Chá e café ajudam a proteger o fígado

sarah_c_murray / Flickr

-Café de saco e de máquina

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado.

De acordo com investigadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, o consumo frequente de chá de ervas ou de café reduz o risco de rigidez no fígado, condição associada à cirrose.

A cirrose é uma doença crónica do fígado causada pela fibrose do tecido devido a danos prolongados e que prejudica as funções essenciais, podendo levar à morte. Geralmente, o aparecimento está associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas a doença também pode afetar pessoas obesas devido à acumulação de gordura e está associada a outros fatores, como um estilo de vida pouco saudável e hepatite.

A ingestão frequente de chá e café é uma forma de manter seu fígado saudável.

No estudo, publicado recentemente no Journal of Hepatology, os investigadores examinaram 2424 participantes com 45 ou mais anos.

Como parte do estudo, cada participante fez um conjunto de exames, desde medir o índice de massa corporal (IMC), peso e altura, até exames ao sangue, fígado de forma a descobrir possíveis cicatrizes no fígado, que dão origem à fibrose.

Os hábitos alimentares e alcoólicos dos voluntários também foram analisados a partir de um questionário com 389 perguntas, incluindo detalhes sobre o consumo de chá e café.

Os resultados mostraram que o consumo frequente de café – no mínimo três chávenas por dia – foi fortemente associado a baixos níveis de rigidez hepática. Os resultados repetiram-se nas pessoas que consumiam qualquer tipo de chá de ervas e permaneceram mesmo depois de serem considerados fatores como o estilo de vida ou o IMC.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada com o consumo de álcool, o café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os investigadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes até dos primeiros sinais.

Embora ainda não se saiba o mecanismo exato pelo qual as bebidas têm esse efeito protetor, acredita-se que os compostos antioxidantes presentes em ambos fluem na corrente sanguínea atingindo o fígado.

“Numa dieta como a ocidental, rica em alimentos processados e artificiais, com pouco valor nutricional, potenciais benefícios em alimentos acessíveis e relativamente baratos, como o chá e o café, podem ser formas viáveis de reduzir os casos da doença”, disse Louise Alferink, principal autora do estudo.

No entanto, os autores advertem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos responsáveis por essa associação.

É importante lembrar que embora o café traga vários benefícios para a saúde, há um consumo máximo diário para evitar que a bebida passe a causar problemas. Uma revisão de mais de 400 estudos sobre o assunto concluiu que a ingestão de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a três chávenas de 150 ml de café coado ou cinco de 30 ml de café expresso.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …