Chá e café ajudam a proteger o fígado

sarah_c_murray / Flickr

-Café de saco e de máquina

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado.

De acordo com investigadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, o consumo frequente de chá de ervas ou de café reduz o risco de rigidez no fígado, condição associada à cirrose.

A cirrose é uma doença crónica do fígado causada pela fibrose do tecido devido a danos prolongados e que prejudica as funções essenciais, podendo levar à morte. Geralmente, o aparecimento está associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas a doença também pode afetar pessoas obesas devido à acumulação de gordura e está associada a outros fatores, como um estilo de vida pouco saudável e hepatite.

A ingestão frequente de chá e café é uma forma de manter seu fígado saudável.

No estudo, publicado recentemente no Journal of Hepatology, os investigadores examinaram 2424 participantes com 45 ou mais anos.

Como parte do estudo, cada participante fez um conjunto de exames, desde medir o índice de massa corporal (IMC), peso e altura, até exames ao sangue, fígado de forma a descobrir possíveis cicatrizes no fígado, que dão origem à fibrose.

Os hábitos alimentares e alcoólicos dos voluntários também foram analisados a partir de um questionário com 389 perguntas, incluindo detalhes sobre o consumo de chá e café.

Os resultados mostraram que o consumo frequente de café – no mínimo três chávenas por dia – foi fortemente associado a baixos níveis de rigidez hepática. Os resultados repetiram-se nas pessoas que consumiam qualquer tipo de chá de ervas e permaneceram mesmo depois de serem considerados fatores como o estilo de vida ou o IMC.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada com o consumo de álcool, o café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os investigadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes até dos primeiros sinais.

Embora ainda não se saiba o mecanismo exato pelo qual as bebidas têm esse efeito protetor, acredita-se que os compostos antioxidantes presentes em ambos fluem na corrente sanguínea atingindo o fígado.

“Numa dieta como a ocidental, rica em alimentos processados e artificiais, com pouco valor nutricional, potenciais benefícios em alimentos acessíveis e relativamente baratos, como o chá e o café, podem ser formas viáveis de reduzir os casos da doença”, disse Louise Alferink, principal autora do estudo.

No entanto, os autores advertem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos responsáveis por essa associação.

É importante lembrar que embora o café traga vários benefícios para a saúde, há um consumo máximo diário para evitar que a bebida passe a causar problemas. Uma revisão de mais de 400 estudos sobre o assunto concluiu que a ingestão de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a três chávenas de 150 ml de café coado ou cinco de 30 ml de café expresso.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …