Centeno: pico da inflação e das taxas de juro já passou

4

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, acredita que o pico da inflação já foi atingido, assim como o pico das taxas de juro, e que 2023 será um ano de alívio para os portugueses.

“Não é de excluir que possa existir uma revisão em baixa já ao longo do ano de 2023 das Euribor que hoje pagamos. Portanto, também como atingimos o pico da inflação, assim já tenhamos atingido o pico das taxas de juro e elas comecem gradualmente (a baixar)”, afirmou o governante em entrevista à Rádio Renascença.

Centeno afirmou igualmente que as taxas “não vão voltar aos níveis de 2022, não vão voltar aos níveis de 2019”, algo que “ninguém quer”.

Se, de facto, se verificar que o pico da inflação foi atingido “ao longo do quarto trimestre deste ano”, 2023 será um ano de alívio. Isto caso “não haja surpresas adicionais”, à semelhança da guerra na Ucrânia, e “e se os mecanismos de transmissão forem efetivamente colocados no mercado”.

Indicou também que é preciso dar um sinal de moderação ao mercado, depois de duas subidas consecutivas de 0,75 pontos base. Nesse sentido, acredita que na próxima reunião, a 15 de dezembro, o aumento será “abaixo de 75 pontos base”, possivelmente 50 pontos.

ZAP //

4 Comments

  1. até parece verdade…
    se a taxa de referencia do BCE vai subir 0,5 % certamente que a euribor também vai subir… logo já atngiu o pico???

    e a inflação? vem ai o natal, época em que tudo aumenta logo já atingiu o pico? enfim… e com o fim do ano em que se anuncia aumentos em tudo… eletricidade, portagens, transportes, salários, etc… as empresas na sua generalidade também vão aumentar preço…

    e depois falam em valores de cerca de 10% mas o certo é que muitos dos aumentos não foram de 10% mas de 50%, 60% ou mesmo mais de 100%. basta ver a conta do supermercado que todas as semanas aumenta e aumenta…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.