Totó Riina foi detido fortuitamente numa rua de Palermo, na Sicília, depois de uma perseguição de mais de 20 anos.

Após a sua captura, Riina foi transferido para a cadeia de Uccidarone, em Palermo, onde passará o resto da vida. O seu poder na mafia continua a ser importante desde o interior da prisão.

A 08 de outubro de 1993, recebeu a terceira condenação a pena perpétua por um Tribunal de Palermo pela sua participação no homicídio dos irmãos mafiosos Vincenzo y Pietro Puccio, en 1989.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …