Cérebro percebe a diferença entre o mundo real e o virtual

O cérebro responde da mesma forma num ambiente de realidade virtual e no mundo real, apesar de perceber que está numa realidade distinta, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Estas conclusões foram explicadas à agência EFE por Luís Martínez, neurobiologista do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC), em Espanha, após finalizar a análise de uma experiência com ratos que mudou as conclusões sobre os efeitos da realidade virtual na perceção biológica.

Até há alguns meses, os especialistas pensavam que o impacto da experiência virtual era exatamente o mesmo que o da realidade e que as pessoas atuavam da mesma maneira nos dois casos.

No entanto, segundo Martínez, a experiência levada a cabo recentemente por Mayank Mehta, na Universidade de Los Angeles (Estados Unidos), possibilitou uma nova abordagem.

Esta experiência foi realizada com ratos de laboratório para comparar o seu comportamento ao percorrer por dois labirintos idênticos, um natural e outro virtual.

Os resultados evidenciaram que a atividade no hipocampo dos ratos – a parte do cérebro que controla a memória – variou durante a experiência, já que os ratos criaram mapas cognitivos para correr o labirinto real, mas no labirinto virtual estes campos não existiram.

“É muito interessante, porque os animais perceberam que não estavam num ambiente natural e, portanto, as suas células cerebrais que codificavam o mapa cognitivo espacial passaram a codificar o tempo de navegação, como se a única variável relevante no ambiente virtual fosse o tempo empregado e não o espaço a percorrer”, disse Martínez.

Este foi o primeiro artigo científico que demonstra uma diferença de comportamento entre um ambiente virtual e um natural, mas Martínez acrescentou que ainda é cedo para conhecer qual é o mecanismo pelo qual o cérebro consegue distinguir as duas realidades.

Sobre as sensações provocadas num indivíduo, Martínez assegurou que se pode chegar a sentir com uma “intensidade similar” à experimentada no mundo real, mas em todo o momento os sujeitos estão “conscientes de que vivem numa realidade virtual”.

O especialista do CSIC assegurou que, dentro de alguns anos, os dispositivos da realidade virtual terão uma evolução que proporcionarão “experiências realmente ricas e satisfatórias”, que serão aplicadas cada vez mais na vida quotidiana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O oxigénio em Marte está a comportar-se de forma misteriosa (e não se sabe porquê)

Depois do mistério do metano de Marte que aparecia e reaparecia, agora, os níveis de oxigénio no Planeta Vermelho têm estado a subir e a descer na cratera Gale em quantidades que não encaixam em …

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …