Centro Cultural reabre com pinturas inéditas de Xanana Gusmão

Antonio Cruz / ABr

Xanana Gusmão (foto: Antonio Cruz/ABr)

Xanana Gusmão (foto: Antonio Cruz/ABr)

O Centro Cultural Xanana Gusmão foi hoje reaberto, depois de obras de remodelação, com a exposição de pinturas inéditas do primeiro-ministro timorense e do jipe onde seguia quando foi vítima de atentado em fevereiro de 2008.

No Centro Cultural Xanana Gusmão, situado no centro de Díli, foi também construída uma biblioteca, um centro comunitário de internet e as novas instalações da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação).

“Aqui em Timor não há uma cultura de leitura, é principalmente uma cultura de tradição oral que é importante proteger, mas nesta era de globalização é muito importante que as pessoas ganhem o amor pela leitura e também o hábito de ler, escrever e amar a sua língua, ter orgulho na sua língua, cultura e identidade timorense”, afirmou Kristy Gusmão, responsável pelo projeto.

Segundo Kristy Gusmão, mulher do primeiro-ministro timorense, o objetivo do centro é promover hábitos de leitura, educação e estimular a criatividade dos jovens com várias atividades, incluindo as relacionadas com a matemática e física.

“Para mim este sítio é muito especial, porque foi a primeira atividade que fiz quando comecei a viver em Timor-Leste, em 1999. Na altura, foi um esforço muito grande para angariar fundos, procurar pessoas para trabalhar, principalmente recursos humanos porque na altura não tínhamos ninguém com formação em gestão na área de bibliotecas”, afirmou.

Além da viatura em que seguia quando foi vítima de um atentado em 11 de fevereiro de 2008 por uma fação dissidente das forças de defesa timorense, dia em que também o antigo Presidente timorenses Ramos-Horta foi baleado, os visitantes podem igualmente conhecer o veículo que Xanana Gusmão utilizou enquanto chefe de Estado do país, entre 2002 e 2007.

Em exposição estão também pinturas inéditas que o atual primeiro-ministro fez da mulher a partir de fotografias de Kristy Gusmão a ver quadros por ele pintados.

O Centro Cultural acolhe ainda uma série de objetos oferecidos a Xanana Gusmão durante viagens oficiais que realizou a outros país.

Kristy Gusmão espera agora que a “relação muito próxima” com a Comissão Nacional da UNESCO sirva para incentivar e motivar o público timorense a envolver-se mais nas iniciativas criativas.

Estiveram presentes na cerimónia vários membros do Governo e do corpo diplomático e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que afirmou que o objetivo do centro é “motivar o hábito da leitura, aumentos os conhecimentos e a aprendizagem”.

“Este é um lugar para todos aprenderem”, disse Xanana Gusmão, que terminou a tarde a ler uma história a um grupo de crianças presentes no evento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa promete apresentar medidas para conter preço dos combustíveis esta semana

O primeiro-ministro garantiu, esta quarta-feira, que o Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis. Num debate na Assembleia da República sobre a reunião do Conselho …

Fesap junta-se à Frente Comum e anuncia greve para 12 de novembro

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), da UGT, anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar para a greve no dia 12 de novembro, fazendo coincidir o protesto com a paralisação nacional já marcada pela …

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …