Centro Cultural reabre com pinturas inéditas de Xanana Gusmão

Antonio Cruz / ABr

Xanana Gusmão (foto: Antonio Cruz/ABr)

Xanana Gusmão (foto: Antonio Cruz/ABr)

O Centro Cultural Xanana Gusmão foi hoje reaberto, depois de obras de remodelação, com a exposição de pinturas inéditas do primeiro-ministro timorense e do jipe onde seguia quando foi vítima de atentado em fevereiro de 2008.

No Centro Cultural Xanana Gusmão, situado no centro de Díli, foi também construída uma biblioteca, um centro comunitário de internet e as novas instalações da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação).

“Aqui em Timor não há uma cultura de leitura, é principalmente uma cultura de tradição oral que é importante proteger, mas nesta era de globalização é muito importante que as pessoas ganhem o amor pela leitura e também o hábito de ler, escrever e amar a sua língua, ter orgulho na sua língua, cultura e identidade timorense”, afirmou Kristy Gusmão, responsável pelo projeto.

Segundo Kristy Gusmão, mulher do primeiro-ministro timorense, o objetivo do centro é promover hábitos de leitura, educação e estimular a criatividade dos jovens com várias atividades, incluindo as relacionadas com a matemática e física.

“Para mim este sítio é muito especial, porque foi a primeira atividade que fiz quando comecei a viver em Timor-Leste, em 1999. Na altura, foi um esforço muito grande para angariar fundos, procurar pessoas para trabalhar, principalmente recursos humanos porque na altura não tínhamos ninguém com formação em gestão na área de bibliotecas”, afirmou.

Além da viatura em que seguia quando foi vítima de um atentado em 11 de fevereiro de 2008 por uma fação dissidente das forças de defesa timorense, dia em que também o antigo Presidente timorenses Ramos-Horta foi baleado, os visitantes podem igualmente conhecer o veículo que Xanana Gusmão utilizou enquanto chefe de Estado do país, entre 2002 e 2007.

Em exposição estão também pinturas inéditas que o atual primeiro-ministro fez da mulher a partir de fotografias de Kristy Gusmão a ver quadros por ele pintados.

O Centro Cultural acolhe ainda uma série de objetos oferecidos a Xanana Gusmão durante viagens oficiais que realizou a outros país.

Kristy Gusmão espera agora que a “relação muito próxima” com a Comissão Nacional da UNESCO sirva para incentivar e motivar o público timorense a envolver-se mais nas iniciativas criativas.

Estiveram presentes na cerimónia vários membros do Governo e do corpo diplomático e o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que afirmou que o objetivo do centro é “motivar o hábito da leitura, aumentos os conhecimentos e a aprendizagem”.

“Este é um lugar para todos aprenderem”, disse Xanana Gusmão, que terminou a tarde a ler uma história a um grupo de crianças presentes no evento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …