Centristas criticam presença de ex-ministra socialista na Escola de Quadros do CDS

Tiago A. Pereira / Flickr

A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues

A líder do CDS, Assunção Cristas, desvalorizou hoje, nos Açores, a crítica interna quanto à presença da ex-ministra da Educação, do Governo socialista, Maria de Lurdes Rodrigues na Escola de Quadros dos democratas-cristãos.

“A Escola de Quadros é um espaço de diálogo, abertura, onde também estará o antigo ministro do PS António Vitorino”, afirmou Assunção Cristas, à chegada ao porto de Ponta Delgada, após ter participado numa manhã de pesca, ao largo da ilha de São Miguel.

Na quinta-feira, o antigo presidente da Juventude Popular e atual deputado do CDS Michael Seufert criticou a presença de Maria de Lurdes Rodrigues, a ex-ministra da Educação de Sócrates, na Escola de Quadros do CDS, argumentando que “heranças” como a Parque Escolar não constituem um legado respeitável.

Acho um bocado surreal. É muito positivo convidar-se opositores políticos, os partidos não são claques, é importante haver essa tradição”, disse à Lusa Michael Seufert.

”Mas acho que no caso de Maria de Lurdes Rodrigues há uma série de questões que não a fazem uma ex-ministra com a qual se tenha afinidade ou um trabalho que apresentaria com respeitável”, defendeu.

António Araújo / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, durante a apresentação da cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral da Terceira, Artur Lima

Maria de Lurdes Rodrigues é oradora num dos painéis da Escola de Quadros da Juventude Popular, que decorre entre 01 e 04 de setembro, em Peniche, no distrito de Leira, marcando um dos momentos da ‘rentrée’ centrista.

Para Assunção Cristas, a crítica não tem razão de ser, uma vez que “o programa da Escola de Quadros do CDS é diversificado e tem muito bons oradores”.

“Espero que seja um momento de formação significativa para os nossos jovens”, referiu a líder centrista.

Assunção Cristas iniciou hoje o dia às 06:00h a bordo do navio “Fábio e Fabiana”, que emprega nove pescadores e que sai para o mar para pescar lulas.

A iniciativa inseriu-se numa ação de pré-campanha da cabeça de lista do CDS por São Miguel às eleições regionais de 16 de outubro, Ana Afonso.

Para Assunção Cristas a candidata é uma “mulher de trabalho e grande determinação”, manifestando esperança na sua eleição para o parlamento regional.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …

Ventura pedirá "reunião de emergência" a Ferro se castração química não subir a plenário

O deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que irá pedir uma "reunião de emergência" ao presidente da Assembleia da República se o diploma que prevê a castração química para agressores sexuais de menores …

Grupo TAP com prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019

O Grupo TAP registou prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019, uma melhoria de 12,4 milhões de euros face às perdas de 118 milhões registadas em 2018. De acordo com o comunicado da TAP SGPS, …

Dívida pública desceu para 118% do PIB em 2019

No ano passado, a dívida pública portuguesa caiu para os 118,2% do Produto Interno Bruto. Esta descida foi acima daquela esperada pelo Governo. O Banco de Portugal anunciou esta quinta-feira que, segundo Masstricht, a dívida pública …