Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

John Griffiths / Wikimedia

Harrison Ford, Indiana Jones

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas.

Entre os 600 itens disponíveis para os fãs, investidores e colecionadores encontravam-se a máscara de um ‘Stormtrooper’ do oitavo episódio da saga “A Guerra das Estrelas”, “O último Jedi”, uma barra de chocolate usada para o filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, ou a indumentária de Johnny Depp em “Eduardo Mãos de Tesoura”.

A ‘estrela’ do leilão, contudo, o casaco usado por Han Solo, interpretado por Harrison Ford num dos episódios da saga “A Guerra das Estrelas, “O Império Contra-Ataca”, não alcançou o sucesso esperado: a oferta máxima, de 507 mil euros ficou abaixo do preço de reserva, fixado em 563 mil euros.

“O preço de reserva foi definido com base nas vendas de outros acessórios de ‘A Guerra nas Estrelas’, a raridade do artigo, a popularidade do filme e o uso que é feito do objeto no filme”, explicou a Prop Store, empresa que organizou o evento, sublinhando que os lances mais altos foram feitos após o leilão ter encerrado, o que sugere que o casaco ainda será vendido.

O chapéu de Indiana Jones em “Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida” rendeu 443 mil euros, bem acima dos 336 mil euros esperados.

Este valor permitiu à Prop Store estabelecer um novo recorde, detido até agora pela moto usada em vários filmes da série “Batman”, que rendeu 333 mil euros num leilão anterior.

A Prop Store organiza todos os anos, desde 2014, leilões de objetos usados em filmes populares. Entre os itens mais conhecidos, a espada laser de Darth Vader, personagem central da saga Star Wars, usada durante as filmagens do episódio “A Vingança dos Sith”, foi vendida por 124 mil euros.

O ‘hoverboard’ de Marty Mcfly, interpretado por Michael J. Fox em “Regresso ao Futuro”, chegou aos 34 mil euros. Já uma réplica em tamanho real do DeLorean, o carro usado pela personagem de Doc. Brown para viajar no tempo, não encontrou nenhum comprador durante o leilão.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …