Cérebro percebe a diferença entre o mundo real e o virtual

O cérebro responde da mesma forma num ambiente de realidade virtual e no mundo real, apesar de perceber que está numa realidade distinta, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Estas conclusões foram explicadas à agência EFE por Luís Martínez, neurobiologista do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC), em Espanha, após finalizar a análise de uma experiência com ratos que mudou as conclusões sobre os efeitos da realidade virtual na perceção biológica.

Até há alguns meses, os especialistas pensavam que o impacto da experiência virtual era exatamente o mesmo que o da realidade e que as pessoas atuavam da mesma maneira nos dois casos.

No entanto, segundo Martínez, a experiência levada a cabo recentemente por Mayank Mehta, na Universidade de Los Angeles (Estados Unidos), possibilitou uma nova abordagem.

Esta experiência foi realizada com ratos de laboratório para comparar o seu comportamento ao percorrer por dois labirintos idênticos, um natural e outro virtual.

Os resultados evidenciaram que a atividade no hipocampo dos ratos – a parte do cérebro que controla a memória – variou durante a experiência, já que os ratos criaram mapas cognitivos para correr o labirinto real, mas no labirinto virtual estes campos não existiram.

“É muito interessante, porque os animais perceberam que não estavam num ambiente natural e, portanto, as suas células cerebrais que codificavam o mapa cognitivo espacial passaram a codificar o tempo de navegação, como se a única variável relevante no ambiente virtual fosse o tempo empregado e não o espaço a percorrer”, disse Martínez.

Este foi o primeiro artigo científico que demonstra uma diferença de comportamento entre um ambiente virtual e um natural, mas Martínez acrescentou que ainda é cedo para conhecer qual é o mecanismo pelo qual o cérebro consegue distinguir as duas realidades.

Sobre as sensações provocadas num indivíduo, Martínez assegurou que se pode chegar a sentir com uma “intensidade similar” à experimentada no mundo real, mas em todo o momento os sujeitos estão “conscientes de que vivem numa realidade virtual”.

O especialista do CSIC assegurou que, dentro de alguns anos, os dispositivos da realidade virtual terão uma evolução que proporcionarão “experiências realmente ricas e satisfatórias”, que serão aplicadas cada vez mais na vida quotidiana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …