Acionistas da Uber obrigam CEO a demitir-se

jdlasica / Flickr

Travis Kalanick, presidente da Uber

Travis Kalanick, presidente da Uber

O co-fundador da Uber, Travis Kalanick, já tinha pedido uma licença sem vencimento, devido à morte da mãe. Agora, parece que o seu trabalho na empresa de transportes que ajudou a criar, chegou mesmo ao fim: o CEO cedeu às pressões dos acionistas e demitiu-se.

A decisão de demissão de Kalanick já foi confirmada pelo porta-voz do ex-diretor executivo. A notícia surge depois de a 13 de junho o agora ex-CEO ter anunciado que ia tirar uma licença sem vencimento – por tempo indeterminado -, devido à morte da mãe, vítima de um acidente de barco.

Em declarações ao New York Times, Kalanick confirmou a saída e disse ter aceite os pedidos dos investidores: “Eu gosto da Uber mais do que de qualquer outra coisa, mas neste momento difícil da minha vida pessoal, aceitei os pedidos dos investidores para me afastar para que a Uber possa continuar a crescer”.

O nome da Uber tem estado envolvida em escândalos, que vão desde casos de assédio sexual, até acusações de negócios secretos e espionagem de passageiros, passando por investigações sobre supostos informações falsas que a empresa prestou às entidades oficiais de regulação do transporte de passageiros ou trabalhadores mal pagos.

Antes da demissão, Kalanick tinha recebido uma carta de cinco grandes acionistas da empresa – “Moving Uber Forward” -, na qual exigiam que abandonasse o cargo imediatamente, pedindo para a empresa uma nova liderança.

O conselho de administração da Uber ressalvou, no entanto, que o ex-CEO sempre colocou a empresa em primeiro lugar.

A Uber, empresa de transporte privado que funciona aravés de uma aplicação móvel, foi fundada em 2009, em São Francisco, EUA, com a ajuda de Travis Kalanick e Garrett Camp.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …