Chapéu de Indiana Jones bate recorde em leilão

John Griffiths / Wikimedia

Harrison Ford, Indiana Jones

O icónico chapéu da personagem Indiana Jones rendeu 443 mil euros num leilão em que 600 objetos de culto foram vendidos na quinta-feira em Londres, superando as estimativas dos especialistas.

Entre os 600 itens disponíveis para os fãs, investidores e colecionadores encontravam-se a máscara de um ‘Stormtrooper’ do oitavo episódio da saga “A Guerra das Estrelas”, “O último Jedi”, uma barra de chocolate usada para o filme “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, ou a indumentária de Johnny Depp em “Eduardo Mãos de Tesoura”.

A ‘estrela’ do leilão, contudo, o casaco usado por Han Solo, interpretado por Harrison Ford num dos episódios da saga “A Guerra das Estrelas, “O Império Contra-Ataca”, não alcançou o sucesso esperado: a oferta máxima, de 507 mil euros ficou abaixo do preço de reserva, fixado em 563 mil euros.

“O preço de reserva foi definido com base nas vendas de outros acessórios de ‘A Guerra nas Estrelas’, a raridade do artigo, a popularidade do filme e o uso que é feito do objeto no filme”, explicou a Prop Store, empresa que organizou o evento, sublinhando que os lances mais altos foram feitos após o leilão ter encerrado, o que sugere que o casaco ainda será vendido.

O chapéu de Indiana Jones em “Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida” rendeu 443 mil euros, bem acima dos 336 mil euros esperados.

Este valor permitiu à Prop Store estabelecer um novo recorde, detido até agora pela moto usada em vários filmes da série “Batman”, que rendeu 333 mil euros num leilão anterior.

A Prop Store organiza todos os anos, desde 2014, leilões de objetos usados em filmes populares. Entre os itens mais conhecidos, a espada laser de Darth Vader, personagem central da saga Star Wars, usada durante as filmagens do episódio “A Vingança dos Sith”, foi vendida por 124 mil euros.

O ‘hoverboard’ de Marty Mcfly, interpretado por Michael J. Fox em “Regresso ao Futuro”, chegou aos 34 mil euros. Já uma réplica em tamanho real do DeLorean, o carro usado pela personagem de Doc. Brown para viajar no tempo, não encontrou nenhum comprador durante o leilão.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …