Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

John Griffiths / Wikimedia

Harrison Ford, Indiana Jones

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas.

Entre os 600 itens disponíveis para os fãs, investidores e colecionadores encontravam-se a máscara de um ‘Stormtrooper’ do oitavo episódio da saga “A Guerra das Estrelas”, “O último Jedi”, uma barra de chocolate usada para o filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, ou a indumentária de Johnny Depp em “Eduardo Mãos de Tesoura”.

A ‘estrela’ do leilão, contudo, o casaco usado por Han Solo, interpretado por Harrison Ford num dos episódios da saga “A Guerra das Estrelas, “O Império Contra-Ataca”, não alcançou o sucesso esperado: a oferta máxima, de 507 mil euros ficou abaixo do preço de reserva, fixado em 563 mil euros.

“O preço de reserva foi definido com base nas vendas de outros acessórios de ‘A Guerra nas Estrelas’, a raridade do artigo, a popularidade do filme e o uso que é feito do objeto no filme”, explicou a Prop Store, empresa que organizou o evento, sublinhando que os lances mais altos foram feitos após o leilão ter encerrado, o que sugere que o casaco ainda será vendido.

O chapéu de Indiana Jones em “Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida” rendeu 443 mil euros, bem acima dos 336 mil euros esperados.

Este valor permitiu à Prop Store estabelecer um novo recorde, detido até agora pela moto usada em vários filmes da série “Batman”, que rendeu 333 mil euros num leilão anterior.

A Prop Store organiza todos os anos, desde 2014, leilões de objetos usados em filmes populares. Entre os itens mais conhecidos, a espada laser de Darth Vader, personagem central da saga Star Wars, usada durante as filmagens do episódio “A Vingança dos Sith”, foi vendida por 124 mil euros.

O ‘hoverboard’ de Marty Mcfly, interpretado por Michael J. Fox em “Regresso ao Futuro”, chegou aos 34 mil euros. Já uma réplica em tamanho real do DeLorean, o carro usado pela personagem de Doc. Brown para viajar no tempo, não encontrou nenhum comprador durante o leilão.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …