CF Estrela 0-4 Benfica | Águias seguem em frente na Taça de Portugal

O Benfica goleou hoje o Estrela da Amadora 4-0, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, e ‘carimbou’ a passagem à próxima fase da prova, onde vai defrontar Fafe ou Belenenses SAD.

No regresso de Jorge Jesus ao Estádio José Gomes, na Reboleira, as ‘águias’ colocaram-se na frente do marcador perto do final do primeiro tempo, por Chiquinho (42), tendo ‘selado’ na segunda parte o apuramento para os quartos de final da prova, com golos de Seferovic (51), o ‘bis’ de Chiquinho (62) e de Luca Waldschmidt (66).

Entrou dominante o Benfica, a empurrar o Estrela para o seu meio-campo defensivo, mas foi do Estrela da Amadora a primeira oportunidade de golo, com Sérgio Conceição, filho do técnico do FC Porto, a arrancar pelo corredor central com a bola controlada e a rematar à entrada da área para a primeira defesa da noite de Helton Leite.

Optando por uma pressão alta, o Estrela da Amadora colocou o Benfica em dificuldades nos minutos seguintes, mas Pedrinho, após boa combinação com Gonçalo Ramos, e Chiquinho, surpreendido no último segundo com um corte de Sérgio Conceição, dispuseram das melhores oportunidades para inaugurar o marcador.

Já depois da meia hora, Paollo Madeira mostrou créditos e, em dois lances, deixou Jardel mal na ‘fotografia’ e podia ter colocado o Estrela da Amadora na frente: no primeiro lance, Murillo rematou fraco, depois do passe atrasado do avançado, e, no segundo, por sua conta e risco, o brasileiro atirou rente ao poste da baliza ‘encarnada’, com Helton Leite estendido no relvado.

Aos 42, depois de várias ameaças de parte a parte, Chiquinho ‘quebrou o gelo’ na noite fria da Amadora e fez o 1-0 para a equipa de Jorge Jesus: na sua estreia a marcar esta época, o extremo foi mais lesto na resposta a uma grande defesa de Filipe Leão a remate de Seferovic em cima da linha de golo, dominou, procurou o melhor espaço e atirou a contar.

Na entrada para o segundo tempo, aos 49, o Benfica podia ter dobrado a vantagem, mas, uma vez mais, Seferovic voltou a mostrar-se perdulário e, com a baliza escancarada, permitiu a intromissão do defesa do Estrela no último instante.

José Sena Goulão / Lusa

O suíço aprendeu a lição e no lance seguinte faturou mesmo o 2-0, desta vez após assistência de Diogo Gonçalves no flanco direito, com a bola ainda a tabelar no central do Estrela.

A equipa de Rui Santos não se deixou ficar e, com o cronómetro nos 54 minutos, chegou mesmo a marcar por Hélder Laton. Contudo, o videoárbitro entrou em ação e impediu a festa ‘tricolor’, ao detetar um fora de jogo.

Pouco depois, aos 62, o Benfica acabou em definitivo com as esperanças da equipa da Reboleira, com Chiquinho a ‘bisar’ no jogo. No início do lance, Seferovic ‘disparou’ para mais uma grande intervenção de Filipe Leão, a bola acabou na zona de Chiquinho, que ‘matou’ a bola no peito e de pé direito atirou para o fundo da baliza.

Depois de muito resistir e ter estado perto de surpreender o Benfica na primeira parte, o Estrela da Amadora quebrou e aproveitou o Benfica para alargar a vantagem, com Waldschmidt, após assistência de Pedrinho, aos 66, a colocar o nome no 4-0.

Talvez já a pensar no duelo da próxima sexta feira, para a Liga portuguesa, frente ao FC Porto, Jorge Jesus iniciou o período de substituições nas ‘águias’ e o jogo perdeu a intensidade dos minutos iniciais da segunda parte.

Até final, Filipe Leão e Helton Leite brilharam entre os postes, impediram que se comemorassem mais golos na Reboleira, e confirmou-se o apuramento do Benfica e a primeira derrota do Estrela da Amadora esta temporada, ao fim de 15 jogos invencibilidade.

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …