Chá e café ajudam a proteger o fígado

sarah_c_murray / Flickr

-Café de saco e de máquina

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado.

De acordo com investigadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, o consumo frequente de chá de ervas ou de café reduz o risco de rigidez no fígado, condição associada à cirrose.

A cirrose é uma doença crónica do fígado causada pela fibrose do tecido devido a danos prolongados e que prejudica as funções essenciais, podendo levar à morte. Geralmente, o aparecimento está associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas a doença também pode afetar pessoas obesas devido à acumulação de gordura e está associada a outros fatores, como um estilo de vida pouco saudável e hepatite.

A ingestão frequente de chá e café é uma forma de manter seu fígado saudável.

No estudo, publicado recentemente no Journal of Hepatology, os investigadores examinaram 2424 participantes com 45 ou mais anos.

Como parte do estudo, cada participante fez um conjunto de exames, desde medir o índice de massa corporal (IMC), peso e altura, até exames ao sangue, fígado de forma a descobrir possíveis cicatrizes no fígado, que dão origem à fibrose.

Os hábitos alimentares e alcoólicos dos voluntários também foram analisados a partir de um questionário com 389 perguntas, incluindo detalhes sobre o consumo de chá e café.

Os resultados mostraram que o consumo frequente de café – no mínimo três chávenas por dia – foi fortemente associado a baixos níveis de rigidez hepática. Os resultados repetiram-se nas pessoas que consumiam qualquer tipo de chá de ervas e permaneceram mesmo depois de serem considerados fatores como o estilo de vida ou o IMC.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada com o consumo de álcool, o café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os investigadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes até dos primeiros sinais.

Embora ainda não se saiba o mecanismo exato pelo qual as bebidas têm esse efeito protetor, acredita-se que os compostos antioxidantes presentes em ambos fluem na corrente sanguínea atingindo o fígado.

“Numa dieta como a ocidental, rica em alimentos processados e artificiais, com pouco valor nutricional, potenciais benefícios em alimentos acessíveis e relativamente baratos, como o chá e o café, podem ser formas viáveis de reduzir os casos da doença”, disse Louise Alferink, principal autora do estudo.

No entanto, os autores advertem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos responsáveis por essa associação.

É importante lembrar que embora o café traga vários benefícios para a saúde, há um consumo máximo diário para evitar que a bebida passe a causar problemas. Uma revisão de mais de 400 estudos sobre o assunto concluiu que a ingestão de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a três chávenas de 150 ml de café coado ou cinco de 30 ml de café expresso.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Paul Bocuse, o "papa da gastronomia"

Paul Bocuse, impulsor da "nouvelle cuisine" francesa e o cozinheiro mais famoso do seu país, morreu neste sábado aos 91 anos de idade, anunciou a família do chef à imprensa francesa. "Bocuse morreu, a gastronomia está …

Isolamento social faz desenvolver diabetes tipo 2

Um estudo recente descobriu uma intrigante relação entre isolamento social e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, sugerindo que ter um pequeno grupo de amigos pode tornar-nos mais propensos ao desenvolvimento da doença. Enquanto a diabetes …

Escutas de Sócrates infectadas com vírus informático

Os advogados dos dois principais arguidos na Operação Marquês, José Sócrates e Ricardo Salgado, denunciam a existência de vírus informáticos nas escutas que lhes foram entregues. Segundo afirmou ao jornal Público o advogado Pedro Delille, os …

Angola prepara-se para fechar 9 embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar 9 embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões …

Sondagem: PS aumenta vantagem, Rui Rio não tem hipóteses, Passos sobe

O PS continua a aumentar a sua distância com o PSD nas sondagens, e tem agora uma vantagem de 14,4 pontos percentuais. Entre os líderes políticos, quem mais subiu foi o presidente cessante do PSD, …

Patrocinadora do programa "Supernanny" pondera sair

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o "tumulto social" causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios. De acordo …

PJ faz buscas em esquadra da PSP na Amadora por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária realizou buscas, esta sexta-feira, na esquadra da Brandoa, na Amadora, por suspeitas de corrupção passiva e ativa e de abuso de poder por parte de alguns agentes da PSP. Segundo o Correio da Manhã, …

"Conta invisível" do GES pagou a 106 pessoas (com Zeinal Bava à cabeça)

Um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, o antigo administrador da PT Zeinal …

Ministério Público desconhece paradeiro dos filhos do ex-embaixador iraquiano

O Ministério Público desconhece o paradeiro dos gémeos iraquianos acusados de tentativa de homicídio de um jovem, tendo a procuradora do processo solicitado à Procuradoria-Geral da Republica para pedir às autoridades do Iraque que notifiquem …

Hugo Vau surfou "bomba" na Nazaré (e pode ter quebrado recorde de McNamara)

O surfista português surfou uma "bomba", na quarta-feira passada, na Praia do Norte, na Nazaré, que se calcula ter 35 metros e que poderá ter quebrado o recorde do norte-americano Garrett McNamara. "Esta sim, foi diferente de …