Centros de saúde estão a rejeitar inscrição de novos utentes. Vagas vão ficar disponíveis online

Patricia de Melo Moreira / AFP

Base de dados disponível online vai passar a informar os utentes sobre quais os centros de saúde onde há vagas nas listas dos médicos de família.

Há vários centros de saúde a rejeitar novas inscrições. Tanto a carência de médicos de família como a pressão dos novos inscritos estão a causar dificuldades a quem pretende inscrever-se ou mudar de unidade de saúde familiar.

O Jornal de Notícias avança que, em dezembro, será lançada uma plataforma online que vai informar os utentes quais os centros de saúde com vagas de médicos de família disponíveis.

“Entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, vamos ter a informação disponível online para que o utente possa consultar onde há vagas”, afirmou João Rodrigues, coordenador nacional da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

O responsável adiantou ao diário que, com esta base de dados, o utente vai poder solicitar a inscrição ou transferência para o centro de saúde que tem disponibilidade.

O utente pode inscrever-se no centro de saúde que quiser, mas se ficar fora da sua área de residência não terá acesso a cuidados domiciliários.

Para os utentes sem médico de família, os agrupamentos dos centros de saúde (ACES) vão publicitar os serviços mínimos prestados.

“Os agrupamentos de centros de saúde devem publicitar o que cada centro de saúde disponibiliza de serviços mínimos, nomeadamente vacinação, assistência a grávidas, entre outros”, detalhou João Rodrigues. Assim, uns vão poder oferecer mais do que os outros e os utentes poderão escolher.

A plataforma deverá atualizar a informação de três em três meses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.