Um novo estudo concluiu que o ChatGPT é tão ou mais engraçado do que os humanos na criação de piadas.
Um estudo recente realizado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) revela que humor gerado por ChatGPT é considerado mais engraçado do que, ou pelo menos tão engraçado como, o humor escrito por humanos, incluindo o criado por escritores profissionais.
Esta descoberta implica ramificações significativas para a indústria do entretenimento, onde a IA pode emergir como um concorrente formidável.
A escrita de comédia é notoriamente desafiante devido à sua natureza subjetiva. O humor requer um equilíbrio delicado entre o tempo, a entrega, a originalidade e o evitar de clichés.
Tradicionalmente, estes elementos têm sido do domínio dos escritores humanos. No entanto, os investigadores procuraram compreender o desempenho do ChatGPT 3.5 da OpenAI como escritor de comédias, em comparação com os humanos, explica o New Atlas.
A equipa de investigação da USC realizou dois exercícios para avaliar as capacidades cómicas do ChatGPT. Os participantes humanos e de IA foram incumbidos de três tipos de escrita cómica: gerar frases humorísticas para acrónimos, completar piadas de preenchimento de espaços em branco e criar piadas com insultos.
No primeiro estudo, um grupo de adultos norte-americanos tentou realizar as tarefas de escrita cómica, que foram depois replicadas pelo ChatGPT 3.5.
Outro grupo de adultos classificou o carácter cómico das respostas numa escala de sete pontos. 69,5% dos inquiridos preferiram as piadas geradas pela IA, enquanto 26,5% preferiram as geradas por humanos e 4,0% acharam ambas igualmente engraçadas.
“No geral, o ChatGPT 3.5 teve um desempenho melhor do que 63% a 87% dos participantes humanos, dependendo da tarefa”, observaram os investigadores.
O segundo teste centrou-se na capacidade do ChatGPT para gerar títulos de notícias satíricas, semelhantes aos encontrados no The Onion. Utilizando títulos recentes da secção de notícias ‘Local’ do The Onion, foi pedido ao ChatGPT que criasse 20 novos títulos.
Os estudantes de psicologia da USC, que classificaram o carácter cómico destes títulos, descobriram que 48,8% preferiam os títulos do The Onion, 36,9% preferiam os gerados pela IA e 14,3% não mostravam qualquer preferência.
Os participantes que procuravam frequentemente notícias cómicas e satíricas classificaram os títulos da IA e os títulos profissionais como igualmente engraçados, indicando que a diferença de qualidade era mínima — uma paridade na qualidade do humor que levanta preocupações para os escritores profissionais de comédia.
Para os humoristas, o ChatGPT está a perder a piada.