/

CGD assume parte da posição de Isabel dos Santos na dona da NOS

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) assumiu o controlo de parte da posição de Isabel dos Santos na Zopt, a empresa através da qual a Sonaecom e a empresária angolana detêm a maioria do capital da NOS.

“Em janeiro de 2021, a Zopt foi notificada pela CGD, na qualidade de entidade beneficiária do penhor das ações detidas pela Kento na Zopt, referindo estar investida da faculdade de exercer os direitos de voto inerentes às ações, e todos os demais direitos inerentes, e de que a Kento estava privada de exercer tais direitos sem a autorização prévia, expressa e por escrito da CGD”, lê-se no relatório e contas de 2020 da Sonaecom.

De acordo com o Expresso, já se sabia que a CGD tinha colocado uma ação de execução de 6,2 milhões de euros contra a Kento Holding, a sociedade através da qual Isabel dos Santos iniciou o investimento na NOS e que contou com o financiamento do banco.

O penhor é a garantia dada para o financiamento. Normalmente, a execução da garantia acontece quando as condições do financiamento não foram cumpridas.

Por sua vez, a Zopt controla 52,15% da NOS, sendo que a joint-venture entre a Sonae e Isabel dos Santos foi desfeita no ano passado, após o Luanda Leaks ter vindo a público.

A Kento Holding disse ao Expresso não ter sido notificada dos arrestos na Zopt.

“A Kento nunca foi notificada no sentido dos seus direitos de voto na Zopt estarem arrestados. A Zopt foi notificada de que os direitos de voto na NOS, correspondentes à participação da Kento e UIH, se encontram arrestados preventivamente. É à Zopt que compete esclarecer essa questão”, respondeu a sociedade sediada em Malta.

A Zopt, parceria que ainda une Isabel dos Santos e a Sonaecom, está em dissolução desde o verão passado.

“A 19 de agosto a Sonaecom comunicou a intenção dos acionistas da Zopt (a própria Sonaecom, a Unitel International Holdings, BV e a Kento Holding Limited) em liquidar a sociedade, mantendo-se a Sonaecom como acionista de referência da NOS”, lê-se ainda no relatório e contas.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.