EUA pensaram instalar centro de espionagem nas Lajes. Mas não confiaram nos portugueses

A instalação do centro da Agência Nacional de Seguranças dos EUA na ilha Terceira não avançou porque os Estados Unidos desconfiaram da capacidade das secretas portuguesas em lidar com dados confidenciais.

Os Estados Unidos equacionaram a instalação de um centro de processamento de informação da Agência Nacional de Segurança norte-americana, a NSA, na Terceira, nos Açores, durante o Governo de Pedro Passos Coelho.

No entanto, de acordo com o New York Times, a ideia não terá avançado porque, tanto a NSA, como a CIA, desconfiaram da capacidade dos serviços secretos portugueses de lidar com dados confidenciais dos EUA.

O Público revela também que o Executivo terá mesmo sido informado desta iniciativa, que partiu do congressista republicano lusodescendente com origens açorianas Devin Nunes.

A reportagem do New York Times, intitulada “Como Devin Nunes virou a Comissão dos Serviços Secretos ao contrário” revela ainda várias iniciativas que o lusodescendente, descrito como “obcecado” pelos Açores, lançou enquanto membro da Comissão de Serviços Secretos da Câmara dos Representantes, para contrariar o desinvestimento norte-americano na Base das Lajes.

De acordo com fontes oficiais em Washington, Nunes foi responsável, por exemplo, pela proposta de instalação na Terceira de uma base de drones para combater o extremismo islâmico no Norte de África. O luso-descendente tentou ainda transformar as Lajes numa base avançada para o Comando Africano do Exército Norte-Americano, que está colocado em Estugarda, na Alemanha.

Nenhuma dessas ideias foi considerada válida pelo Pentágono, mas o congressista não desistiu.

A proposta de instalação de um centro de espionagem da NSA nas Lajes, confirmou o Público junto de uma fonte do anterior Ministério dos Negócios Estrangeiros, chegou a ser falada com o Palácio das Necessidades.

“Foram apresentadas várias opções durante os contactos que mantivemos e essa foi uma delas”, disse um alto funcionário do MNE do tempo do Governo de Pedro Passos Coelho.

Ao que consta, o projeto só não avançou porque as secretas norte-americanas colocaram muitos entraves. Além de Portugal não integrar a Five Eyes – a aliança entre os serviços secretos da Austrália, Grã-Bretanha, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos – as agências norte-americanas não confiaram na capacidade de Portugal em garantir a integridade de informação classificada pelos EUA.

Na altura em que a ideia de Devin Nunes foi anunciada, já as denúncias de Edward Snowden sobre o programa de vigilância global conduzido pela NSA tinham abalado a confiança daquela agência de segurança.

O gabinete do atual ministro dos Negócios Estrangeiro, Augusto Santos Silva, garante que essa hipótese nunca foi falada desde a tomada de posse deste executivo.

“No mandato deste Governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros não discutiu com ninguém qualquer projeto de instalar um centro da NSA nas Lajes”, sublinha fonte do MNE, ressalvando que a única opção que esteve sobre a mesa foi a localização do Joint Intelligence Analysis Complex (JIAC) que, por decisão do Pentágono, será construído em Croughton, numa base da força britânica, próxima de Londres.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Não creio que fosse realmente por falta de confiança.
    Na verdade acredito que foi mais pela estúpida burocracia que Portugal pediria aos EUA e eles temeram que por causa dessa trapalhada toda acabasse por haver fuga de informação.
    O grande problema no geral não é falta de confiança nos Portugueses, mas no governo ou “sistema” em Portugal.

    • Tinham razão?!
      Então e os espiões americanos que divulgaram informação muitíssimo mais sensível de forma gratuita?!..
      Até o Snowden se riu!….

  2. Pois… já “capacidade” dos serviços secretos americanos é bem conhecida, quer dentro dos EUA quer pelo mundo fora!…

    • Eles TÊM a capacidade de lidar com a informação: guardam a que querem e divulgam a que querem…

      Obviamente, duvidam que os outros tenham os mesmos critérios… que os critérios deles sejam “duvidosos”, è um problema dos outros…

      • É um problemas dos “outros” e dos próprios americanos – como se tem verificado em inúmeros fiascos bastante comprometedores!…

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …