Chá e café ajudam a proteger o fígado

sarah_c_murray / Flickr

-Café de saco e de máquina

Não são poucos os benefícios para a saúde associados ao consumo de chá e de café. Agora, um novo estudo acaba de dar mais um bom motivo para os consumir: proteger o fígado.

De acordo com investigadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, o consumo frequente de chá de ervas ou de café reduz o risco de rigidez no fígado, condição associada à cirrose.

A cirrose é uma doença crónica do fígado causada pela fibrose do tecido devido a danos prolongados e que prejudica as funções essenciais, podendo levar à morte. Geralmente, o aparecimento está associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas a doença também pode afetar pessoas obesas devido à acumulação de gordura e está associada a outros fatores, como um estilo de vida pouco saudável e hepatite.

A ingestão frequente de chá e café é uma forma de manter seu fígado saudável.

No estudo, publicado recentemente no Journal of Hepatology, os investigadores examinaram 2424 participantes com 45 ou mais anos.

Como parte do estudo, cada participante fez um conjunto de exames, desde medir o índice de massa corporal (IMC), peso e altura, até exames ao sangue, fígado de forma a descobrir possíveis cicatrizes no fígado, que dão origem à fibrose.

Os hábitos alimentares e alcoólicos dos voluntários também foram analisados a partir de um questionário com 389 perguntas, incluindo detalhes sobre o consumo de chá e café.

Os resultados mostraram que o consumo frequente de café – no mínimo três chávenas por dia – foi fortemente associado a baixos níveis de rigidez hepática. Os resultados repetiram-se nas pessoas que consumiam qualquer tipo de chá de ervas e permaneceram mesmo depois de serem considerados fatores como o estilo de vida ou o IMC.

Além disso, em pacientes com gordura no fígado não relacionada com o consumo de álcool, o café contribuiu para a redução da rigidez do órgão. Segundo os investigadores, isso indica que a ingestão das bebidas pode prevenir a doença antes até dos primeiros sinais.

Embora ainda não se saiba o mecanismo exato pelo qual as bebidas têm esse efeito protetor, acredita-se que os compostos antioxidantes presentes em ambos fluem na corrente sanguínea atingindo o fígado.

“Numa dieta como a ocidental, rica em alimentos processados e artificiais, com pouco valor nutricional, potenciais benefícios em alimentos acessíveis e relativamente baratos, como o chá e o café, podem ser formas viáveis de reduzir os casos da doença”, disse Louise Alferink, principal autora do estudo.

No entanto, os autores advertem que mais estudos são necessários para entender os mecanismos responsáveis por essa associação.

É importante lembrar que embora o café traga vários benefícios para a saúde, há um consumo máximo diário para evitar que a bebida passe a causar problemas. Uma revisão de mais de 400 estudos sobre o assunto concluiu que a ingestão de cafeína por dia não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a três chávenas de 150 ml de café coado ou cinco de 30 ml de café expresso.

// Move

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …