/

CERN publica 300TB de dados do Grande Colisionador de Hadrões

1

CMS / CERN

Pares de fotões (a verde) produzidos nas colisões do LHC sugerem a existência de um bosão com massa de 750 GeV

Pares de fotões (a verde) produzidos nas colisões do LHC sugerem a existência de um bosão com massa de 750 GeV

Esta sexta-feira, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) publicou uma quantidade impressionante de dados brutos do maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisionador de Hadrões (LHC).

São 300 terabytes de informação à disposição de quem quiser aceder via Internet.

Os dados incluem 100TB de “dados de colisões entre protões a 7 TeV, o que representa a metade dos dados recolhidos no LHC pelo detetor de CMS desde 2011”.

Outras informações divulgadas dizem respeito apenas a dados brutos que os próprios cientistas do CERN têm utilizado, enquanto uma parte segmentada conta com informações processadas que visam ser utilizadas em aulas de ciências do ensino secundário.

As informações estão disponíveis no CERN Open Data Portal.

“Uma vez que já esgotamos a nossa exploração destes dados, não vemos qualquer razão para não disponibilizá-los ao público. Os benefícios são inúmeros, incluindo a inspiração de estudantes do ensino secundário para a formação de novos físicos”, disse Kati Lassila-Perini, uma física que trabalha no Solenoide de Múon Compacto (CMS), um dos detetores de partículas construídos no Grande Colisionador de Hadrões.

Canal Tech

1 Comment

  1. Façam isso, é mesmo isso que os patrocinadores do Daesh e de outros terroristas precisam para desenvolver a tecnologia deles! Informação de topo com acesso livre! Santa inocência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.