//

CEO da Audi detido no âmbito do caso Dieselgate

itupicture / Flickr

Rupert Stadler, presidente executivo da Audi

Esta segunda-feira, Rupert Stadler foi detido, na Alemanha, no âmbito de uma investigação sobre a manipulação de emissões poluentes em motores diesel.

O CEO da Audi, Rupert Stadler, foi detido esta segunda-feira de manhã, na Alemanha, informou um porta-voz da empresa Volkswagen, citado pela imprensa internacional.

O presidente executivo está sob custódia numa prisão alemã, na sequência das investigações sobre a manipulação de emissões poluentes em motores diesel. Stadler, de 55 anos, está a ser investigado por suspeita de fraude e declarações falsas. Há cerca de uma semana, as autoridades já tinham feito buscas na sua casa.

“Confirmamos que Stadler foi detido esta manhã. Está a decorrer a audiência para determinar se ficará preso preventivamente ou não“, disse o porta-voz da empresa Volkswagen, da qual a Audi faz parte, ressalvando que todos têm o direito à presunção de inocência, escreve o Observador.

Rupert Stadler foi constituído arguido por fraude e manipulação de documentos públicos e é o funcionário de mais alto escalão a ser implicado na investigação. O diretor de compras da Audi, Bernd Martens, foi também alvo de buscas e adicionado à lista de suspeitos.

De acordo com o Ministério Público, o mandado de detenção foi feito com o objetivo de evita o risco de adulteração de provas.

Este caso, conhecido como Dieselgate, arrasta-se já desde 2015, quando as autoridades norte-americanas descobriram manipulações do grupo alemão nos níveis de emissões de gases poluentes.

Este escândalo já custou à Volkswagen mais de 25 mil milhões de euros entre 2015 e 2016, em multas, acordos, reparação de viaturas e outras despesas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.