Chef Henrique Leis quer devolver estrela Michelin, mas não pode

O chef Henrique Leis anunciou o desejo de querer renunciar à estrela Michelin que lhe foi atribuída em 2000. Mas, segundo fonte oficial do guia gastronómico, não pode ficar sem ela.

Henrique Leis tomou a decisão, inédita em Portugal, de abdicar da estrela Michelin em prol de mais “tranquilidade”. No entanto, Ángel Pardo Castro, responsável de comunicação do Guia para Espanha e Portugal, garante que tal “não é possível”.

Em entrevista ao Público, afirmou que “não fazemos o Guia para os chefs nem para os críticos. Fazêmo-lo para os leitores”. “A decisão já está tomada porque o guia, com a decisão dos inspetores, já está quase 100% fechado“, o que significa que a carta enviada a 12 de junho pelo chef Leis, em que manifestava querer ficar sem a estrela Michelin, não irá influenciar o seu surgimento ou não no guia.

O chef do restaurante sediado em Loulé já reagiu à posição da Michelin. Ao mesmo diário, garantiu que “ainda não pensou muito” sobre o que vai fazer se o seu nome surgir novamente na próxima edição do Guia, mas garante: “É meu desejo sair”.

“Um restaurante não pode dizer ‘não quero estar nesta categoria, quero outra’”, pois a decisão cabe única e exclusivamente aos inspetores, explicou Pardo Castro. “Pode ser muito romântica essa ideia de renunciar, mas não é possível”, acrescentou, considerando mesmo pouco justo “dizer ‘quando me interessa aceito e quando não me interessa, renuncio’”.

A tomada de decisão do chef foi anunciada ao Observador. “Eu vou entregar a estrela, não a quero mais. Já a tenho há 19 anos, basta! Quero fazer o meu trabalho, a minha vida, com mais tranquilidade e calma, com mais liberdade”, disse na altura.

O chef brasileiro, que vive em Portugal há 25 anos, explicou que a decisão foi tomada em conjunto com as filhas e quer que elas “possam fazer o seu próprio caminho” sem terem de lidar com a responsabilidade da estrela, isto quando o espaço lhes for entregue.

“Tenho de dar oportunidade às minhas filhas para poderem fazer o que quiserem, ajudando-as o mais possível, daí ter de fazer uma mudança”, contou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. È suficiente ignorar a estrela, repôr os “preços normais” e continuar a trabalhar con “excelente qualidade” segundo os próprios parâmteros seguindo as próprias ideias, sem se deixar influenciar por mais nada nem ninguém.
    Se os inspectores acharem que os parametros de qualidade não são os mesmos do guia e, portanto, o restaurante deixou de ser “digno” de lá estar, eles retirarão a estrela.

    Não será uma ‘estratégia’ para ter publicidade gratuita nos jornias?
    (ainda que tenha a estrela há 19 anos, eu ninca tinha ouvido falar deste chef nem do seu restaurante…)

  2. Será que preferia uma medalha do Presidente da Republica? Do Brasil? Portugal? Ou mesmo dos dois Países! Sempre poderia internacionalizar os negócios…Se não quer a estrela…Porque não muda de ramo? Em vez de um restaurante, pode abrir mais uma pastelaria ou padaria, dando emprego a toda a Família…

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …