Chá e café ajudam a proteger o fígado

sarah_c_murray / Flickr

-Café de saco e de máquina

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado.

De acordo com investigadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, o consumo frequente de chá de ervas ou de café reduz o risco de rigidez no fígado, condição associada à cirrose.

A cirrose é uma doença crónica do fígado causada pela fibrose do tecido devido a danos prolongados e que prejudica as funções essenciais, podendo levar à morte. Geralmente, o aparecimento está associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas a doença também pode afetar pessoas obesas devido à acumulação de gordura e está associada a outros fatores, como um estilo de vida pouco saudável e hepatite.

A ingestão frequente de chá e café é uma forma de manter seu fígado saudável.

No estudo, publicado recentemente no Journal of Hepatology, os investigadores examinaram 2424 participantes com 45 ou mais anos.

Como parte do estudo, cada participante fez um conjunto de exames, desde medir o índice de massa corporal (IMC), peso e altura, até exames ao sangue, fígado de forma a descobrir possíveis cicatrizes no fígado, que dão origem à fibrose.

Os hábitos alimentares e alcoólicos dos voluntários também foram analisados a partir de um questionário com 389 perguntas, incluindo detalhes sobre o consumo de chá e café.

Os resultados mostraram que o consumo frequente de café – no mínimo três chávenas por dia – foi fortemente associado a baixos níveis de rigidez hepática. Os resultados repetiram-se nas pessoas que consumiam qualquer tipo de chá de ervas e permaneceram mesmo depois de serem considerados fatores como o estilo de vida ou o IMC.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada com o consumo de álcool, o café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os investigadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes até dos primeiros sinais.

Embora ainda não se saiba o mecanismo exato pelo qual as bebidas têm esse efeito protetor, acredita-se que os compostos antioxidantes presentes em ambos fluem na corrente sanguínea atingindo o fígado.

“Numa dieta como a ocidental, rica em alimentos processados e artificiais, com pouco valor nutricional, potenciais benefícios em alimentos acessíveis e relativamente baratos, como o chá e o café, podem ser formas viáveis de reduzir os casos da doença”, disse Louise Alferink, principal autora do estudo.

No entanto, os autores advertem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos responsáveis por essa associação.

É importante lembrar que embora o café traga vários benefícios para a saúde, há um consumo máximo diário para evitar que a bebida passe a causar problemas. Uma revisão de mais de 400 estudos sobre o assunto concluiu que a ingestão de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a três chávenas de 150 ml de café coado ou cinco de 30 ml de café expresso.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …