CF Estrela 0-4 Benfica | Águias seguem em frente na Taça de Portugal

O Benfica goleou hoje o Estrela da Amadora 4-0, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, e ‘carimbou’ a passagem à próxima fase da prova, onde vai defrontar Fafe ou Belenenses SAD.

No regresso de Jorge Jesus ao Estádio José Gomes, na Reboleira, as ‘águias’ colocaram-se na frente do marcador perto do final do primeiro tempo, por Chiquinho (42), tendo ‘selado’ na segunda parte o apuramento para os quartos de final da prova, com golos de Seferovic (51), o ‘bis’ de Chiquinho (62) e de Luca Waldschmidt (66).

Entrou dominante o Benfica, a empurrar o Estrela para o seu meio-campo defensivo, mas foi do Estrela da Amadora a primeira oportunidade de golo, com Sérgio Conceição, filho do técnico do FC Porto, a arrancar pelo corredor central com a bola controlada e a rematar à entrada da área para a primeira defesa da noite de Helton Leite.

Optando por uma pressão alta, o Estrela da Amadora colocou o Benfica em dificuldades nos minutos seguintes, mas Pedrinho, após boa combinação com Gonçalo Ramos, e Chiquinho, surpreendido no último segundo com um corte de Sérgio Conceição, dispuseram das melhores oportunidades para inaugurar o marcador.

Já depois da meia hora, Paollo Madeira mostrou créditos e, em dois lances, deixou Jardel mal na ‘fotografia’ e podia ter colocado o Estrela da Amadora na frente: no primeiro lance, Murillo rematou fraco, depois do passe atrasado do avançado, e, no segundo, por sua conta e risco, o brasileiro atirou rente ao poste da baliza ‘encarnada’, com Helton Leite estendido no relvado.

Aos 42, depois de várias ameaças de parte a parte, Chiquinho ‘quebrou o gelo’ na noite fria da Amadora e fez o 1-0 para a equipa de Jorge Jesus: na sua estreia a marcar esta época, o extremo foi mais lesto na resposta a uma grande defesa de Filipe Leão a remate de Seferovic em cima da linha de golo, dominou, procurou o melhor espaço e atirou a contar.

Na entrada para o segundo tempo, aos 49, o Benfica podia ter dobrado a vantagem, mas, uma vez mais, Seferovic voltou a mostrar-se perdulário e, com a baliza escancarada, permitiu a intromissão do defesa do Estrela no último instante.

José Sena Goulão / Lusa

O suíço aprendeu a lição e no lance seguinte faturou mesmo o 2-0, desta vez após assistência de Diogo Gonçalves no flanco direito, com a bola ainda a tabelar no central do Estrela.

A equipa de Rui Santos não se deixou ficar e, com o cronómetro nos 54 minutos, chegou mesmo a marcar por Hélder Laton. Contudo, o videoárbitro entrou em ação e impediu a festa ‘tricolor’, ao detetar um fora de jogo.

Pouco depois, aos 62, o Benfica acabou em definitivo com as esperanças da equipa da Reboleira, com Chiquinho a ‘bisar’ no jogo. No início do lance, Seferovic ‘disparou’ para mais uma grande intervenção de Filipe Leão, a bola acabou na zona de Chiquinho, que ‘matou’ a bola no peito e de pé direito atirou para o fundo da baliza.

Depois de muito resistir e ter estado perto de surpreender o Benfica na primeira parte, o Estrela da Amadora quebrou e aproveitou o Benfica para alargar a vantagem, com Waldschmidt, após assistência de Pedrinho, aos 66, a colocar o nome no 4-0.

Talvez já a pensar no duelo da próxima sexta feira, para a Liga portuguesa, frente ao FC Porto, Jorge Jesus iniciou o período de substituições nas ‘águias’ e o jogo perdeu a intensidade dos minutos iniciais da segunda parte.

Até final, Filipe Leão e Helton Leite brilharam entre os postes, impediram que se comemorassem mais golos na Reboleira, e confirmou-se o apuramento do Benfica e a primeira derrota do Estrela da Amadora esta temporada, ao fim de 15 jogos invencibilidade.

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …