Chefe da CIA em Cabul revelado por engano por assessores de Obama

2

Pete Souza / The White House

-

A Casa Branca revelou, por erro, o nome do chefe de estação da agência de espionagem americana CIA em Cabul, durante a visita surpresa do Presidente Barack Obama ao Afeganistão, na noite deste domingo.

O nome estava na lista dos participantes de uma reunião à porta fechada com Barack Obama, na base aérea de Bagram, realizada quando chegou ao Afeganistão.

A lista foi entregue ao jornalista do Washington Post, que estava com a função de informar os seus colegas sobre as atividades do Presidente, no quadro do regime de ‘pool’, a participação em eventos por parte de alguns membros de um grupo mais vasto em representação deste.

Os destinatários da lista são os meios de comunicação norte-americanos e estrangeiros assinantes do serviço.

Uma primeira versão incluía o nome do agente da CIA, que aparecia com a função associada de ‘chefe de estação‘, termo usado em geral para qualificar o responsável local da CIA num país onde esta está ativa.

Quando o jornalista do Washington Post detetou o erro, contatou os responsáveis do Governo, que lhe deram uma segunda lista, onde já não aparecia o nome do espião.

Os dirigentes do governo norte-americano solicitaram aos outros jornalistas que acompanham Obama na viagem ao Afeganistão que não revelassem o nome do agente.

A identidade dos agentes da CIA é mantida em segredo para os proteger e às respetivas famílias. A sua revelação consciente é considerada crime.

Em 2003, assessores do então vice-presidente Dick Cheney revelaram o nome de Valerie Plame, agente da CIA, porque o seu marido, um embaixador, tinha denunciado publicamente as afirmações do Governo de George W. Bush sobre a presença de armas de destruição massiva no Iraque.

/Lusa

2 Comments

  1. Por falar em erro, ora aqui está um (amercana) 🙂
    A Casa Branca revelou, por erro, o nome do chefe de estação da agência de espionagem amercana

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.