Governante sugere “chazinhos e bolos” para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

Portugal.gov.pt

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales Lacerda.,

“Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas” e com “chazinhos e bolos” podem ajudar a reduzir o “clima de tensão” que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a profissionais de saúde. É o que defende o Secretário de Estado da Saúde, António Sales Lacerda, num debate na Rádio Renascença.

Quando confrontado com as medidas que o Governo está a preparar no âmbito da intenção de acabar com as agressões nas salas de espera dos hospitais, Sales Lacerda frisou que a ideia é “investir nas medidas preventivas e protectoras“. Esse processo passa pela “identificação e sinalização dos factores de risco“, designadamente “o trabalho nocturno, o trabalho de emergência em Urgência, a questão do trabalho isolado, até fora das próprias instalações de saúde”, referiu o Secretário de Estado na Renascença, durante o programa “Em nome da Lei”.

Sales Lacerda defendeu ainda que é preciso “garantir um ambiente seguro e acolhedor”. “Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas para os doentes poderem consultar, literacia, enfim, com alimentos leves até, ajudam a criar ambientes mais friendly [amigáveis]”, reforçou.

“As questões do reforço de segurança são muito importantes, mas é na prevenção que devemos apostar e não na repressão”, atirou quando se debatia também a pretensão de profissionais de saúde que querem ver agravadas as penas para os agressores.

A médica Isabel Martins, uma das signatárias da petição que visa sancionar mais severamente os agressores, reagiu de forma muito crítica à posição do Secretário de Estado. “As pessoas quando vão ao Hospital vão com dores, não estão à espera que lhes dêem chazinho e bolos”, vincou no debate na Renascença.

“Na Trindade, dão-lhes chazinhos e bolos e há o mesmo problema”, atirou ainda, frisando que “é preciso é tempo, que os médicos e os enfermeiros tenham tempo para estar e cuidar”, algo “que não têm” neste momento.

“Todos fazemos força para que isso venha a acontecer”, respondeu o secretário de Estado, justificando que falou em “chazinhos e bolos porque isso pode ser uma medida simples e coadjuvante, não é uma medida única, para criar uma ambiente com menor tensão“.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo só pode estar a gozar c/ os portugueses. Vais aos hospitais públicos ? Está visto que não vais senão não falavas dessa maneira. Os Portugueses tem saudades do tempo da Leonor Beleza essa sim ía aos hospitais de surpresa verificar in loco como as situações estavam a correr, agora esta gentalha q se diz governante não o é. É sim DESGOVERNANTE. CAMBADA

  2. Num Estado de Direito, alicerçado na prossecução dos direitos liberdades e garantias dos cidadãos, que deveriam ser a preocupação central do poder politico para que os pudessem consubstanciar nos seus fins, temos um responsável e membro desse poder político a prescrever Cházinho e bolinhos aos utentes dos cuidados de saúde. Ninguém, em juízo perfeito ou com o mínimo de respeito por quem paga impostos para todo esse poder político, proferiria tais palavras. Na minha sala de estar costumo servir tal prescrição aos meus convidados ou consumo, em ato social, quando vou ao café. Quem recorre às urgências, não foi convidado para tal, muito menos está em confraternização social. Precisa que lhe seja feito um bom diagnóstico, prescritos os medicamentos e orientações adequadas ao seu quadro clínico, afim de não sucumbir, como temos tido vários casos noticiados pela comunicação social.
    Era interessante que as competências e o domínio de matérias fossem o elemento central de escolha de pessoas para o desempenho de funções no Estado.

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …