Se o cérebro não sente dor, porque é que sentimos dor de cabeça?

As dores de cabeça são extremamente comuns e podem assumir muitas formas, desde suaves a debilitantes, durando de minutos a dias. Quando o crânio está com dores, pensa-se que o próprio tecido cerebral deve estar a doer. Mas isso não é provável.

O cérebro sente dor de todo o corpo, mas não tem os seus próprios recetores de dor. Então, porque é que sentimos dor de cabeça?

As dores de cabeça podem provir de uma condição médica subjacente, como seios nasais inchados, baixo nível de açúcar no sangue ou lesão na cabeça. Mas, em termos gerais, a maioria das dores de cabeça surgem devido à “dor referida”, o que significa que se sente a dor num local diferente daquele onde ela está realmente a ocorrer, disse à Live Science Charles Clarke, neurologista e especialista em dores de cabeça da Vanderbilt Health no Tennessee.

É semelhante ao que acontece com a hérnia de disco nas costas, que pode causar ciática, uma dor na sua perna. Na maior parte dos casos, quando se sente dor de cabeça, um problema algures no corpo – no maxilar, nos ombros ou no pescoço – causa dor nos músculos e nervos à volta do cérebro, explicou.

As dores de cabeça de tensão são o tipo mais comum de dores de cabeça recorrentes, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde. As dores de cabeça de tensão ocorrem frequentemente como dor nos músculos do topo da cabeça ou da testa, referiu Clarke.

A dor é causada por músculos apertados no rosto, pescoço e couro cabeludo e pode estar relacionada com o stress, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde britânico (NIH). Mas a dor na cabeça e o aperto dos músculos cranianos pode ser secundário a outra resposta ao stress, como ombros ou um maxilar apertado, acrescentou.

De acordo com o NIH, os nervos sensíveis à dor nos músculos e vasos sanguíneos à volta da cabeça, pescoço e face podem ser desencadeados por diferentes processos, tais como vasos sanguíneos aumentados, stress ou tensão muscular. Uma vez ativados, enviam mensagens ao cérebro, mas pode sentir-se como se a dor estivesse a vir do interior do tecido cerebral.

As enxaquecas são outro tipo de dor de cabeça. Podem ser sentidas de várias formas e em diferentes zonas: dor profunda ou dor superficial; nas costas, à esquerda ou à direita da cabeça, ou atrás dos olhos. O que distingue as enxaquecas é a sua gravidade – são mais intensas que outras dores e podem ser mais duradoura.

É frequentemente genética e pode causar sintomas adicionais, como náusea. As causas subjacentes não são completamente compreendidas, mas teoriza-se que esteja ligada ao nervo trigémeo e à dura-máter, a camada protetora do cérebro onde os vasos sanguíneos se expandem e contraem.

Uma explicação possível para a enxaqueca é que um evento elétrico no cérebro estimula as vias nervosas do trigémeo e desencadeia uma reação inflamatória. A inflamação propaga-se através dos vasos sanguíneos duros e as fibras nervosas do trigémeo enviam sinais de volta ao tronco cerebral. A inflamação espalha-se para as meninges sensíveis à dor, desencadeando uma dor de cabeça.

Esta cascata de vasos sanguíneos inflamados e nervos irritados é “um fogo que está a arder fora de controlo”, disse Clarke. É como um ciclo de ‘feedback’ que se torna cada vez mais irritado, provocando uma enxaqueca.

Embora as relações entre a dor à volta do corpo e a dor de cabeça estejam estabelecidas, os mecanismos que causam dores de cabeça ainda não são totalmente compreendidos, acrescentou o neurologista.

A boa notícia é que “somos muito bons a tratá-las”, continuou o especialista. As mudanças de estilo de vida; medicamentos de venda livre; e medicamentos prescritos para distúrbios mais graves podem reduzir a sua gravidade e frequência.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.