O conselho para um presidente da República que parece estar muito ansioso sobre a sucessão de Lucília Gago.
Lucília Gago não foi propriamente a procuradora-geral da República mais pacífica e consensual, mas “aguentou-se” até ao final do seu mandato.
Vai deixar o cargo no dia 12 de Outubro e está visto que não vai continuar.
A menos de um mês do anúncio, a sua sucessão já está a ser tratada por Luís Montenegro e por Marcelo Rebelo de Sousa, que já conversaram sobre o assunto na audição da semana passada.
Neste processo de escolha, há conversas entre primeiro-ministro e presidente da República: o primeiro-ministro apresenta ao presidente uma lista de três nomes, depois o chefe de Estado nomeia formalmente.
O primeiro-ministro não deve indicar três nomes que o presidente da República nunca escolherá; o presidente da República não vai escolher nomes que o primeiro-ministro não indica.
No entanto, na reunião da semana passada Luís Montenegro não apresentou qualquer nome, segundo a SIC Notícias. Falaram sobre perfil, não sobre nomes.
E o presidente da República estará muito ansioso sobre este assunto, destacou Luís Rosa na rádio Observador.
“Marcelo gosta muito de inovar na comunicação. E está muito ansioso por saber os nomes que Luís Montenegro tem para lhe apresentar. É uma ansiedade cada vez mais forte, que tem vindo a crescer”.
“Confesso que não consigo perceber esta ansiedade: temos tempo, a tomada de posse é no dia 12 de Outubro”, recordou o especialista – embora não haja assim tanto tempo para encontros presenciais, já que Marcelo Rebelo de Sousa ainda vai viajar até Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Polónia e Chipre, nas próximas semanas.
Luís Rosa acha que Marcelo deveria realizar uma “auto-crítica” porque, alega, Lucília Gago protagonizou um “mau mandato” e a responsabilidade também do presidente da República – além de António Costa, que era primeiro-ministro em 2018: “A única coisa que interessava era ter no cargo uma pessoa calada?”.
“Enfim, recomendava sinceramente um chazinho de camomila para acalmar os nervos. Porque ele está muito nervoso e muito ansioso”, finalizou.
O Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, provocou uma grise política em conjunto com a Sr.ª Procuradora-Geral, Lucília Gago, que está a trazer graves consequências para Portugal e os Portugueses, não sendo compreensível que ainda não se tenham demitido ou feitos demitir.